Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Diálogos em torno da área "Psicologia Clínica e da Saúde"

News

Diálogos em torno da área "Psicologia Clínica e da Saúde"

7 de março | 15h00 | Auditório 1

No âmbito das comemorações dos 40 anos de Psicologia na Universidade do Porto, o Mestrado Integrado em Psicologia organiza 4 sessões relativas a cada uma das suas áreas de especialidade.

Estas sessões pretendem criar um espaço para conversa sobre o passado de cada um dos participantes vivido na FPCEUP, em termos de importância e contributos do curso/área na sua vida pessoal e profissional. Por outro lado, pretendem também perspetivar o futuro, enfatizando os desafios que se põem à Psicologia e aos Psicólogos na respetiva área de especialização e de que forma o MIPSI pode contribuir para tal. Haverá também espaço para debater as saídas profissionais em cada uma das áreas.

A segunda sessão é dedicada à área de Psicologia Clínica e da Saúde acontece no dia 7 de março às 15h00 no Auditório 1 da FPCEUP e conta com a presença de:

- Patrícia Braga Lopes, psicóloga clínica no Hospital da Luz (Clínica do Porto) e Adjunta do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia

- Sara Simões, psicóloga clínica com crianças e adolescentes no Serviço de Psicologia do Departamento de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E.

- Manuel Rosas, psicólogo na Câmara de Viana do Castelo e Presidente da Assembleia Regional da OPP

- Ana Sofia Costa, psicóloga no Serviço de Neurologia do Hospital de Braga

A entrada é livre.

cartaz

Sobre os convidados

Patrícia Lopes
Desenvolve a sua atividade clínica no Hospital da Luz, Clinica do Porto e na Cooperativa Sol Maior, onde é também Coordenadora do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social. Orientadora de Estágios curriculares de alunos da FPCEUP e Universidade Católica e é, atualmente, adjunta do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, formação específica na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, em 2003. Realizou o mestrado com o tema “Intervir na Felicidade da Terceira Idade: construção, implementação e avaliação de um projecto Intergeracional”, na mesma instituição. Realizou em 2015 a dupla pós graduação em “Terapia de casal e Sexologia Clinica” do INSPSIC.

Sara Simões
Desenvolve a sua atividade clínica com crianças e adolescentes e os seus cuidadores, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos e é orientadora de estágios curriculares de alunos da FPCEUP. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2003, e mestre em Psicologia na área de especialização de Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes em Psicologia pela mesma instituição, em 2007. Tem investido em formação avançada no âmbito da psicologia clínica e da saúde. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Realizou o seu estágio curricular na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, passou por experiências de trabalho num Centro de Saúde e num Agrupamento de Escolas, tendo regressado à Unidade Local de Saúde de Matosinhos, onde desempenha funções como psicóloga clínica desde 2005, nas diversas áreas de intervenção da psicologia no Sistema Nacional de Saúde.

Manuel Rosas
Psicólogo, especialista em Psicologia clínica e da saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Atualmente, Presidente da Assembleia Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos. Exerce funções na Câmara Municipal de Viana do Castelo na Divisão Qualidade de Vida e Educação e Saúde ocupacional.  Integra a Equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Viana do Castelo prestando colaboração no âmbito da Saúde Escolar e Cuidados Paliativos.  Entre 2005 e 2011 exerceu funções de coordenação do Programa de Tratamento do Tabagismo da ARS Norte. Atualmente é formador convidado do mesmo programa.
Entre 1997 e 2005 exerceu funções como psicólogo no Hospital Pedro Hispano e Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta.


Ana Sofia Costa
Desenvolve a sua atividade clínica e de investigação na área da neuropsicologia. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e tem especialidade avançada em Neuropsicologia. Completou a licenciatura em Psicologia em 2007 e mestrado em Temas de Psicologia em 2008 na Faculdade de Psicologia e de de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É doutorada em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina da RWTH University Aachen na Alemanha, onde trabalhou até 2013 no serviço de Neurologia como neuropsicológica clínica e assistente de investigação. Trabalha atualmente como neuropsicóloga no serviço de Neurologia do Hospital de Braga. É co-investigadora nos ensaios clínicos realizados na área de demências no Centro Clínico Académico no Hospital de Braga. Colabora na formação pré e pós-graduada e na supervisão clínica na área da neuropsicologia.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Page created on: 2018-08-17 at 11:47:03