No âmbito de programas como o ERASMUS +, o pessoal não docente da FMUP tem a possibilidade de se deslocar a instituições parceiras e usufruir de um período de formação profissional com vista ao desenvolvimento das suas capacidades profissionais.
Proporcionar uma aprendizagem baseada no intercâmbio de conhecimento e/ou know-how, com base nas experiências e boas práticas da instituição/empresa de acolhimento, assim como a aquisição de competências práticas relevantes para a atual ocupação e para o desenvolvimento profissional.
Duração Mínima: 2 dias úteis (8 horas de trabalho ou mais na instituição/empresa de acolhimento).
Duração Máxima: 5 dias úteis (8 horas de trabalho ou mais na instituição/empresa de acolhimento).
Os interessados deverão contactar o Núcleo de Mobilidade Académica da FMUP. Salienta-se que, neste âmbito, a formação profissional não corresponde obrigatoriamente à frequência de um curso ou ação de formação, podendo incluir-se a participação em workshops, conferências, seminários, congressos e/ou outro tipo de iniciativas da instituição de acolhimento.
A bolsa Erasmus+ concedida destina-se a cobrir as despesas da viagem e a auxiliar nas despesas de subsistência (alojamento e alimentação). O valor da bolsa é atribuído por país de destino e com base na Tabela de valores de bolsa fornecida pela Agência Nacional Erasmus+, Formação e Educação.
O montante da viagem é calculado através de uma "banda de distâncias" definida pela Comissão Europeia.