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Pediatria (Prática Clínica)

Código: MI633     Sigla: PED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 13-09-2021 a 29-07-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 259 Plano Oficial 2021 6 - 6 96 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Ferreira Agueda de Azevedo Regente
Cintia Gonçalves de Castro Correia Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivos de aprendizagem - conhecimentos, aptidões e competências (domínios cognitivo, afetivo e psico-motor) a desenvolver pelos estudantes:


Objetivos gerais:
Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.

Objetivos específicos:

O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais fatores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; promoção de hábitos de vida saudáveis; promoção da literacia em saúde; medidas sociais de proteção à criança; rede de cuidados de saúde.

Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.

O aluno deverá:

Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.

Saber recolher dados da anamnese.

Saber observar crianças, dos vários grupos etários.

Saber decidir, de forma criteriosa, exames subsidiários de diagnóstico.

Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.

Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.

Ser capaz de tomar algumas decisões terapêuticas.

Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.

Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.

Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de comportamento ético.

Resultados de aprendizagem e competências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação, em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria.

Os conteúdos programáticos permitem ainda aos alunos a aquisição de um melhor conhecimento da criança e adolescente saudáveis e das práticas de medicina preventiva em pediatria.

O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos alunos na assistência às crianças e adolescentes em diferentes contextos clínicos hospitalares, no ambulatório, no internamento e em  serviços de urgência dos serviços ou departamentos de Pediatria.

Na prática clínica, o aluno deverá ser capaz de integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria adquiridas no ano prévio com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:

  • Prevenção
  • Infeções correntes em Pediatria
  • Outros problemas correntes em Pediatria 
  • Crescimento patológico
  • Doenças do recém-nascido
  • Doenças pulmonares
  • Doenças cardíacas
  • Doenças gastrintestinais
  • Doenças do foro genitourinário
  • Doenças hematopoiéticas
  • Malformações congénitas
  • Perturbações do comportamento
  • Suporte básico de vida pediátrico
  • Criança gravemente doente

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos estudantes que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Para cumprimento dos objetivos é proporcionado ao estudante a frequência de um Centro de Saúde para melhor conhecimento da criança e do adolescente saudável, da sua integração na família e na comunidade e das práticas de medicina preventiva (imunizações, e intervenção em áreas de saúde nas redes locais do ensino pré-escolar e escolar). Na prática clínica, o estudante deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:

  • Prevenção
  • Infeções correntes em Pediatria
  • Problemas correntes em Pediatria
  • Crescimento patológico
  • Doenças cardíacas
  • Doenças do recém-nascido
  • Doenças gastrintestinais
  • Genética clínica
  • Doenças renais
  • Doenças pulmonares
  • Perturbações do comportamento
  • Doenças hematopoiéticas
  • Suporte básico de vida pediátrico
  • Criança gravemente doente

Bibliografia Obrigatória

De Onis M, Garza C, Onyango AW, Martorell R.; o WHO child growth standards. Acta Pædiatr 2006;95(suppl 450).

Bibliografia Complementar

Beheram and Vaughan eds; o Nelson’s Textbook of Pediatrics - . Saunders company. 19th edition, Philadelphia, 2017.
Long S, Pickering LK & Prober C.; Principles and Practice of Pediatric Infectious Diseases, 5th Edition. 2018
Professor Doutor Videira Amaral; Tratado de Clinica Pediátrica Vol. I ((Acesso online gratuito com as credencias Utilizador: User.externo Password: dL2wsX0zI%HjGfDB#ulMN*i# LINK https://www.tratadoclinicapediatrica.pt/wp-admin ))
Guerrero-Fernández J., Cartón Sánchez A, Barreda Bonis A., Menéndez Suso J., Ruiz Domínguez J. ; Manual de Diagnóstico y Terapéutica en Pediatría, Panamericana, 2018. ISBN: 13: 9788491101307
Tom Lissauer & Will Carroll; llustrated Textbook of Paediatrics,6th Edition, Elsevier, 2021
Karen Marcdante; Robert M. Kliegman; Nelson Essentials of Pediatrics, 8th Edition, Elsevier, 2018
Karen Duderstadt; Pediatric Physical Examination 3rd Edition, Elsevier, 2018. ISBN: 9780323476508
Guiomar Oliveira; Jorge Saraiva (Coordenadores); ; Lições de Pediatria (vol. I e vol. II), , Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. ISBN: ISBN 978-989-26-1300-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:


As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria.

O modo efetivo e coerente que permite atingir os objetivos de aprendizagem é feito com a integração do estudante na atividade clínica diária dos serviços /departamentos de Pediatria, a nível do ambulatório, internamento e urgência. Será assim possível que o estudante aprenda a diagnosticar e a tratar as doenças pediátricas mais frequentes e a identificar e orientar as doenças menos frequentes para as quais não ppossui as competências necessárias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 80,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Realização de Estágio 80,00
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 16,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação contínua sobre a sua actividade e caderno de estágio será fundamentada e preenchida pelo tutor e terá um peso relativo de 80% na classificação final. O tutor irá analisar competências na prática clínica, relacionamento e atitudes com os doentes e familiares, integração na equipe de trabalho; capacidade de autoaprendizagem e sua aplicação na prática clínica e aspetos éticos.

Para obter a frequência da Unidade Curricular o estudante terá de ter na avaliação contínua um mínimo de 60% do valor, ou seja 9,6 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

80% Classificação do estágio (Avaliação por Tutor)

10% Trabalho de Grupo /Apresentação e discussão de caso clínico

10% Apresentação e discussão de caso clínico (individual)

As 96 horas de contacto repartem-se pela atividade clínica no internamento, no ambulatório e no serviço de Urgência Pediátrica.

O ensino decorre durante quatro semanas, correspondente a 6 ECTS (162 horas de actividade total). Durante aquele período os estudantes estagiarão nas enfermarias, na consulta externa e no serviço de urgência, de acordo com as escalas designadas pelo seu tutor.

Os alunos de cada grupo serão distribuídos pelo Centro Hospitalar de S. João e pelos Hospitais Afiliados com os quais a FMUP tem protocolo de colaboração.

A cada discente será distribuído um Caderno de Estágio, onde constam os objetivos da unidade curricular e a metodologia a cumprir. Devem registar em local próprio as atividades desenvolvidas, a assiduidade e os resumos de histórias clínicas.
A avaliação distribuída sobre a sua atividade e a classificação final fundamentada será preenchida pelo tutor e terá um peso relativo de 80% na classificação final. A avaliação incluirá também a discussão de um relatório clínico, no final do período do bloco,  com um peso relativo de 10% na classificação final. Alem disso 10% da classificação final será atribuida pela apresentação e discussão de um caso clinico (trabalho de grupo) em seminário.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida por prova oral.
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