A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto recebe novamente os retratos vencedores do concurso de fotografia
"Retratos de Educação na Cidadede",
de 6 a 20 de novembro, no âmbito das das
Comemoração da FPCEUP 2019.
Este concurso de fotografia esteve inserido nas comemorações dos 30 anos de Ciências da Educação na Universidade do Porto em 2018 e procurou ensaiar olhares e retratos numa perspetiva assumidamente ampla e diversa de educação, tendo em conta as suas inúmeras manifestações no espaço da cidade enquanto fenómeno social e cultural inseparável da ação humana.
A temática do concurso propôs-se assim refletir não só na temporalidade singular que compõe cada gesto educativo, como na subjetividade estética que se inscreve nos modos de imaginar a relação da cidade com a educação, e cujo património certamente se situa muito além das formas tidas por mais institucionais e escolares. A relação fotográfica com a realidade, esse demónio da técnica como alguns acharam nos inícios do séc. XIX, alterou profundamente a nossa interpretação e atitude em relação ao mundo, para além de continuar a reproduzir, numa dimensão agora ainda mais vasta e generalizada, o espetáculo da representação, para não dizermos indiferença ou uniformização, dos acontecimentos humanos e seus diferentes e complexos significados culturais. É, no entanto, no interior deste contínuo fluxo de imagens, nomeadamente aquele que traz consigo o problema da naturalização das imagens produzidas sobre a cidade e as relações sociais que nela vão sucedendo, que se impõe um trabalho do olhar capaz de resistir à velocidade dos gestos e ao valor do tempo frequentemente medido como mercadoria. A ligação íntima da fotografia de cidade a todos os aspetos da atividade humana pode, portanto, constituir-se num objeto único para testemunharmos o tempo e o espaço da educação numa lógica também de silêncio e memória, usando-se dessa linguagem própria que é a narrativa do olhar, e à qual a presente iniciativa procura dar corpo.