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Saúde Mental

Código: MSP12_28     Sigla: MSP12_28

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 15-07-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 12 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Duarte Miranda de Gusmão Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,07
Teorico-Prática: 0,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,07
Ricardo Duarte Miranda de Gusmão 1,07
Teorico-Prática Totais 1 0,85
Ricardo Duarte Miranda de Gusmão 0,85

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os objetivos da unidade curricular envolvem: (1) a definição de conceitos e a abordagem de aspetos históricos correlacionados com a saúde mental, a saúde mental pública, a psicologia e a psiquiatria ajustados aos agentes em saúde pública, (2) a literacia em saúde mental, (3) a epidemiologia das perturbações mentais, (4) o desenho de estudos epidemiológicos e o efeito de intervenções em saúde mental, (5) instrumentos de avaliação em saúde mental, (6) indicadores de saúde mental, (7) legislação, organização de serviços e programas de saúde mental em Portugal.

Um objetivo crucial é a exposição de casos práticos: (1) a epidemiologia e a prevenção do suicídio, (2) a incidência, a prevalência, as incapacidades e a mortalidades das doenças mentais no mundo e em Portugal, (3) programas de literacia em saúde mental nos cuidados de saúde primários, (4) programas de literacia em saúde mental nas escolas e universidades, (5) a saúde mental no trabalho, (6) ética e valores – a denegação e o estigma, (7) os conflitos em saúde mental e os viezes dos estudos e dos investigadores, e (8) os media e a saúde mental.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos de aprendizagem são a aquisição de conhecimentos em conceitos, valores e políticas específicos de saúde mental pública, bem como em epidemiologia aplicada à frequência e distribuição de indicadores e determinantes de saúde e de doença mental, na população geral, em populações clínicas, e em populações de risco.

Os mestrandos irão adquirir competências na gestão de ferramentas conceptuais, documentais e instrumentais que os habilitarão a avaliar criticamente e a desenhar programas de intervenção em saúde mental pública.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceitos de saúde mental

  2. Nosologia da psicopatologia e das perturbações mentais

  3. Epidemiologia e impacto das perturbações mentais

  4. Doenças mentais e físicas

  5. Planeamento dos cuidados de saúde mental e organização dos serviços

  6. Saúde mental pública: desafios presentes e futuros, e determinantes sociais

  7. Questões de investigação no domínio da saúde mental

  8. Promoção da saúde mental e prevenção da doença mental

  9. Prevenção do suicídio

Bibliografia Obrigatória

Kristian Wahlbeck; Public mental health: the time is ripe for translation of evidence into practice, World Psychiatry, 2015
World Health Organization; The World Health Report 2001: Mental health: new understanding, new hope., Geneva: World Health Organization., 2001. ISBN: 9241562013
World Health Organization; World mental health report: transforming mental health for all, Geneva: World Health Organization, 2022. ISBN: 978-92-4-004933-8

Bibliografia Complementar

Bhugra D, Bhui K, Wong SYS, Gilman SE; Oxford Textbook of Public Mental Health, Oxford University Press, 2018. ISBN: 9780198792994

Observações Bibliográficas

Em cada sessão serão fornecidas outras referências bibliográficas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso decorre ao longo de nove sessões com um total de 27 horas das quais 15h00 serão teóricas -- seminários -- e 12h00 teórico-práticas. Nestas horas a tipologia usada será (1) a discussão temática, (2) a aula invertida, e (3) a apresentação de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença em 21 horas do curso, ou sete módulos de 3h00 cada em nove.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação incluirá:



  • 10% de assiduidade -- 21h00 = 0 valores; 24h00 = 1 valor; 27h00 = 2 valores



  • 30% de participação apresentando trabalho e espontâneo = 6 valores



  • 60% redação de um mini-relatório/short-paper com no máximo 3000 palavras sobre um tema trabalhado durante a unidade curricular = 12 valores



Os tópicos relevantes na avaliação são (1) julgamento demonstrado na escolha de temas relevantes (científicos, encargos, intervenção), (2) pensamento crítico, (3) enquadramento intelectual na ciência baseada em evidências, (4) gestão de conflitos intelectuais de interesse e (5) habilidade em comunicação em saúde.
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