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Seminários

Código: PDCP16_9     Sigla: S

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCP 8 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 28 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Guilhermina Maria da Silva Rêgo Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,57
Teorico-Prática: 0,38
Orientação Tutorial: 1,07
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,57
Guilhermina Maria da Silva Rêgo 0,428
Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz 0,142
Teorico-Prática Totais 1 0,38
Guilhermina Maria da Silva Rêgo 0,357
Orientação Tutorial Totais 1 1,07
Guilhermina Maria da Silva Rêgo 1,07

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminários  é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio dos Cuidados Paliativos em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área dos Cuidados Paliativos em doenças terminais, oncológicas e não oncológicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área dos Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular.

1.       Gestão da Dor Oncológica

  1. Cuidados Paliativos em Crianças
  2. Cuidados de Saúde Primários
  3. Apoio à Família
  4. Testamento Vital
  5. Suspensão de Tratamento e Ortotanásia
  6. Apoio Espiritual em Doentes Terminais
  7. Saúde Oral em Cuidados Paliativos,
  8. Educação e Formação em Cuidados Paliativos
  9. Layout e Organização de Espaços

Bibliografia Obrigatória

Portenoy, R.K., & Bruera, E. ; Topics in Palliative Care (vol.1), New York: Oxford University Press, 1997
Twycross, R. ; Cuidados Paliativos (2º edição)., Lisboa: Climepsi Editora, 2003
Doyle, D.; Oxford Textbook of Palliative Medicine (4th edition), New York: Oxford University Press, 2004
Barbosa, A., & Neto, I.G.; Manual de Cuidados Paliativos, Faculdade de Medicina de Lisboa, Lisboa., 2006
Nunes, R., Rego, F., Rego G.; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área dos Cuidados Paliativos, na interface com os Cuidados de Acompanhamento. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 67,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das atividades letivas programadas, que, para o efeito de aprovação, está sujeita a regime de verificação de presença ou participação.

Fórmula de cálculo da classificação final

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
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