Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cooperação » Erasmus+ Estudos » INCOMING
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Erasmus+ Estudos


INCOMING

 

 

Procedimentos académicos de candidatura

Candidatura online

Os prazos para a submissão das candidaturas de estudantes internacionais são:

  • Ano Académico: 15 de maio (resultados anunciados a partir de 15 junho)
  • 1º Semestre: 15 de maio (resultados anunciados a partir de 15 junho)
  • 2º Semestre: 15 de outubro (resultados anunciados a partir de 15 novembro)

Para poderem aceder ao Formulário de Candidatura os estudantes selecionados pelas suas universidades de origem devem primeiro registar-se "pedindo um utilizador"
De seguida, receberão um e-mail que contém um utilizador e senha temporários.

Aconselhamos todos os estudantes interessados em realizar um período de mobilidade na U.Porto a ler cuidadosamente o Manual de Candidatura Online disponível na página de informações das candidaturas online (barra lateral à direita).

Para que os estudantes possam preencher o formulário de candidatura de uma forma mais fácil e eficaz, recomendamos que, antes de iniciar o seu preenchimento, preparem a informação com o responsável pela mobilidade na Universidade de Origem e organizem a documentação pessoal e o cadastro académico, imprescindíveis para a submissão da candidatura. Uma vez concluído o seu preenchimento integral, o Formulário de Candidatura online deve ser submetido pelos estudantes. Finda esta etapa, os estudantes devem imprimir o ficheiro PDF do Formulário de Candidatura e solicitar a assinatura e carimbo do Coordenador de Mobilidade na Universidade de Origem.

De forma a finalizar a sua candidatura, os estudantes devem efetuar o upload de todos os documentos necessários num ÚNICO ficheiro (Formulário de Candidatura devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Origem, cadastro académico, documentos pessoais, etc).

Uma vez concluídos todos estes passos, a candidatura será analisada pela Universidade do Porto.

Registo na UP

À chegada ao Porto, o estudante deverá solicitar o registo na Universidade do Porto (através dos Serviço de Relações Internacionais, no edifício da Reitoria), para ser oficialmente reconhecido como estudante da UP.

As reuniões de registo são agendadas previamente em http://international.up.pt para que possa escolher o dia e a hora mais conveniente.

Registo na FMUP

Após conclusão da inscrição na UP, o estudante deverá comparecer ao Gabinete de Relações Internacionais da FMUP para finalizar o seu registo (deverá iniciar aulas/práticas clínicas mesmo sem inscrição na UP ou na FMUP). O Gabinete de Relações Internacionais localiza-se no 6º andar do edifício central (escadas em frente ao Elevador nº 10).

As reuniões de registo são agendadas previamente em https://international.med.up.pt para que possa escolher o dia e a hora mais conveniente.

Documentos a entregar:

  • Formulário "Registo Académico na FMUP";
  • 1 (uma) fotografia;
  • Passaporte / ID;
  • Certificado do Curso de Português OU Certificado de que se encontra a frequentar/inscrito (não aplicável “CPLP”);
  • Qualquer Certificado ou Documento que a sua Universidade necessite ser assinado e carimbado confirmando a sua presença e chegada (depende da Universidade).
ATENÇÃO: Sem estes documentos não poderá efetuar o registo na FMUP.

 

Plano de estudos

Organização

O Mestrado Integrado em Medicina (MMED) está organizado em semestres do 1.º ao 5.º ano (unidades curriculares em paralelo durante todo o semestre), sendo que 6.º ano (prática clínica) se encontra organizado em regime de blocos (individuais) que decorrem ao longo do ano. Os estudantes apenas poderão selecionar unidades curriculares relativas ao ciclo clínico - 4.º, 5.º e 6.º ano (aplicável a partir do ano letivo 2018/2019).

Anualmente serão disponibilizados os horários relativos a cada ano, não sendo possível conciliar unidades curriculares semestrais (4.º e 5.º ano) com práticas clínicas (6.º ano). As unidades curriculares optativas não se encontram disponíveis para frequência.

Consultar plano de estudos.

Horários

1º semestre 2º semestre
1º bloco 2º bloco 1º bloco 2º bloco
4º ano Horário Horário Horário Horário
5º ano Horário Horário Horário Horário
 
Sem Período
6º ano Horário
 

ATENÇÃO: Devido a diferentes horários, apenas é possível combinar unidades curriculares do 4º e 5º ano. Não é possível combinar unidades curriculares semestrais (4.º e 5.º ano) com a prática clínica (6º ano).

Turmas/Horários (aplicável apenas para estudantes de mobilidade)

Os horários dos estudantes (distribuição de turmas) são organizados pelo Gabinete de Relações Internacionais em articulação com as respetivas Comissões de Curso. Devido ao elevado número de estudantes e de forma manter o equilíbrio do número de estudantes por turma, não serão permitidas alterações de turma. Os horários são remetidos individualmente por email.

Disponibilização de material de estudo

Concluído o processo de validação de candidatura, o estudante terá automaticamente acesso online às diferentes plataformas onde é disponibilizado o material de estudo das unidades curriculares em que se encontra inscrito. Deverá para o efeito solicitar junto do Helpdesk do Serviço de Informática (localizado no Centro de Investigação Médica, Edifício Nascente, piso 1) as respetivas credenciais de acesso.

As questões relativas à disponibilização de material de estudo e organização logística (localização de salas aula/anfiteatros, horários, etc.) devem ser remetidas às respetivas Comissões de Curso (ver contactos das Comissões).

Relatório de avaliação (Assessement Report)

No final de cada exame e/ou prática clínica realizada, o estudante deverá solicitar junto do docente/tutor ou do secretariado do Departamento o preenchimento, assinatura e carimbo do formulário "Relatório de Avaliação". É da responsabilidade do mesmo a recolha do documento para posterior entrega obrigatória no Gabinete de Relações Internacionais no final do período de mobilidade (mediante agendamento prévio).

A frequência de práticas clínicas, sem inscrição/frequência de unidades curriculares, apenas permite a atribuição de uma avaliação qualitativa, sem atribuição de ECTS e/ou avaliação quantitativa. O Gabinete de Relações Internacionais apenas poderá emitir um certificado (com base no Relatório de Avaliação) com o número de horas e a avaliação qualitativa obtida. Esta informação não fará parte da Transcrição de Registos.

 

Alterações ao contrato de estudos

O prazo limite para alterações ao Contrato de Estudos é de 5 dias após o início de cada semestre na FMUP. Os estudantes informados previamente das unidades curriculares que não poderão realizar ou que necessitem de efetuar ajustes no período de mobilidade, poderão fazê-lo logo após a receção da respetiva carta de aceitação. As alterações ao contrato de estudos são submetidas em formulário próprio, acedendo à candidatura e selecionando o separador "Alterações ao Contrato de Estudos/Learning Agreement", que deverá ser impresso, assinado pelo estudante, universidade de origem, Coordenador Local da FMUP e Coordenador Institucional da UPorto. No Manual de Candidatura Online poderá encontrar todas as informações necessárias.

Melhoria de nota

Os estudantes que pretendam efetuar melhoria de nota de exames na época de Recurso (caso exista), devem efetuar a inscrição diretamente nos Serviços Académicos da FMUP nos prazos estabelecidos para o efeito. A inscrição estará sujeita ao pagamento das respetivas taxas académicas (¤12,00).

Transcrição de Registos

Ver documento

 

Calendário Académico

 

Buddy FMUP

O Buddy FMUP é um projeto iniciado em 2013 pela "CA2Mobilidade" (Comité de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Mobilidade), para receber e ajudar estudantes estrangeiros que participam em programas de mobilidade na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Este projeto é baseado nos princípios de trabalho voluntário e intercâmbio cultural é coordenado pelo Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da FMUP em colaboração com o Departamento de Relações Internacionais (DRI) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Oportunamente será contactado por email, por um estudante de medicina que será o seu "BUDDY". O estudante irá ajudá-lo, da melhor forma possível, desde o dia da chegada até o dia de saída do Porto.

 

Outras informações

É aconselhado aos estudantes chegarem cerca de uma semana antes do início do período letivo. Os estudantes que por algum motivo não consigam chegar a tempo do início das aulas, deverão de imediato notificar por email o Gabinete de Relações Internacionais e enviar/entregar uma declaração da universidade de origem que justifique a ausência.

O atendimento presencial no Gabinete de Relações Internacionais é feito apenas por agendamento prévio (excetuando situações urgentes), pelo que solicitamos que para qualquer assunto agende antecipadamente a sua marcação em https://international.med.up.pt

Seguro Escolar

Após o registo, o estudante deverá dirigir-se aos Serviços Financeiros da FMUP - Tesouraria (4º piso), para efetuar o pagamento do Seguro Escolar (¤ 2,00).

Horário de funcionamento da Tesouraria:
10:00h - 12:00h e 14:30h - 16:30h

Língua de Ensino e Cursos de Língua Portuguesa

As aulas na FMUP são lecionadas em português e a comunicação com os pacientes (prática clínica) são igualmente em português.

É igualmente de mencionar que a U.Porto faculta um apoio tutorial em Inglês a quem o requeira e sempre que possível. De referir ainda que alguns docentes permitem que os estudantes internacionais redijam trabalhos e exames noutras línguas, principalmente em Inglês, contudo, esta situação deverá ser acordada individualmente logo após a chegada do estudante à U.Porto.

Informação detalhada acerca dos Cursos de Língua Portuguesa oferecidos pela U.Porto.
Cursos de Língua Portuguesa promovidos pela Faculdade de Letras da U.Porto.

Podem também contactar a Faculdade de Letras através do seguinte endereço:
Dr.ª Ângela Oliveira
Gabinete de Português para Estrangeiros
Faculdade de Letras
Telefone: +351 22 607 71 65
Fax: + 351 22 609 16 10
e-mail: ple@letras.up.pt

Alojamento

Informamos que apenas o alojamento nas Residências Universitárias (com número limitado de vagas disponíveis) é da responsabilidade do Serviço de Relações Internacionais da U. Porto.

Residências Universitárias

  • Os estudantes podem candidatar-se a uma vaga aquando do preenchimento do Formulário de Candidatura;
  • O procedimento de atribuição de vagas é efetuado pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, seguindo a ordem de aceitação das candidaturas;
  • O pedido só será considerado após a aprovação do Contrato de Estudos proposto;
  • A formalização do pedido no Formulário de Candidatura não garante a atribuição de uma vaga nas Residências Universitárias da U.Porto.

Alojamento privado

A U.Porto providencia uma lista de alojamentos privados disponíveis na cidade, no entanto, uma vez que a gestão destes processos é externa à Universidade, esta não assume qualquer responsabilidade na atribuição deste tipo de alojamento.

Os estudantes interessados em obter a Lista de Alojamentos Privados deverão enviar um e-mail a formalizar o pedido para international@reit.up.pt.

Wireless Network

A FMUP disponibiliza o acesso a computadores e rede sem fios, devendo para o efeito solicitar junto do Helpdesk do Serviço de Informática (localizado no Centro de Investigação Médica, Edifício Nascente, piso 1) as respetivas credenciais de acesso. Este serviço apenas será disponibilizado após a conclusão do registo e o pagamento do seguro escolar.

Transportes Públicos

Caso pretendam deslocar-se para a FMUP através da rede de Transportes Públicos, sugerimos que adquiram o cartão Andante (pagamento mensal) que permitirá a utilização do metro, autocarro e comboio. Neste sentido, deverão solicitar durante o registo na FMUP (ou colocar em observações essa indicação no agendamento online) uma declaração para o efeito, de forma terem acesso aos descontos de estudante.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-02-02 I  Página gerada em: 2018-10-23 às 09:17:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais