Código: | OPT170 | Sigla: | GESTSTRESS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Não |
Unidade Responsável: | Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 0 | Plano Oficial 2021 | 5 | - | 2 | 19 | 54 |
Docente | Responsabilidade |
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Margarida Maria Carvalho de Figueiredo Ferreira Braga | Regente |
Teorico-Prática: | 1,36 |
Explorar as diferentes formas de experienciar o stress;
Avaliar vulnerabilidade e resiliência ao stress;
Conhecer formas de reduzir o potencial de stress;
Fornecer recursos para lidar com o stress.
Identificar e definir burnout; estratégias de prevenção e mecanismos de coping
Detetar consequências físicas e psicológicas da síndrome de burnout
Conhecer as intervenções psicoterapêuticas e psicossociais na síndrome de burnoutSegundo as conceções atuais o stress não é concebido como um estímulo nem como uma resposta, mas como uma interação. Variáveis psicossociais e biológicas medeiam a relação entre as exigências do meio e os recursos que o individuo tem disponíveis para lhes responder.
O conhecimento dos modelos de stress e da neurofisiologia da resposta ao stress, complementada com as evidências de um envolvimento do sistema imune nesta resposta irão contextualizar a relação entre stress e doença. Hábitos e estilos de vida e outros mecanismos que influenciam a resiliência perante situações stressantes podem formatar modelos de prevenção e intervenção, conferindo consistência às propostas discutidas.
A aprendizagem dos sinais e sintomas de burnout, a perceção do impacto desta entidade no bem estar físico e psicológico vai permitir aos estudantes desenvolver a capacidade de sinalizar e intervir em populações em risco, desenvolvendo mecanismos de coping complementados com estratégias psico e farmacoterapêuticas.1.a Fisiologia do stress – neuroendocrinologia e neuroimunologia do stress
1.b Consequências da experiência de stress
Programas de intervenção e manejo de stress
Relação entre burnout e qualidade de vida, perturbações psicossomáticas e doença física
Seminários e teórico-práticas – 19h total, que incluirão:
Componente Teórica – Exposição introdutória teórica dos conteúdos programáticos, baseada na revisão da literatura científica relevante e atualizada. Consulta e recolha bibliográfica.
Componente Teórico-prática - Apresentação e discussão de casos ilustrada com vídeos didáticos exemplificativos; discussão e identificação pelos estudantes das reações normais e patológicas aos acontecimentos stressantes; Observação de situações reais e simuladas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 19,00 |
Total: | 54,00 |
Assiduidade - 75% é o número mínimo de presenças
Assiduidade, participação ativa, atitude e comportamento profissional (20%).
Avaliação sumativa objetiva e padronizada – mini testes abrangendo a componente teórica (60%)
Desenvolvimento e integração dos conhecimentos adquiridos – elaboração de um protocolo de sinalização ou intervenção para situações traumáticas com impacto na prática clínica (20%)