Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » PD_ME13

Lab Rotation and/or Advanced Course

Código: PD_ME13     Sigla: LabRot

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 13-09-2021 a 31-07-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Metabolismo - Clínica e Experimentação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDMCE 6 Plano Oficial do ano letivo 2019 1 - 3 12 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Ângela Silva Soares Lino Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 0,21
Seminário: 0,21
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 0,21
Raquel Ângela Silva Soares Lino 0,21

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português, eventualmente inglês se a rotação laboratorial for no estrangeiro (ou o curso for internacional)

Objetivos

Dar a oportunidade aos estudantes de conhecerem diferentes ambientes de laboratório, com o objetivo de adquirirem competências técnicas úteis ao desenvolvimento da sua tese.

Permitir acesso ao estado-da-arte nos domínios em que desenvolvem o seu doutoramento, através da participação em cursos avançados onde podem presenciar a apresentação de casos clínicos, workshops e mesas redondas por investigadores de renome na área.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se com esta UC que os estudantes adquiram competências úteis ao desenvolvimento do seu trabalho de tese. As Lab rotations têm como finalidade dar acesso a metodologias laboratoriais inovadoras que se realizam nos diferentes laboratórios na área do metabolismo. A participação em cursos avançados dá ao estudante a possibilidade de obter uma visão alargada sobre um determinado tema, e permitir o contacto com investigadores reconhecidos internacionalmente em tópicos relevantes para a sua tese.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A escolha dos conteúdos programáticos será feita por cada estudante mediante aceitação da Comissão Científica do ciclo de estudos.

Bibliografia Obrigatória

Dave O'Connor; How to succeed in PhD program lab rotations (https://dho.pathology.wisc.edu/how-to-succeed-in-phd-program-lab-rotations/)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC contará com a participação dos estudantes em lab rotations internacionais. Foram já contactados investigadores nas áreas do metabolismo em várias UO e Laboratórios Associados da Universidade do Porto, do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, da Universidade de Cambridge, Universidade de Córdoba e Universidade de Santiago, Espanha. O estudante poderá ainda sugerir um laboratório que lhe convier, a ser avaliado pela Comissão científica do programa doutoral. O investigador responsável (IR) pela respetiva unidade de investigação ou curso deverá assinar um parecer sobre a atividade do estudante no seu laboratório.

A participação em cursos avançados requer a apresentação de um certificado de presença assinado pela comissão organizadora do curso.

A avaliação consta da realização de um pequeno relatório pelo estudante com as atividades desenvolvidas no âmbito da UC. Serão ainda considerados para a avaliação o parecer do IR, e o certificado de presença no curso avançado

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 2,00
Realização de Estágio 12,00
Total: 14,00

Obtenção de frequência


Participação em pelo menos 75% das horas de estágio/curso de pós-graduação.

Os estudantes terão de apresentar um declaração assinada pelo tutor/investigador ou docentes responsável pelo estágio laboratorial/hospitalar ou curso de pós-graduação, que ateste a frequência e participação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

Nota Final = 0,80*(classificação do relatório)+0,20* (assiduidade e avaliação contínua)

Observações

No final, o estudante apresenta um relatório sucinto com a metodologia e ensaios e conhecimentos adquiridos na UC, que será objeto de avaliação pela comissão científica do PDMCE.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-07-05 às 17:32:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias