Princípios de Dados de Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1T 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDCDS |
18 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
14 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos dos conhecimentos, aptidões e comportamentos que lhes permitam compreender os processos de recolha, organização e gestão de dados em saúde, e em particular os potenciais problemas de qualidade de dados.
Resultados de aprendizagem e competências
Especificamente, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Procurar e compreender potenciais problemas de qualidade de dados no contexto dos sistemas de informação em saúde;
- Identificar e classificar problemas de qualidade de dados segundo várias dimensões, em em grandes volumes de dados;
- Perceber os processos de codificação e de auditoria na manutenção da qualidade da informação biomédica;
- Acesso e reutilização de registos clínicos para fins de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Natureza dos dados, volume de dados (big data), governo de dados;
Qualidade de dados: exemplos, identificação de potenciais problemas, abordagens;
Preparação de dados;
Análise exploratória de dados;
Auditoria e qualidade da codificação clínica;
Acesso e reutilização de dados clínicos para fins de investigação.
Software: R
Bibliografia Obrigatória
MIT Critical Data; Secondary Analysis of Electronic Health Records, Springer, Cham, 2016. ISBN: 978-3-319-43742-2
Bibliografia Complementar
Cruz-Correia RJ, Rodrigues PP, Freitas A, Almeida FC, Chen R, Altamiro C-P.; Chapter: Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records, In: Hristidis V, editor. Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; p. 55-95., 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teórico-práticas com apresentação e discussão de temas (com exemplos de aplicação em saúde), exercícios em grupo e individuais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Nota mínima de 50% no trabalho de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação por trabalho de grupo (75%) e exame final (25%).