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Princípios de Dados de Saúde

Código: PDCDS19_03     Sigla: DATA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1T Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciência de Dados de Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCDS 18 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 14 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Alberto da Silva Freitas Regente
Rui António da Cruz de Vasconcelos Guimarães Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,86
Teorico-Prática: 1,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,857
José Alberto da Silva Freitas 0,071
Júlio César Botelho de Souza 0,035
Rui António da Cruz de Vasconcelos Guimarães 0,071
João Augusto Pinho da Costa das Neves Viana 0,035
Teorico-Prática Totais 1 1,143
José Alberto da Silva Freitas 0,285

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta unidade curricular pretende dotar os alunos dos conhecimentos, aptidões e comportamentos que lhes permitam compreender os processos de recolha, organização e gestão de dados em saúde, e em particular os potenciais problemas de qualidade de dados.

Resultados de aprendizagem e competências

Especificamente, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Procurar e compreender potenciais problemas de qualidade de dados no contexto dos sistemas de informação em saúde;
- Identificar e classificar problemas de qualidade de dados segundo várias dimensões, em em grandes volumes de dados;
- Perceber os processos de codificação e de auditoria na manutenção da qualidade da informação biomédica;
- Acesso e reutilização de registos clínicos para fins de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Natureza dos dados, volume de dados (big data), governo de dados;
Qualidade de dados: exemplos, identificação de potenciais problemas, abordagens;
Preparação de dados;
Análise exploratória de dados;
Auditoria e qualidade da codificação clínica;
Acesso e reutilização de dados clínicos para fins de investigação.

Software: R

Bibliografia Obrigatória

MIT Critical Data; Secondary Analysis of Electronic Health Records, Springer, Cham, 2016. ISBN: 978-3-319-43742-2

Bibliografia Complementar

Cruz-Correia RJ, Rodrigues PP, Freitas A, Almeida FC, Chen R, Altamiro C-P.; Chapter: Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records, In: Hristidis V, editor. Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; p. 55-95., 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas com apresentação e discussão de temas (com exemplos de aplicação em saúde), exercícios em grupo e individuais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 50% no trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por trabalho de grupo (75%) e exame final (25%).
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