Código: | MEAC16_1 | Sigla: | CEAC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação Académica e Clínica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEAC | 9 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Amélia Duarte Ferreira | Regente |
Teórica: | 0,71 |
Teorico-Prática: | 0,43 |
Seminário: | 0,38 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 0,71 |
Maria Amélia Duarte Ferreira | 0,286 | ||
Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz | 0,143 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,43 |
Maria Amélia Duarte Ferreira | 0,429 | ||
Seminário | Totais | 1 | 0,38 |
Maria Amélia Duarte Ferreira | 0,143 | ||
Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz | 0,071 |
A unidade curricular “Contextualização da educação académica e clínica"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de desenvolver as competências estratégicas para lidar com os desafios que se colocam às instituições académicas e clínicas em situação de globalização e mudança tecnológica.
No final desta unidade, os estudantes estarão capazes de:
1- identificar os principais desafios que se colocam às instituições académicas e clínicas em contexto de globalização e mudança tecnológica
2- Apreciar padrões de qualidade académica e clínica com base em indicadores previamente estabelecidos
3- Delinear estratégias de ação capazes de responder aos desafios da diversidade e complexidade típicos das instituições académicas e clínicas1- Globalização e mudança nos sistemas académicos e clínicos no século XXI
2- Diversidade e complexidade dos sistemas académicos e clínicos
3- Padrões de qualidade académica e clínica
4- Desafios académicos e clínicos para o século XXIEsta UC será implementada com base numa combinatória metodológica apoiada em:
(a) Exposição de temas selecionados (seminários com especialistas convidados)
(b) Análise em pequenos grupos de artigos, capítulos de livros, videos e outros materiais sobre contextualização académica e clínica
(c) Grupos de discussão sobre temas da atualidade com impacto nas instituições académicas e clínicas
(d) Estudo independente/autónomo
Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos: (1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (25%); (2) avaliação sumativa realizada através de um ensaio no final da UC (75%).Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Total: | 81,00 |
Assiduidade de 75%.
Avaliação formativa ponderada em 25% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.
Avaliação sumativa (ensaio sobre os perfis dos profissionais de saúde) ponderada em 75% na classificação final.