Sistemas de Apoio à Decisão Clínica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
0 |
Plano Oficial 2021 |
5 |
- |
2 |
19 |
54 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Perceber o contexto associado aos sistemas de apoio à decisão clínica, incluindo a sua caracterização, requisitos, componentes, evolução, funcionamento, avaliação, fatores de sucesso, riscos e desafios para os profissionais de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular visa capacitar os alunos com os conhecimentos e competências necessários para:
Descrever os requisitos para um bom sistema de apoio à decisão clínica (SADC);
Caracterizar as componentes dos SADC;
Explicar a evolução histórica recente dos SADC;
Reconhecer a influência dos SADC na atitude dos profissionais de saúde;
Perceber a utilização da inteligência artificial e da aprendizagem automática nos SADC;
Compreender a utilização e os desafios existentes no contexto de aplicações móveis para apoio à decisão clínica;
Perceber a necessidade e as várias etapas na avaliação de SADC.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução aos sistemas de apoio à decisão clínica (SADC): tipos de sistemas, componentes dos SADC, perspetiva histórica, exemplos de intervenção dos SADC, requisitos, barreiras, aplicações práticas;
Extração de conhecimento de dados e árvores de decisão;
Inteligência artificial no apoio à decisão clínica;
Aplicações de saúde móveis (mobile health);
Modelação e raciocínio com aprendizagem automática e sistemas periciais;
Avaliação de SADC.
Bibliografia Obrigatória
Berner E. S. (Eds; ). Clinical Decision Support Systems: Theory and Practice (2nd edition). , New York, USA: Springer., 2007
Edward H. Shortliffe; James J. Cimino; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine, Springer, 2014. ISBN: 978-1-4471-4474-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (4h) e teórico-práticas (15h) com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
17,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência será a definida no regulamento da FMUP, ou seja 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação dos trabalhos individuais e de grupo propostos (80%), com apresentação oral (20%).
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatutos especiais poderão realizar as apresentações dos trabalhos em data a agendar no fim do semestre. Se for esse o caso, terão que o comunicar por escrito (e-mail) à regência da Unidade Curricular, até final de abril.