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Biopatologia I

Código: MI320     Sigla: BIOPAT_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=365
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 251 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 9 84,5 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor Martins Soares David Regente
Elsa Maria Pereira da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Seminário: 2,50
Outras: 0,54
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 0,11
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,11
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 0,11
Maria Leonor Martins Soares David 0,12
Fernando Carlos de Landér Schmitt 0,11
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,11
José Carlos Lemos Machado 0,11
Ana Paula Soares Dias Ferreira 0,11
Valdemar de Jesus Conde Máximo 0,11
Práticas Laboratoriais Totais 20 40,00
Ana Isabel Pereira Marques 0,293
João Manuel Marques Miranda Magalhães 0,60
Catarina Pedrosa da Costa 0,30
Irene Gullo 0,057
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 4,50
Elisabete Silva Rios 0,75
Elsa Maria Pereira da Fonseca 4,50
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 4,00
Fernando Carlos de Landér Schmitt 4,00
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 4,00
José Carlos Lemos Machado 4,50
Maria Leonor Martins Soares David 4,50
Ana Paula Soares Dias Ferreira 4,00
Valdemar de Jesus Conde Máximo 4,00
Seminário Totais 5 12,50
Pedro Augusto Amoroso de Passos Canão 0,293
Irene Gullo 0,18
João Manuel Marques Miranda Magalhães 0,20
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 1,00
Elsa Maria Pereira da Fonseca 1,00
Maria Leonor Martins Soares David 1,00
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 1,00
Fernando Carlos de Landér Schmitt 1,00
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 1,00
José Carlos Lemos Machado 1,00
Mário António Seixas Alegria Teixeira 1,00
Ana Paula Soares Dias Ferreira 1,00
Valdemar de Jesus Conde Máximo 1,00
Outras Totais 5 2,70
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,02
Maria Leonor Martins Soares David 0,02
Mário António Seixas Alegria Teixeira 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem clínico-patológica. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem e interpretem lesões aplicando uma linguagem apropriada. Espera-se que deste modo os alunos aperfeiçoem as suas capacidades de análise e integração de dados e de tomada de decisão sobre problemas de etiopatogénese, diagnóstico e prognóstico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Grandes tipos lesionais; Introdução à patologia molecular; Interação genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasia; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Doenças isquémicas, metabólicas, degenerativas e auto-imunes; Patologia inflamatória e infecciosa do tubo digestivo, figado, pulmão e rim.

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar, Abul K Abbas, Jon C Aster; Pathologic Basis of Disease, Elsevier, 2015. ISBN: 978-0-323-26616-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

243 horas/estudante, correspondente a 85h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2,5horas/sem – seminário; 2 horas/sem de aulas práticas, 7,5horas de reuniões anátomo-clínicas e autópsia. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. O seminário semanal também é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. Entre os Seminários inclui-se a discussão de casos de autopsia. A UC contempla ainda quatro Conferências Anátomo-Clínicas (CACs) da FMUP/CHSJoão com uma duração total de 6h. Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para a preparação dos seminários.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Frequência das aulas 85,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Exame Prático (4,5 valores), Exame Teórico (13,5 valores), Avaliação dos Seminários (1 valor) e das Aulas Práticas (0,5 valores) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (0,5 valores). A classificação final resulta da soma das classificações parcelares.

O exame prático é constituído por 33 questões de escolha múltipla (com duas ou cinco opções de escolha) e tem a duração de 25 minutos (45 segundos/pergunta). O exame teórico é constituído por 100 questões de escolha múltipla (todas com 5 opções de escolha) e tem a duração de 100 minutos (1 minuto/pergunta). Não há nota mínima em nenhum dos componentes da avaliação.

Todas as respostas de ambos os exames (Prático e Teórico) darão lugar a desconto: cada resposta errada em perguntas com 5 opções de escolha descontará o equivalente a ¼ da cotação duma resposta certa; cada resposta errada em perguntas com 2 opções de escolha descontará o equivalente à cotação duma resposta certa. Em cada Exame serão eliminadas, para todos os alunos, as 13 perguntas (3 do Exame Prático e 10 do Exame Teórico) que tiverem menor capacidade discriminativa, sendo apenas contabilizadas para a classificação do Exame as 120 perguntas restantes.

A frequência das Aulas Práticas e dos Seminários ou CACs é obrigatória e a assiduidade é contabilizada na avaliação: serão descontados 0,5 valores (3-4 faltas), 1 valor (5-6 faltas) e 1,5 valores (7 faltas). Não haverá cumprimento da assiduidade se o aluno exceder o limite de 25% de faltas às aulas de frequência obrigatória.

Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.

Em nenhuma das componentes da avaliação distribuída (quizzes, avaliação de seminários e aulas práticas) há lugar a avaliação de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP.

Preparação das aulas práticas e dos seminários semanais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

 

Melhoria de classificação

Os alunos com mais de 17 valores poderão fazer exame oral para defesa da classificação obtida, com o conhecimento de que o resultado da prova oral pode ser o de manutenção, subida ou descida da nota. Se os referidos alunos optarem por não fazer exame oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 17 valores. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação, excepto as que venham a decorrer de processos de contestação previstos no artigo 22º do Regulamento Pedagógico da FMUP.

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