Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Departamentos Não Académicos » Serviços de Utilização Comum » Serviço de Cirurgia Experimental
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Serviço de Cirurgia Experimental

Sigla: SCE
Responsável: José Manuel Amarante
Missão: O Serviço de Cirurgia Experimental é um Serviço comum da FMUP integrado no Departamento de Cirurgia e Fisiologia(consultar departamentos académicos) que dispõe de instalações próprias para a realização de projetos científicos de investigação e experimentação permitino a execução de intervenções cirúrgicas com alojamento/recobro dos animais de pequeno e médio porte .
Conta com Simuladores e Modelos, o que possibilita o ensino e a realização  de reuniões científicas, cursos práticos para demonstrações de novas técnicas ou a desenvolver sem a autilização de animais
.É um serviço comum dada FMUP,dirigido pelo Diretor do Departamento de Cirurgia e Fisiologia da FMUP, tendo o apoio permanente  de um médico Veterinário, Auxiliares Técnicos e Secretariado.
O Serviço está também disponível para ser utilizado por Médicos Veterinários que aí pretendam tratar animais, utilizando os blocos operatórios e as áreas para recuperação para animais.

A utilização do Serviço de Cirurgia Experimental subentende que os investigadores e docentes têm conhecimento, aquando da realização dos trabalhos, das normas e regulamentos éticos sobre a utilização de animais de experiencia, internacionalmente aceites, estando vedadas atividades em animais sempre que não se cumpram esses princípios éticos e as regras internacionais para a utilização de animais de experiencia.
Informação complementar sobre este assunto está disponível para consulta no Anexo III que acompanha o pedido de cedência das instalações.

Eventos considerados pela Direção que não respeitam os valores éticos da exprimentação animal ou sejam inadequadas à natureza da FMUP, às estruturas e equipamento disponíveis ou que possam colocar em risco a conservação das instalações e dos materiais não serão autorizados ou se em curso, serão supensos.

A cedência dos espaços para utilização do Serviço de Cirurgia Experimental requer autorização prévia por parte da Direção do Serviço devendo para tal ser solicitada, com pelo menos 30 dias de antecedência, em formulário próprio (Anexo I) dirigido ao Secretariado do Serviço de Cirurgia Experimental.
No caso de pedidos simultâneos para datas coincidentes, caberá ao Diretor do Serviço decidir em função das iniciativas a desenvolver, tendo em atenção a urgência ou a continuidade de trabalhos já iniciados.
Na altura do pedido da reserva deverá o Secretariado do Serviço de Cirurgia Experimental ser informado sobre todo o tipo de equipamento extra que os responsáveis dos eventos colocarão no local, sendo os mesmos responsáveis pelo referido equipamento;
Com vista á preparação ou á verificação das condições dos espaços cedidos, os responsáveis pelos eventos terão acesso ao local, acompanhados por um elemento do Serviço de Cirurgia Experimental, mediante marcação prévia.
Qualquer apoio técnico deverá ser previamente requisitado no pedido de utilização do serviço (Anexo I), podendo o mesmo, caso seja possível satisfazer esse pedido, acarretar custos acrescidos.

A cedência de espaços acarretará custos para os utilizadores que serão estabelecidos pela Direção do Serviço e que poderão ser diferentes consoante os objetivos da utilização, o tipo de financiamento dos trabalhos e da entidade que o vai patrocinar.
Os preços de utilização a aplicar, são os constantes da tabela anexa ao Regulamento (Anexo II) ,exceto aos sábados, feriados e depois das 18:00 horas, que acresce uma taxa de 30% ao valor apresentado.
O utilizador pagará 25% do preço de cedência fixado, até dois dias úteis após confirmação da reserva, e a parte restante no final do evento.
Em casos excecionais poderá ser exigida a prestação de caução, a título de garantia, para pagamento do preço da cedência, ou de eventuais danos geradores de responsabilidade civil, a definir pela Direção doServiço.

O Serviço de Cirurgia Experimental poderá estabelecer protocolos de utilização de espaços com entidades externas à FMUP.

A utilização de outros espaços da FMUP: Auditórios do CIM, Aula Magna Salas, etc., encontram-se excluídos deste regulamento. Para a sua utilização deverá ser contactado o Gabinete Comunicação e Imagem (GCI) FMUP.

Os utentes do Serviço de Cirurgia Experimental deverão ter um comportamento ético exemplar para com os animais, aquando e após das cirurgias, utilizar corretamente as instalações, bem como os materiais colocados à sua disposição tendo em consideração o facto de se tratar de um Serviço de utilização comum, aberto a toda a comunidade científica, seja ou não da UP.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-22 às 12:50:51