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Provas de Doutoramento em Psicologia - Lucienia Libania Pinheiro Martins

26 de novembro | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Lucienia Libania Pinheiro Martins.

Apreciação da tese intitulada: "Contributos para o estudo da resiliência em jovens do Ensino Profissional em Portugal e no Brasil"

Júri:
  • Doutora Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schöner
  • Doutor Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário
  • Doutora Maria Cristina Quintas Antunes
  • Doutora Vanessa Barbosa Romera Leme
  • Doutora Sylvia Domingos Barrera - co-orientadora
  • Doutora Luísa Maria Soares Faria

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

Jovens em formação educacional expostos a adversidades têm piores resultados de desenvolvimento do que aqueles que não sofrem tal exposição. Contudo, apesar da vasta investigação sobre os seus resultados, poucos estudos foram realizados sobre os fatores de proteção que contribuem para processos de resiliência. O estudo sobre resiliência em jovens tem avançado nos últimos anos, mas nenhum havia sido realizado com jovens em formação profissional em Portugal e no Brasil. Esta Investigação tem como objetivo contribuir para a compreensão das variáveis incluídas no processo de resiliência em jovens em formação profissional observando as semelhanças e as diferenças entre Portugal e Brasil, e visa, nomeadamente: (1) analisar as diferenças entre Portugal e Brasil nas variáveis associadas ao processo de resiliência;(2) Classificar em clusters/agrupamentos os jovens em formação profissional em função do fator de risco (acontecimentos de vida negativos) e dos indicadores de ajustamento (autoeficácia académica e autoestima) em Portugal e no Brasil; (3) Explorar possíveis preditores para a autoeficácia nesses jovens, considerando variáveis sociodemográficas, fatores de proteção interna e externa. Na pesquisa em Portugal, a coleta foi realizada em 22 centros de formação profissional, tendo sido administrados questionários de autorrelato junto a 1362 jovens (48,9% do total da amostra), com idade média de 17.02 anos (DP = 1.70). sendo 59.08% do género feminino e No Brasil, participaram 1421 estudantes (51,1% do total da amostra) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e escolas pertencentes à Política de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com média de idade de 17.96 anos (DP = 2.58). sendo 50,7% do género feminino. O nível de risco foi operacionalizado com recurso a duas variáveis: (I) habilitações literárias dos pais; (II) inventário de acontecimentos de vida negativos. Os resultados exploram as diferenças e as semelhanças inter e intraculturais nas variáveis relativas ao processo de resiliência, sugerindo que os fatores de proteção interna são particularmente importantes para os jovens brasileiros e os de proteção externa para os jovens portugueses. O estudo reforça a importância de se promover fatores de proteção em jovens nos cursos de formação profissional em Portugal e no Brasil. Esta pesquisa pode nortear programas de intervenção social, ao identificar os principais fatores de proteção que favorecem a adaptação positiva perante os fatores de risco dessa população – trajetórias de resiliência, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e educativas que promovam a empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida de jovens em situação de insucesso e/ou risco de abandono escolar.

Palavras-chave: Resiliência. Jovens. Formação profissional. Fatores de proteção.


ABSTRACT:

Young people in educational settings exposed to adversity have worse developmental outcomes than those who do not. However, despite extensive research on its results, few studies have been done on the protective factors that contribute to resilience processes. The study on youth resilience has advanced in recent years, but none had been conducted with young people in vocational training in Portugal and Brazil. This research aims to contribute to the understanding of the variables included in the resilience process in young people in vocational training observing the similarities and differences between Portugal and Brazil, and aims, in particular: (1) to analyze the differences between Portugal and Brazil in the associated variables (2) Classifying clusters / groupings as young people in vocational training according to the risk factor (negative life events) and adjustment indicators (academic self-efficacy and self-esteem) in Portugal and Brazil; (3) To explore possible predictors for self-efficacy in these young people, considering sociodemographic variables, internal and external protection factors. In the survey in Portugal, the collection was carried out in 22 vocational training centers, with self-report questionnaires administered to 1362 young people (48.9% of the total sample), with a mean age of 17.02 years (SD = 1.70). (51.1% of the total sample) of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) and schools belonging to the Policy of Professional Technical Education of Medium Level, with mean age of 17.96 years (SD = 2.58). being 50.7% female. The level of risk was operationalized using two variables: (I) parents' literacy; (II) inventory of negative life events. The results explore the inter and intracultural differences and similarities in the variables related to the resilience process, suggesting that the factors of internal protection are particularly important for Brazilian youth and those of external protection for the young Portuguese The study reinforces the importance of promoting protection factors in young people in vocational training courses in Portugal and Brazil. This research can guide social intervention programs, identifying the main protection factors that favor the positive adaptation to the risk factors of this population - trajectories of resilience, besides contributing to the development of public and educational policies that promote employability and lifelong learning of young people who are unsuccessful and / or at risk of dropping out of school.

Keywords: Resilience. Young. Professional qualification. Protection factors.


RÉSUMÉ:

Les jeunes dans les milieux éducatifs exposés à l'adversité ont des résultats développementaux moins bons que ceux qui n'en ont pas. Cependant, malgré les recherches approfondies sur leurs résultats, peu d'études ont été menées sur les facteurs de protection qui contribuent à la résilience des processus. L'étude sur la résilience des jeunes a progressé ces dernières années, mais aucune étude n'a été menée auprès de jeunes en formation professionnelle au Portugal et au Brésil. Cette recherche a pour but de contribuer à la compréhension des variables incluses dans le processus de résilience chez les jeunes en formation professionnelle en prenant note des similitudes et des différences entre le Portugal et le Brésil, et les objectifs, à savoir: (1) analyser les différences entre le Portugal et le Brésil dans les variables associées le processus de résilience, (2) groupes de tri / groupements jeunes en formation professionnelle en raison du facteur de risque (événements négatifs de la vie) et les indicateurs d'ajustement (académiques auto-efficacité et l'estime de soi) au Portugal et au Brésil; (3) Explorer les prédicteurs possibles de l'auto-efficacité chez ces jeunes, en tenant compte des variables sociodémographiques, des facteurs de protection internes et externes. Dans l'enquête au Portugal, la collection a été réalisée dans 22 centres de formation professionnelle et des questionnaires d'auto-évaluation ont été administrés à 1 362 jeunes (48,9% de l'échantillon total), avec l'âge moyenne de 02.17 ans (SD = 1,70). 59,08% des femmes et être au Brésil, ont participé 1421 étudiants (51,1% de l'échantillon total) du Programme national pour l'accès à l'enseignement technique et de l'emploi (Pronatec) et des écoles appartenant à la politique de formation professionnelle Lycée technique avec âge moyen de 17,96 ans (écart-type = 2,58). être 50,7% de femmes. Le niveau de risque a été opérationnalisé à l'aide de deux variables: (I) l'alphabétisation des parents; (II) inventaire des événements de la vie négatifs. Les résultats exploitent les différences et les similitudes inter et intraculturelles dans les variables liées au processus de résilience, ce qui suggère que les facteurs de protection internes sont particulièrement importants pour les jeunes Brésiliens et protection externe pour les jeunes L'étude portugaise souligne l'importance de la promotion facteurs de protection chez les jeunes en formation professionnelle au Portugal et au Brésil. Cette recherche peut orienter les programmes d'intervention sociale, d'identifier les principaux facteurs de protection qui favorisent l'adaptation positive avant les facteurs de risque de cette population - trajectoires de résilience, en plus de contribuer à l'élaboration des politiques publiques et éducatives qui favorisent l'employabilité et apprentissage tout au long jeune vie en situation de défaillance et / ou le risque de décrochage.

Mots-clés: Résilience. Les jeunes. Formation professionnelle. Facteurs de protection.

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