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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Mariana Martins Rodrigues

21 de fevereiro | 11h00 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Mariana Martins Rodrigues.

Apreciação da tese intitulada: "Estudo sobre educação e participação de jovens escuteiros e escuteiras"

Júri:

  • Doutora Helena Costa Gomes de Araújo
  • Doutor Licínio Carlos Viana Silva Lima
  • Doutor José Henrique Pinheiro Ornelas
  • Doutor Patrício Ricardo Soares Costa
  • Doutora Carla Sofia Marques da Silva
  • Doutor Pedro Daniel Tavares Ferreira - orientador

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

A educação para a cidadania (EC) adquiriu o estatuto de prioridade há mais de 30 anos, contudo, a investigação e as políticas, a diferentes níveis, continuam a problematizar os baixos níveis de conhecimento, interesse e participação cívica e política dos cidadãos/ãs, particularmente dos/as mais jovens. Reconhecendo a centralidade da escola neste domínio, importa lembrar que a EC não se resume ao que acontece no contexto escolar, envolvendo outros contextos sociais, já que se aprende a democracia nas interações e experiências que se estabelecem nas práticas e processos quotidianos, tendo em conta a sua qualidade. Desde 1923, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é um dos maiores contextos de educação não-escolar em Portugal, contando em 2012 mais de 71000 crianças, jovens e adultos associados. Apesar da sua relevância, carecemos de investigação que produza conhecimento sobre as experiências de vida dos/as jovens envolvidos/as no escutismo, enquadrando o papel do contexto associativo e educativo do CNE na promoção da EC e no desenvolvimento sociopolítico de jovens. Através de uma abordagem metodológica mista, envolvendo métodos quantitativos (inquéritos por questionário) e qualitativos (observação, análise documental, diários de bordo e entrevistas) este projeto de investigação procurou: i) descrever as condições estruturais e processuais de enquadramento da EC na organização escutista; ii) descrever a população de jovens escuteiros/as, entre 14 e 22 anos, explorando características quer sociodemográficas e desenvolvimentais, quer percepções individuais sobre as
experiências dentro e fora escutismo; e iii) analisar a relação longitudinal entre características pessoais e contextuais do CNE, e de outros contextos envolventes (família, pares e media) no empoderamento psicológico juvenil. Globalmente, os resultados revelam: i) o modo como a cultura organizacional e educativa da associação escutista condiciona as concepções e experiências juvenis de cidadania, democracia e política; ii) os efeitos da qualidade das experiências de participação dos/as jovens escuteiros/as nas suas trajetórias desenvolvimentais de empoderamento cognitivo, emocional, comportamental e relacional, que superam as influências exercidas por variáveis sociodemográficas; e iii) a combinação de caraterísticas da associação escutista, da família, dos pares e dos media que indica não só a interdependência entre os vários contextos educativos, mas também que as experiências que estes proporcionam afetam os comportamentos de participação juvenis de diferentes modos e intensidades ao longo do tempo. Esta investigação contribuiu para o aprofundamento do conhecimento sobre a EC com que o CNE está comprometido, explorando os contributos do escutismo na aprendizagem democrática e vivência cidadã de jovens. Futuramente, será interessante não só expandir o estudo longitudinal no tempo, como também analisar este contexto e estes/as jovens recorrendo a métodos etnográficos.


ABSTRACT:

Citizenship education (CE) has been given priority status for more than 30 years; however, research and policies at different levels continue to problematize the low levels of knowledge, interest, and civic and political participation of citizens, particularly of the youngest. Recognizing the centrality of the school in this area, it should be remembered that CE is not limited to what happens in the school context, involving other social contexts, since one learns democracy in the interactions and experiences that are established in daily practices and processes, taking into account their quality. Since 1923, the Portuguese Catholic Scout Association (CNE – Corpo Nacional de Escutas) is one of the largest contexts of non-school education in Portugal, counting in 2012 more than 71,000 children, youth and adult members. Despite its relevance, there is a need for research that produces knowledge about the life experiences of young people involved in scouting, framing the role of the associative and educational context of the CNE in promoting CE and sociopolitical development of young people. Through a methodological approach involving quantitative (questionnaire surveys) and qualitative methods (observation, documentary analysis, logbooks, and interviews), this research project aimed at: i) describe the structural and procedural framework conditions of the CE in the scout organization; ii) to describe the population of young scouts, between the ages of 14 and 22, exploring both sociodemographic and developmental traits and individual perceptions of experiences within and without scouting; and iii) analyze the longitudinal relationship between personal and contextual characteristics of the CNE, and other surrounding contexts (family, peers, and media) in the youth psychological empowerment. Overall, the results reveal: i) how the organizational and educational culture of the scout association conditions the conceptions and youth experiences of citizenship, democracy and politics; ii) the quality effects of the experiences of young scouts participation in their developmental trajectories of cognitive, emotional, behavioral and relational empowerment that overcome the influences exerted by sociodemographic variables; and (iii) the combination of scout, family, peer, and media characteristics indicates not only the interdependence between different educational contexts, but also that the experiences they provide affect youth participation behaviors of different modes and intensities over time. This research contributed to the deepening of the knowledge about the EC with which the CNE is committed, exploring the contributions of scouting in the democratic learning and citizen experience of young people. In the future, it will be interesting not only to expand the longitudinal study in time, but also to analyze this context and these young people using ethnographic methods.


RÉSUMÉ:

L’éducation à la citoyenneté est considérée comme prioritaire depuis plus de 30 ans, mais la recherche et les politiques menées à différents niveaux posent toujours la problématique des faibles niveaux de connaissance, d’intérêt et de participation civique et politique des citoyens, en particulier des plus jeunes. En plus du rôle primordial de l'école dans ce domaine, il est important de rappeler que l'éducation à la citoyenneté ne se limite pas à ce qui se passe dans le contexte scolaire, impliquant d'autres contextes sociaux, étant donné que nous apprenons la démocratie dans les interactions et les expériences qui s’établissent dans les pratiques et les processus de tous les jours, en tenant compte de leur qualité. Depuis 1923, le Association Scoute Catholique Portugaise (CNE - Corpo Nacional de Escutas) est l’un des contextes les plus vastes d’éducation non scolaire au Portugal. En 2012, il comptait plus de 71000 enfants, jeunes et membres adultes. Malgré son importance, il y a un manque de recherche nécesssaire à la production de connaissances sur les expériences de vie des jeunes impliqués dans le Scoutisme, en incluant le rôle du contexte associatif et éducatif du CNE dans la promotion de l'éducation à la citoyenneté (EC) et dans le développement d’une dimension sociopolitique auprès des jeunes. Grâce à une approche méthodologique mixte impliquant des méthodes quantitatives (enquêtes par questionnaire) et qualitatives (observation, analyse de documents, de registres et réalisation d’interviews) ce projet de recherche a pour objectif de: i) décrire les conditions structurelles et les processus d’encadrement de l’EC dans le mouvement scout; ii) décrire la population de jeunes scouts âgés de 14 à 22 ans, en examinant à la fois les traits sociodémographiques et développementaux et les perceptions individuelles liées aux expériences vécues à l'intérieur et en dehors du scoutisme; et iii) analyser la relation longitudinale entre les caractéristiques personnelles et contextuelles du CNE et d'autres contextes environnants (famille, pairs et médias) dans l'autonomisation psychologique des mineurs. Dans l'ensemble, les résultats démontrent: i) comment la culture organisationnelle et éducative du mouvement scout influcence les conceptions et les expériences des jeunes en matière de citoyenneté, de démocratie et de politique; ii) les effets de la qualité des expériences de participation des jeunes scouts à leurs trajectoires développementales d'autonomisation cognitive, émotionnelle, comportementale et relationnelle qui dépassent les influences exercées par les variables sociodémographiques; et iii) la combinaison des caractéristiques du mouvement scout, de la famille, des pairs et des médias indiquent non seulement l'interdépendance des différents milieux éducatifs, mais aussi que les expériences qui en découlent ont une incidence sur les comportements participatifs des jeunes de différentes façons et intensités au fil du temps. Ce travail de recherche a permis d’approfondir les connaissances sur l’EC dans laquelle le CNE est engagé, tout en explorant la contribution du scoutisme dans l'apprentissage démocratique et l'expérience citoyenne des jeunes. À l'avenir, il serait intéressant non seulement d'étendre l'étude longitudinale dans le temps, mais aussi d'analyser ce contexte et ces jeunes en ayant recours à des méthodes ethnographiques. 

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