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Metodologias em angiogénese

Código: MBE05     Sigla: MIA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 13-09-2021 a 06-02-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado em Metabolismo - Biopatologia e Experimentação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MBE 7 Plano Oficial 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Ângela Silva Soares Lino Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,50
Prática: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,50
Maria Rita Baldaque Sousa Soares da Silva Negrão 0,036
Raquel Ângela Silva Soares Lino 0,035
Prática Totais 1 1,00
Raquel Ângela Silva Soares Lino 1,00

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Português (eventualmente inglês e houver estudantes internacionais)

Objetivos

Adquirir conhecimentos teóricos sobre o processo angiogénico, nomeadamente sobre os principais estímulos pró e anti-angiogénicos. Compreender os mecanismos moleculares em condições fisiológicas e patológicas, e a sua modulação através de estratégias nutricionais e/ou farmacológicas. Aplicação de diferentes metodologias em células endoteliais para estudar diferentes estadios do processo angiogénico (proliferação, invasão, migração, formação de estruturas tipo capilares) e desenvolver um projeto laboratorial sobre o efeito de compostos com potencial pró ou antiangiogénico. Serão discutidos outros modelos de avaliação do processo angiogénico, nomeadamente em modelos animais (zebrafish, ratos, ensaio CAM), e em matrizes 3D para aplicação em regeneração de tecidos.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram competências teóricas e prática laboratorial das metodologias para a avaliação do processo angiogénico. Serão discutidos os principais estímulos pró e anti-angiogénicos, os mecanismos moleculares envolvidos, e a sua desregulação em certas patologias. Serão apresentados os modelos celulares e animais mais utilizados para avaliar o processo angiogénico por investigadores especialistas nesta área.

Pretende-se que os alunos desenvolvam um projeto de investigação nas aulas práticas onde irão ser testados compostos em células endoteliais e os resultados irão ser apresentados e discutidos no final da unidade curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução. Mecanismos de vascularização e vias de sinalização

Moduladores angiogénicos

Angiogénese em matrizes 3D e sua aplicação em regeneração de tecidos

Metodologias de avaliação da angiogénese em culturas celulares e modelos animais

Bibliografia Obrigatória

Costa R, Rodrigues I, Guardão L, Lima JQ, Sousa E, Soares R, Negrão R; Polyphenol-induced modulation of VEGF signaling in diabetes: Unveiling the angiogenic paradox and metabolism interplay, 2016 (Mol Nutr Cell Biol 2016, 61 (4): 1-12)
AL Torres, SJ Bidarra, MT Pinto, C Aguiar, EA Silva, C Barrias. ; Guiding morphogenesis in cell-instructive microgels for therapeutic angiogenesis (Biomaterials 2018, 154:34-47)
Pereira AR, Mendes TF, Ministro A, Teixeira M, Filipe M, Santos JM, Bárcia RN, Goyri-O'Neill J, Pinto F, Cruz PE, Cruz HJ, Santos SC. ; Therapeutic angiogenesis induced by human umbilical cord tissue-derived mesenchymal stromal cells in a murine model of hindlimb ischemia (Stem Cell Res Ther. 2016;7(1):145.)
Cao Y, Langer R; A review of Judah Folkman's remarkable achievements in biomedicine. (Proc Natl Acad Sci U S A. 2008; 105:13203-5)

Bibliografia Complementar

Eelen G, de Zeeuw P, Simons M, Carmeliet P; Endothelial Cell Metabolism in Normal and Diseased Vasculature
Soares R; Angiogenesis in metabolic syndrome. In: Oxidative stress, inflammation and angiogenesis in metabolic syndrome (In: Oxidative stress, inflammation and angiogenesis in metabolic syndrome. Edts Soares R and Costa C. Springer-Verlag, The Netherlands, 2009; p 85-99)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, , Aulas práticas, apresentação dos resultados obtidos na componente prática.

Avaliação: Apresentação de um projeto de investigação desenvolvido nas aulas práticas, assiduidade e avaliação contínua.

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 80,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 6,00
Trabalho de investigação 14,00
Total: 24,00

Obtenção de frequência

Participação em pelo menos 75% das horas letivas

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Nota Final = 0,80*(classificação na apresentação)+0,20* (assiduidade e avaliação contínua)
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