Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > News > "Papel da Psicologia na(s) nossa(s) vida(s)": Homenagem aos docentes aposentados de Psicologia da FPCEUP

"Papel da Psicologia na(s) nossa(s) vida(s)": Homenagem aos docentes aposentados de Psicologia da FPCEUP

6 de dezembro | 16h00 | Auditório 1

No âmbito das comemorações dos 40 anos de Psicologia na Universidade do Porto, no dia 6 de dezembro homenageiam-se os professores aposentados de Psicologia da FPCEUP. Numa sessão intitulada "Papel da Psicologia na(s) nossa(s) vida(s)", Bártolo Paiva Campos, Anne Marie Fontaine, Gabrielle Poeschl e Vitor Moita, juntam-se para conversar um pouco sobre o papel que a psicologia teve nos seus percursos.

A sessão decorre entre as 16h00 e as 17h30 no Auditório 1 da FPCEUP e, no final, haverá um Porto de Honra.

Docentes aposentados de Psicologia na FPCEUP:
- Anne Marie Fontaine
- Bártolo Paiva Campos
- Francisco de Castro Carneiro
- Gabrielle Poeschl
- Isolina Borges
- Joaquim Bairrão Ruivo
- José Barros de Oliveira
- José Luís Pais Ribeiro
- José Miguez
- Marianne Lacomblez
- Vitor Moita

cartaz
Sobre Bártolo Paiva Campos:
Iniciou a sua atividade na FPCEUP em 1978, onde foi Professor Catedrático até à sua aposentação em 2009. Fez o bacharelato em Pedagogia na Universidade Salesiana de Roma, passando depois para a Universidade Católica de Louvain onde viria a completar a licenciatura e o doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Psicologia da Orientação Vocacional; a agregação foi já na Universidade do Porto (UP), em 1979, na área de Psicologia da Educação. O seu papel foi essencial na organização do curso de Psicologia e na afirmação da FPCEUP, tanto a nível nacional como internacional, como escola de formação de psicólogos (e não apenas de licenciados em psicologia). Foi sob a sua direção e orientação que as áreas da psicologia do desenvolvimento e educação de jovens e de adultos, da orientação vocacional e da consulta psicológica se aprofundaram na UP, tendo orientado vários dos atuais professores das universidades do Porto e Minho. O seu legado envolve uma abordagem rigorosa da investigação, da intervenção, mas também da docência; a preocupação com a publicação, nacional e internacional, tendo criado e dirigido uma revista, os Cadernos de Consulta Psicológica; a ênfase na internacionalização, tanto no que concerne a publicação como na construção de redes de investigadores, tendo organizado vários (e, na altura, raros) eventos científicos internacionais; a valorização da intervenção como componente maior da psicologia; a articulação com a área da Educação – esteve na criação da Licenciatura em Ciências da Educação na UP, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e a sua congénere Europeia, e exerceu vários cargos em funções públicas nesta área.


Sobre Anne Marie Fontaine:
Iniciou a sua atividade na FPCEUP em 1984 e aposentou-se em 2017 como Professora Catedrática. Concluiu o Curso Superior de Enfermagem e a licenciatura em Ciências Familiares e Sexológicas na Universidade Católica de Louvain em 1975. Doutorou-se em Psicologia em 1987 e fez agregação em 1996 na área de Psicologia Diferencial na FPCEUP. Foi neste domínio, e no da Psicologia da Motivação e das Metodologias de Investigação Quantitativa, que foi docente e também investigadora. Atualmente tem particular interesse no impacto das mudanças sociais na família: solidariedade, conciliação de papéis, transição para a vida adulta, novas formas de família. Foi a principal responsável pelo desenho da reforma curricular do curso do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUP na transição para Bolonha e pela última avaliação e acreditação dos ciclos de estudos em Psicologia a nível nacional.


Sobre Gabrielle Poeschl:
Iniciou a sua atividade na FPCEUP em 1993 e aposentou-se em 2015 como Professora Associada com Agregação, passando a ter o estatuto de colaborador externo da FPCEUP. Concluiu a licenciatura em Ciências da Educação na Universidade de Genebra em 1978, o doutoramento em Psicologia na mesma Universidade, em 1992, e as provas de agregação na FPCEUP em 2008. É membro da Direção do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e da Comissão de Ética da Universidade do Porto. Na FPCEUP inaugurou o ensino da Estatística com recurso ao computador, implementou o Diploma Europeu de Estudos Avançados em Psicologia Social e contribuiu para os estudos da teoria das representações sociais, fazendo parte de diversos grupos de investigação internacionais neste domínio e noutros como o das representações das práticas familiares, da globalização, da corrupção e da crise económica internacional.


Sobre Vítor Moita:
Iniciou a sua atividade na FPCEUP em 1985 e aposentou-se em 2008 como Professor Auxiliar convidado, tendo exercido a docência nas áreas da avaliação psicológica e da psicopatologia clínica da criança e do desenvolvimento. Concluiu a licenciatura em Psicologia no ISPA em 1971 e o doutoramento em Psicologia Aplicada na Universidade de Paris V – Sorbonne em 1982. A sua trajetória profissional é multifacetada e desenrolou-se em vários contextos, com destaque para o Exército, a clínica infantil no Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa e a docência universitária (iniciada no ISPA) com a coordenação de um então recém-criado curso de Psicologia na Universidade Lusófona (1994). Estagiou em diferentes instituições nacionais e estrangeiras, com destaque para o Serviço de Psicologia do Hospital de Salpêtrière, Paris. Para além da extensa prática clínica na área infantil, as técnicas projetivas constituem outro foco importante da sua trajetória, chegando a Presidente da Sociedade Portuguesa de Rorschach.



40 anos de Psicologia e 30 anos de Ciências da Educação na Universidade do Porto:
Consultar o calendário de atividades
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-04-20 at 09:33:40 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal