Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > News > Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Maria João Palmeiro de Sousa Brandão

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Maria João Palmeiro de Sousa Brandão

07.03.2017 | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Licenciada Maria João Palmeiro de Sousa Brandão.

Apreciação da tese intitulada: "O lugar da avaliação educacional no contexto sócio-político português. Uma abordagem discursiva da avaliação"

Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutor Luis Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho
  • Doutor Almerindo Janela Gonçalves Afonso
  • Doutora Helena Costa Gomes de Araújo
  • Doutor Maria Manuela Alves Terrasêca
  • Doutor António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa - orientador

A sessão é aberta a todos os interessados.




RESUMO

Esta tese analisa o papel da avaliação educacional no discurso político formal português na primeira década do séc. XXI. É argumentado que durante este período a utilização do objeto discursivo, avaliação educacional, no discurso político sobre educação reflete a introdução de uma nova linguagem política através de mecanismos discursivos que induzem a mudança de práticas e relações sociais e desta forma alteram o ethos educacional.

O estudo é uma Análise Crítica do Discurso (ACD), uma forma interdisciplinar de investigação interpretativa, na intersecção da linguagem, da política e da sociedade (Foucault, 1970; Fairclough, 1995). A ACD é, neste trabalho, o enquadramento analítico que destaca a importância do discurso na produção e reprodução social. Para a análise são utilizados os tópicos propostos no modelo tridimensional de Fairclough, no exame das escolhas linguísticas feitas em 28 textos de agentes do espaço formal do processo de tomada de decisão na política educativa portuguesa, no período referido.

A análise mostra que na ordem de discurso da educação, a avaliação educacional, através da tecnologização do discurso, é um discurso nodal que articula de um modo particular quatro outros discursos: o discurso do managerialismo; o discurso tecnocrático; o discurso educacional do Estado; e, o discurso da accountability. Nesta articulação a avaliação educacional é construída e mobilizada como uma tecnologia política. Isto é, através da avaliação educacional, é construída uma rede que dá forma, conecta, dirige e apoia elementos heterogéneos (atores, materiais, dispositivos, espaços organizacionais e fluxos de recursos) e estabiliza uma ideia sobre o mandato da educação.

Assim, a avaliação educacional como tecnologia política é uma forma de disciplina e de regulação da ordem de discurso da educação. A análise permite concluir que através desta tecnologia política se visibiliza um regime competitivo-empreendedor, em que os atores são accountable e comprometidos com uma existência de cálculo, facilitando a naturalização de uma visão neoliberal do mandato educativo.



ABSTRACT

This thesis examines the role of educational evaluation in Portuguese formal polítical discourse in the first decade of the XXI century. It is argued that during this period the uses of the discursive object, educational assessment, in the polítical discourse on education reflects the introduction of a new polítical language by discursive mechanisms that induce change in social relations and practices and thus altering educational ethos.

The study is a Critical Discourse Analysis (CDA), an interdisciplinary form of interpretive research situated in the intersection language, politics and society (Fairclough, 1995; Foucault, 1970). CDA is, in this work, the analytical framework that highlights the importance of discourse in social production and reproduction. For the analysis are used the topics proposed by the three-dimensional model of Fairclough for the scrutiny of the linguistic choices made in 28 texts from the agents in formal space of the decision-making process in Portuguese educational policy, in the above mentioned time period.

The analysis shows that, in education order of discourse, by means of discourse technologisation, educational evaluation is a nodal discourse that articulates four other discourses: managerialism discourse; technocratic discourse; state educational discourse; and performativity discourse. In this articulation, educational evaluation is fabricated and deployed as a polítical technology. That is, through educational evaluation, it is constructed a network that forms, connects, directs heterogeneous elements (actors, materials, devices, organizational spaces and resource flows), supports and stabilizes a certain idea of education mandate.

Therefore, educational evaluation as policy technology is a form of discipline and regulation of education order of discourse. The analysis allows the conclusion that through this policy technology a competitive-entrepreneur regime is made visible, in which the actors are accountable and committed to a calculus existence, facilitating the naturalization of a neoliberal vision of the educational mandate.



RÉSUMÉ

Cette thèse examine le rôle de l'évaluation éducative dans les discours politique officiels portugaise en la première décennie du siècle. XXI. Il est soutenu que, pendant cette période, l'utilisation de l'objet discursive, l'évaluation éducative, dans le discours politique sur l'éducation reflète l'introduction d'un nouveau langage politique à travers des mécanismes discursifs qui induisent de changement des relations et pratiques sociales qui altèrent l'ethos de l'éducative.

Cette étude est une Analyse Critique du Discours (ACD), une forme de recherche interdisciplinaire d'interprétation à l'intersection du langage, de la politique et de la société (Fairclough, 1995; Foucault, 1970). L’ACD est, dans ce travail, le cadre analytique qui fait ressortir l'importance du discours dans la production et reproduction sociale. Pour l'analyse sont employées les rubriques proposées pour le modèle tridimensionnel de Fairclough pour examiner les choix linguistiques faites dans 28 textes de agentes de l'espace formel du processus de prise de décision dans la politique de l'éducation portugais, dans le période mentionné ci-dessus.

L'analyse montre que dans le ordre du discours de l’education, l'évaluation éducative par l’technologisation du discours, est un discours nodal qui articule de manière spécifique quatre autres discours: le discours gestionnaire; le discours technocratique; le discours éducatif de l'Etat; et le discours de performativité. Dans cette articulation, évaluation éducative est construite et mobilisé comme une technologie politique. En outres termes, au travers l'l'évaluation éducative est construit un réseau qui informe, relie et dirige des éléments hétérogènes (acteurs, matériaux, dispositifs, espaces d'organisation et de flux de ressources) qui soutient et stabilise une idée du mandat de l'éducation.

Ainsi, l'évaluation éducative en tant que technologie politique est une forme de discipline et de règlement de l’ordre du discours de l’Education. L'analyse montre que, grâce à cette technologie politique, il devient visible un régime concurrentiel- entrepreneur, dans les quel les acteurs sont accountable et engagés dans une vie de calcul, qui rend la naturalisation d'une vision néolibérale du mandat éducatif.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-04-25 at 13:16:56 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal