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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Elisabete Maria Costa Azevedo Martins de Carvalho

23 de março 2018 | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Elisabete Maria Costa Azevedo Martins de Carvalho.

Apreciação da tese intitulada: "Fronteira (in)visível da migração – uma narrativa de seis famílias migradas com crianças em idade escolar".

Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutora Ana Paula Viana Caetano
  • Doutor Éric Many
  • Doutor José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia - orientador
  • Doutor Paulo José Vieira Nogueira
  • Doutora Maria Teresa Guimarães de Medina

A sessão é aberta a todos os interessados.

RESUMO

Neste trabalho problematiza-se o fenómeno da migração em família com crianças em idade escolar. A caraterização das famílias é um processo complexo e difícil porque existem múltiplos modelos familiares, porque as famílias são heterogéneas e porque promovem diversas interações com a sociedade. Por sua vez, o fenómeno da migração em família revela novas singularidades relacionais e comunicacionais que exigem uma partilha mais íntima e intensa entre todos. A metodologia adotada para este estudo foi a de uma investigação narrativa por permitir aceder às subtilezas múltiplas do (re)contar das experiências e compreender a complexidade das his- tórias dos indivíduos migrados que fazem parte do estudo. A recolha de informação fez-se, em contexto familiar com todo o agregado presente, de 2014 a 2016, num universo total de 26 pessoas, pertencentes a 3 famílias portuguesas emigradas nos Estados Unidos e já regressadas a Portugal e 3 famílias imigradas em Portugal, uma oriunda dos Estados Unidos e duas do Brasil. Os seus quotidianos são marcados pelas nuances da migração. Todas as famílias migraram por motivos pro ssionais e/ou económicos. As crianças estudavam em escolas portuguesas tendo a maioria frequentado dois sistemas de ensino em países diferentes. Num primeiro momento, a recolha fez-se através de entrevistas/conversas que respeitaram o ritmo do entrelaçar dos diá- logos com os diversos indivíduos e que decorreram por opção das famílias em suas casas. Num segundo momento, transversal temporalmente aos outros, surgem os questionários abertos e os desenhos realizados pelas crianças, a pedido dos investigadores, sobre a escola. Num terceiro momento, a construção dos diários, textos híbridos com desenhos e fotogra as, escritos sema- nalmente em família ou por um membro da família durante treze semanas. Neste problematizar surgem as convergências das singularidades e da autenticidade de se “ouvir com outros olhos” (Antunes, 2015). Tanto a família como a escola e o lugar educam e sociabilizam norteando os destinos dos cidadãos com vidas globais. O puzzle da investigação relaciona a experiência da migração com a dinâmica familiar em interação com a escola e procura descobrir o fenómeno da unidade na diversidade através da discussão de um construto denominado (luso)morpho.

Palavras-chave:
migração, família, escola, (luso)morpho, narrativa.

ABSTRACT

This project, problematizes about the phenomenon of family migration with school-age children. e characterization of families is a complex and di cult process because there are multiple family models, because families are heterogeneous and because they promote several interactions with society. In turn, the phenomenon of family migration reveals new relational and communicational singularities that require a more intimate and intense sharing among all. e methodology adopted for this study was that of a narrative investigation to allow access to the multiple subtleties of (re)telling of the experiences and to understand the complexity of the stories of the migrated individuals that are part of the study. e data collection was made, in a family context with all the members present, from 2014 to 2016, in a total universe of 26 people, belonging to 3 Portuguese families emigrated in the United States and already returned to Portugal and 3 families immigrated in Portugal, one from the United States and two from Brazil. eir daily lives are marked by the nuances of migration. All families migrated for professional and/or economic reasons. e children studied in Portuguese schools with the majority attending two education systems in di erent countries. At rst, the collection was made through interviews/conversations that respected the rhythm of the interlacing of the dialogues with the di erent individuals and that happened, according to the family’s choice, in their houses. In a second moment, transversal in time, appear the open questionnaires and the drawings about school made by the children, at the request of the researchers. In a third moment, the construction of the diaries, hybrid texts with drawings and photographs, written weekly in family or by a member of the family for thirteen weeks. In this problematizing the convergences of singularities and the authenticity of “listening with other eyes” (Antunes, 2015) arise. Both family and school and place educate and socialize by guiding the destinies of citizens with global lives. e research puzzle relates the experience of migration to family dynamics in interaction with school and seeks to discover the phenomenon of unity in diversity through the discussion of a so-called (luso)morpho construct.

Keywords:
migration, family, school, (luso)morpho, narrative.

RÉSUMÉ

Dans ce travail on s’interroge sur phénomène de la migration de familles avec des enfants en âge scolaire. La caractérisation des familles est un processus complexe et di cile parce qu’il existe de nombreux modèles familiaux, parce que les familles sont hétérogènes et parce qu’elles entretiennent di érentes relations avec la société. En outre, le phénomène de migration en famille met à jour de nouvelles singularités relationnelles et communicationnelles qui exigent un partage plus profond et intense entre tous. La méthode utilisée dans cet étude est une recherche narrative parce qu’elle permet d’accéder aux multiples subtilités du récit d’expériences ainsi que de comprendre la complexité des histoires des migrants qui font partie de l’étude.
Le recueil du corpus s’est fait dans le cadre familial avec tous les membres présents, entre 2014 et 2016, dans un univers total de 26 personnes appartenant à 3 familles portugaises émigrées aux Etats-Unis et déjà rentrées au Portugal et 3 familles immigrées au Portugal, l’une originaire des Etats-Unis et les deux autres du Brésil. Leurs quotidiens sont marqués par les nuances de la migration. Toutes les familles ont migré pour des raisons professionnelles et/ou économiques. Les enfants fréquentaient des écoles portugaises et la majorité a intégré deux systèmes scolaires dans des pays di érents. Dans un premier temps, le recueil s’est fait par des interviews /conversations qui ont respecté le rythme de la mise en con ance entre les di érents individus et qui ont eu lieu, à la demande des familles, à leur domicile. Dans un deuxième temps, temporellement transversal aux autres, apparaissent les questionnaires ouverts et les dessins sur l’école réalisés par les enfants, à la demande des chercheurs. Dans un troisième temps, surgit la construction des journaux, des textes hybrides avec des dessins et des photos, rédigés toutes les semaines en famille ou par un des membres de la famille, pendant treize semaines. Cette problématisation permet de dégager les convergences des singularités et de l’authenticité d’ «écouter avec d’autres yeux» (Antunes, 2015). Et la famille et l’école et encore le lieu éduquent et sociabilisent orientant le destin des citoyens et leur parcours de vie global. Le puzzle de la recherche met en relation l’expérience de la migration avec la dynamique familiale en interaction avec l’école et essaye de découvrir le phénomène de l’unité dans la diversité à travers la discussion d’un concept nommé (luso)morphe.

Mots-clé:
migration, famille, école, (luso)morphe, récit.
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