Código: | MI633 | Sigla: | PED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 259 | Plano Oficial 2021 | 6 | - | 6 | 96 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Inês Ferreira Agueda de Azevedo | Regente |
Cintia Gonçalves de Castro Correia | Regente |
Seminário: | 0,57 |
Estágio: | 2,86 |
Objectivos de aprendizagem - conhecimentos, aptidões e competências (domínios cognitivo, afetivo e psico-motor) a desenvolver pelos estudantes:
Objetivos gerais: Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.
Objetivos específicos:
O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais fatores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; promoção de hábitos de vida saudáveis; promoção da literacia em saúde; medidas sociais de proteção à criança; rede de cuidados de saúde.
Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.
O aluno deverá:
Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.
Saber recolher dados da anamnese.
Saber observar crianças, dos vários grupos etários.
Saber decidir, de forma criteriosa, exames subsidiários de diagnóstico.
Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.
Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.
Ser capaz de tomar algumas decisões terapêuticas.
Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.
Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.
Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de comportamento ético.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação, em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria.
Os conteúdos programáticos permitem ainda aos alunos a aquisição de um melhor conhecimento da criança e adolescente saudáveis e das práticas de medicina preventiva em pediatria.
O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos alunos na assistência às crianças e adolescentes em diferentes contextos clínicos hospitalares, no ambulatório, no internamento e em serviços de urgência dos serviços ou departamentos de Pediatria.
Na prática clínica, o aluno deverá ser capaz de integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria adquiridas no ano prévio com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:
Conteúdos programáticos:
O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos estudantes que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Para cumprimento dos objetivos é proporcionado ao estudante a frequência de um Centro de Saúde para melhor conhecimento da criança e do adolescente saudável, da sua integração na família e na comunidade e das práticas de medicina preventiva (imunizações, e intervenção em áreas de saúde nas redes locais do ensino pré-escolar e escolar). Na prática clínica, o estudante deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 80,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Realização de Estágio | 80,00 |
Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 16,00 |
Total: | 162,00 |
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
80% Classificação do estágio (Avaliação por Tutor)
10% Trabalho de Grupo /Apresentação e discussão de caso clínico
10% Apresentação e discussão de caso clínico (individual)
As 96 horas de contacto repartem-se pela atividade clínica no internamento, no ambulatório e no serviço de Urgência Pediátrica.
O ensino decorre durante quatro semanas, correspondente a 6 ECTS (162 horas de actividade total). Durante aquele período os estudantes estagiarão nas enfermarias, na consulta externa e no serviço de urgência, de acordo com as escalas designadas pelo seu tutor.
Os alunos de cada grupo serão distribuídos pelo Centro Hospitalar de S. João e pelos Hospitais Afiliados com os quais a FMUP tem protocolo de colaboração.
A cada discente será distribuído um Caderno de Estágio, onde constam os objetivos da unidade curricular e a metodologia a cumprir. Devem registar em local próprio as atividades desenvolvidas, a assiduidade e os resumos de histórias clínicas.
A avaliação distribuída sobre a sua atividade e a classificação final fundamentada será preenchida pelo tutor e terá um peso relativo de 80% na classificação final. A avaliação incluirá também a discussão de um relatório clínico, no final do período do bloco, com um peso relativo de 10% na classificação final. Alem disso 10% da classificação final será atribuida pela apresentação e discussão de um caso clinico (trabalho de grupo) em seminário.