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Divisão Financeira e Patrimonial

Sigla: DFP
Descrição: A Divisão Financeira e Patrimonial compreende as Secções de Contabilidade, Compras e Economato e de Inventário e Património.

À Secção de Contabilidade compete:
  1. Elaborar o projecto de orçamento e organizar os processos de alteração orçamental, designadamente os de transferência de verbas;
  2. Organizar a conta de exercício;
  3. Proceder à relevação contabilística de todos os movimentos patrimoniais e de resultados, de acordo com o plano de contabilidade aprovado;
  4. Elaborar periodicamente as peças de síntese e os mapas previstos no plano de contabilidade;
  5. Organizar e apresentar mensalmente ao conselho administrativo o balancete referente ao mês anterior;
  6. Informar os processos relativos à arrecadação de receitas e realização de despesas, bem como os relativos às aplicações financeiras;
  7. Elaborar as guias e relações para entrega ao Estado e outras entidades das importâncias de retenção na fonte de impostos e de quaisquer outras que lhe sejam devidas;
  8. Elaborar as requisições de fundos;
  9. Informar os processos no que respeita à legalidade e cabimento de verba;
  10. Elaborar as relações de documentos de despesa a submeter à apreciação e aprovação do conselho administrativo;
  11. Instruir os processos relativos à autorização de prestação de horas extraordinárias e de pagamento de serviços e deslocações de pessoal;
  12. Manter actualizado o arquivo relativo ao expediente da Secção;
  13. Assegurar em geral todas as demais tarefas de natureza contabilística.

À Secção de Compras e Economato compete:
  1. Assegurar o apetrechamento dos serviços;
  2. Organizar os processos de aquisição nos termos das disposições legais vigentes;
  3. Manter em depósito o material de uso corrente indispensável ao regular funcionamento dos serviços;
  4. Manter actualizado o arquivo relativo ao expediente da Secção;
  5. Assegurar em geral todas as demais tarefas respeitantes a compras e aquisições.

À Secção de Inventário e Património compete:
  1. Organizar e manter actualizado o inventário e cadastro dos bens móveis e imóveis da Faculdade;
  2. Velar pelo aproveitamento do material e das instalações;
  3. Zelar pelo cumprimento das determinações relativas à segurança das instalações, pessoal e equipamento;
  4. Manter actualizado o arquivo relativo ao expediente da Secção;
  5. Assegurar em geral todas as demais tarefas respeitantes ao património da Faculdade.

Adstrita à Divisão Financeira e Patrimonial funciona a Tesouraria, à qual compete:
  1. Efectuar os pagamentos aprovados ou autorizados e arrecadar os recebimentos;
  2. Proceder aos depósitos e levantamentos de fundos;
  3. Proceder às reposições do fundo fixo de caixa;
  4. Verificar as assinaturas obrigatórias nos cheques emitidos;
  5. Fornecer aos serviços competentes a indicação dos levantamentos e entradas de fundos;
  6. Manter rigorosamente actualizada a escrita da Tesouraria, de modo a ser possível verificar em qualquer momento a exactidão dos fundos em cofre e em depósito;
  7. Planear as necessidades de tesouraria de acordo com os compromissos e cobranças a efectivar;
  8. Escriturar as folhas de cofre e remetê-las à contabilidade;
  9. Preencher e assinar os recibos relativos à cobrança dos rendimentos próprios da Faculdade;
  10. Responsabilizar-se pela guarda e segurança dos valores em cofre.
Horário: Atendimento ao público: 10:00h às 12:30h e das 14:30h às 16:30h
Email: financeira@med.up.pt / contabilidade.fmup@sp.up.pt
Telefone: 225 513 608
Fax: 225 513 601
Morada: Alameda Prof. Hernâni Monteiro
Código Postal: 4200-319
Localidade: Porto
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