Modelos animais em doença metabólica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 15-07-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MBE |
5 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
25 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,857 |
Jorge Miguel de Ascenção Oliveira |
|
0,143 |
Elisa Oliveira Braga Keating |
|
0,071 |
Maria de Fátima Moreira Martel |
|
0,071 |
Inês Maria Falcão Sousa Pires Marques |
|
0,071 |
Miguel Filipe Tavares da Luz Soares |
|
0,071 |
Raquel Ângela Silva Soares Lino |
|
0,071 |
Manuel Nuno de Magalhães Pinheiro Alçada |
|
0,359 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,285 |
Manuel Nuno de Magalhães Pinheiro Alçada |
|
0,285 |
Seminário |
Totais |
1 |
0,642 |
Elisa Oliveira Braga Keating |
|
0,161 |
Manuel Nuno de Magalhães Pinheiro Alçada |
|
0,481 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se fornecer conhecimentos sobre vários tipos de modelos animais aplicáveis ao estudo de doenças metabólicas. Tratando-se de modelos animais, os aspetos éticos não podem ser descurados pelo que também serão abordados. Assim, espera-se que os estudantes aprendam a avaliar diferentes modelos escolhendo os mais adequados do ponto de vista ético e científico. Aprendendo também a justificar a escolha de um modelo
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes aprendam a avaliar diferentes modelos escolhendo os mais adequados do ponto de vista ético e científico. Aprendendo também a justificar a escolha de um modelo
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Importância de modelos animais. Modelos Alternativos. Ética em modelos animais. Modelos de transporte,
de angiogénese, de diabetes, de hipertensão e de obesidade. Modelos de animais transgénicos. Noções de estatística para modelos animais. Modelos animais e Culturas celulares. Peixes, roedores e animais de grande porte como modelos de investigação.
Bibliografia Obrigatória
Hau, J., & Schapiro, S.J. ; Handbook of Laboratory Animal Science, Volume III: Animal Models, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As várias apresentações irão expor aos estudantes diversos tipos de modelos animais explorando as suas vantagens e desvantagens. De seguida, os estudantes serão convidados a procurar um modelo para um problema metabólico concreto, justificando a sua utilização quer do ponto de vista científico, quer ético e legal. Esta pesquisa individual e tutorada visa dotar os estudantes das competências necessárias para uma melhor escolha dos modelos animais.
A avaliação será efetuada com base num relatório onde constará o modelo escolhido e a justificação da sua utilização. Nesse relatório deve constar: o enquadramento científico do modelo, a explicação da escolha da espécie, o porquê da utilização deste modelo e a sua relevância (particularmente a translação para o Homem). O relatório será avaliado pela equipa docente numa classificação final de 0 a 20.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
25,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
55,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento pedagógico em vigor
Fórmula de cálculo da classificação final
O relatório será avaliado pela equipa docente numa classificação final de 0 a 20.