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Morfofisiologia do Aparelho Digestivo

Código: MI227     Sigla: MAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 340 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 57 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fani Lourença Moreira Neto Regente
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes Regente
Pedro Alberto da Graça Pereira Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,07
Teorico-Prática: 1,14
Práticas Laboratoriais: 2,39
Seminário: 0,11
Outras: 0,36
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,07
Pedro Alberto da Graça Pereira 0,07
Teorico-Prática Totais 20 22,80
Marina Felicidade Dias Neto 0,404
André de Sousa Ferreira 0,25
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,371
Marta Borges Canha 0,372
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,058
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,046
Rodrigo Manuel Robalo Curado de Vilares Morgado 0,029
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,038
Hélio José da Costa Alves 1,00
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,26
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 0,50
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 0,522
João Manuel Palmeira Rocha Neves 0,25
António Avelino Ferreira Saraiva Silva 1,49
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,26
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,42
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,052
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,006
Fani Lourença Moreira Neto 1,49
Célia da Conceição Duarte Cruz 1,49
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 1,49
Ana Rita Gonçalves Cardoso 0,006
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,491
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,06
Pedro Alberto da Graça Pereira 1,00
António Álvaro Pereira De Pinho 0,42
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,26
João Carlos Bettencourt de Medeiros Relvas 0,77
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,371
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,505
Jennifer Mâncio Silva 0,032
Joana Oliveira Miranda 0,591
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,054
Fábio Sousa Nunes 0,26
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 0,50
Maria Dulce Cordeiro Madeira 1,00
Francisco Xavier de Sousa-Cardoso Simões Marrana 0,50
Ana Sofia da Cunha Teixeira 0,50
Rafael Clara Martins 0,363
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,337
Armando Cardoso 1,00
João Carlos Pinheiro Costa 0,50
Tiago Alexandre Ferreira Tuna 0,50
Ana Filipa Oliveira Moleiro 0,133
Marta Ramos Tavares da Silva 0,024
Gabriel Faria Da Costa 0,394
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,212
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 0,15
António Henrique Pereira Neves 0,50
Francisco Pereira Gonçalves 0,427
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,006
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,104
Práticas Laboratoriais Totais 20 47,80
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,077
Armando Cardoso 1,50
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 1,00
Hélio José da Costa Alves 2,00
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 0,50
André de Sousa Ferreira 0,25
Fábio Sousa Nunes 0,52
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,521
Joana Oliveira Miranda 1,182
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,103
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,424
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,981
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 1,01
João Carlos Bettencourt de Medeiros Relvas 0,77
Célia da Conceição Duarte Cruz 1,49
Rafael Clara Martins 0,726
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,84
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 1,50
Tiago Alexandre Ferreira Tuna 0,50
Francisco Pereira Gonçalves 0,854
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,743
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,521
Marina Felicidade Dias Neto 0,807
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 1,043
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,209
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,116
Ana Rita Gonçalves Cardoso 0,011
Ana Sofia da Cunha Teixeira 0,50
António Henrique Pereira Neves 0,50
Maria Dulce Cordeiro Madeira 1,00
João Manuel Palmeira Rocha Neves 0,25
Ana Filipa Oliveira Moleiro 0,267
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,121
Gabriel Faria Da Costa 0,787
Jennifer Mâncio Silva 0,065
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,743
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,011
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,092
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,52
Rodrigo Manuel Robalo Curado de Vilares Morgado 0,059
António Avelino Ferreira Saraiva Silva 1,49
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,108
Pedro Alberto da Graça Pereira 2,00
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,011
António Álvaro Pereira De Pinho 0,42
Fani Lourença Moreira Neto 1,49
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 1,49
João Carlos Pinheiro Costa 0,50
Marta Borges Canha 0,743
Marta Ramos Tavares da Silva 0,047
Francisco Xavier de Sousa-Cardoso Simões Marrana 0,50
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,673
Outras Totais 5 1,80
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 0,06
Daniel Humberto Pozza 0,06
Joana Oliveira Miranda 0,019
Ana Filipa Oliveira Moleiro 0,019
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,019
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,019
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,019
Rodrigo Manuel Robalo Curado de Vilares Morgado 0,019
Marta Borges Canha 0,019
Marta Ramos Tavares da Silva 0,019
Ana Sofia da Cunha Teixeira 0,045
João Carlos Bettencourt de Medeiros Relvas 0,06
António Álvaro Pereira De Pinho 0,06
António Avelino Ferreira Saraiva Silva 0,06
Célia da Conceição Duarte Cruz 0,06
Fani Lourença Moreira Neto 0,067
Jennifer Mâncio Silva 0,019
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 0,045
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,019
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,019
Isaura Ferreira Tavares 0,06
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,019
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,019
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,019
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,019
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,019
Fábio Sousa Nunes 0,019
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,019
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,019
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,045
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 0,045
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,019
Rafael Clara Martins 0,019
Pedro Alberto da Graça Pereira 0,045
Armando Cardoso 0,045
Hélio José da Costa Alves 0,045
Tiago Alexandre Ferreira Tuna 0,045
Marina Felicidade Dias Neto 0,019
Gabriel Faria Da Costa 0,019
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes 0,06
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa 0,06
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,019
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,019
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,019
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 0,045
Francisco Xavier de Sousa-Cardoso Simões Marrana 0,045
Francisco Pereira Gonçalves 0,019
Ana Rita Gonçalves Cardoso 0,019
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 0,019
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,019
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,019
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,019
André de Sousa Ferreira 0,045
João Manuel Palmeira Rocha Neves 0,045
António Henrique Pereira Neves 0,045
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-05.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal desta Unidade Curricular é a descrição da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

- Descrever os princípios gerais da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo. Estar familiarizado com a terminologia anatómica, possuindo capacidade de observação e técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;

- Descrever a estrutura normal, macroscópica e microscópica, e o modo de funcionamento do sistema digestivo;

- Ter adquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

- Capacidade de resolução de problemas;

- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.

Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Fisiologia digestiva - introdução. Regulação neuroendócrina da motilidade e secreções gastrointestinais. 
Fisiologia do aparelho estomatognático. Mastigação e deglutição.
Fisiologia da Faringe e esófago -deglutição. Fisiologia gástrica. 
Transporte intestinal de água e eletrólitos. 
Intestino delgado. Digestão e absorção de glícidos e proteínas. Digestão e absorção de lipídios, vitaminas e iões. Cólon e defecação.
Patologia gastrointestinal: principais aspetos fisiopatológicos.
Fisiologia integrada do aparelho digestivo - casos clínicos e endoscopia. Fisiologia hepática e das vias biliares. Fisiologia glândulas salivares e do pâncreas exócrino.


Histologia da Cavidade Oral e do Trato Gastrointestinal. Histologia das Glândulas Anexas ao Aparelho Digestivo: Glândulas Salivares; Fígado e Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino. Sistema Neuroendócrino Difuso. Desenvolvimento Embrionário do Aparelho Digestivo.


Anatomia geral do aparelho digestivo. Organização topográfica das suas vísceras. Boca, língua e glândulas salivares. Mastigação. Faringe e esófago. Deglutição. Estômago. Intestino delgado. Intestino grosso. Vascularização. Fígado e vias biliares. Pâncreas e canais pancreáticos. Irrigação arterial das vísceras abdominais. Sistema porta hepático. Anatomia geral do peritoneu.

 

Bibliografia Obrigatória

Susan Standring; Gray's Anatomy - The Anatomical Basis of Clinical Practice, 41st Edition , Elsevier, 2015
Richard Drake, A. Wayne Vogl, Adam Mitchell; Gray's Anatomy for Students, 4th Edition, Elsevier, 2019
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology, 3rd Edition, Elsevier, 2016. ISBN: 9780323427968
John E. Hall; Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, Saunders, 2015. ISBN: 978-1455770052
Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford; Wheater's Functional Histology, A Text and Colour Atlas, 6th Edition, Churchill Livingstone, 2013
Anthony L Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas, Thirteenth Edition, McGraw Hill, 2013
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012
T.W. Sadler; Langman Medical Embryology 13rd edition, Lippincott Williams and Wilkins, 2014. ISBN: 9781469897806

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teórica, teórico-práticas, práticas e seminários, perfazendo um total de 50 horas de contacto (incluindo avaliação). A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento pedagógico da FMUP

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Aplica-se apenas aos estudantes de 1ª inscrição na unidade curricular e tem caráter obrigatório para estes estudantes. A classificação obtida na avaliação contínua não será transportável para os anos letivos seguintes em caso de não aprovação.
Será realizada do seguinte modo:

Histologia: Teste de cariz teórico-prático, com 5 perguntas de verdadeiro/falso, a ser realizado no Moodle em cada aula teórico-prática. Os resultados desta avaliação têm o valor de 50% da classificação prática da componente de Histologia e Embriologia da UC.

Fisiologia: Excepcionalmente devido ao contexto pandémico não haverá avaliação contínua. Contudo, o aluno para poder realizar o teste prático deverá ter assiduidade em pelo menos 80% das aulas teórico-práticas.

Anatomia: Não haverá componente de avaliação contínua.

 

EXAME FINAL - consta de uma prova prática e de uma prova teórica.


Prova prática (P)


Será realizada de modo distinto para os conteúdos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.


Anatomia: A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 14 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os estudantes 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas. A prova corresponderá a 100% da classificação prática de Anatomia.

Histologia e Embriologia: prova prática a realizar na plataforma Moodle, consoante indicações que serão fornecidas oportunamente. O teste prático é composto por 10 perguntas: 6 perguntas de escolha múltipla com 5 opções de resposta e 4 perguntas de correspondência (equivalentes a fazer legendas de figuras). Em cada pergunta o estudante encontrará uma imagem com órgão ou estrutura(s) histológica(s) para identificação. Estão também incluídas imagens de microscopia eletrónica. As perguntas aparecerão sequencialmente e de forma aleatória para cada aluno e entre alunos; não será permitido voltar à pergunta anterior. Serão lançadas 2 perguntas em cada página do Moodle. Nas perguntas de escolha múltipla não será possível indicar mais que uma opção. Não haverá penalização pela escolha de opções erradas. Este exame terá a duração de 7 minutos.


Para os estudantes de 1ª inscrição, a prova prática contará 50% da classificação prática de Histologia e Embriologia. Todos os estudantes nestas condições têm obrigatoriamente que realizar as avaliações contínuas e a avaliação prática para o cálculo da classificação “prática” da componente de Histologia e Embriologia e para acederem ao exame teórico.

Para os estudantes repetentes ou com estatutos especiais (Trabalhadores-estudantes), sem obrigação de frequência às aulas teórico-práticas, a prova prática corresponderá a 100% da classificação prática de Histologia e Embriologia.


Fisiologia: a prova será realizada na plataforma Moodle sendo as indicações acerca da sua realização fornecidas oportunamente. Terá a duração de 8 minutos. Consiste em 20 questões de vertente prática sob a forma de Verdadeiro/Falso. A prova corresponderá a 100% da classificação prática de Fisiologia.



Todas as provas práticas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação final da componente prática da unidade curricular será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia (40%), Fisiologia (33,3%) e Histologia e Embriologia (26,7%). A classificação final obtida nesta avaliação prática será utilizada para a obtenção da classificação FINAL de Morfofisiologia do Aparelho Digestivo.


Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das classificações práticas (a Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia), obtiverem uma classificação média mínima de 10 valores. Esta classificação mantém-se válida para as outras épocas de avaliação ordinárias do ano letivo em curso para os estudantes que reprovem (ou faltem) na prova teórica.


Os alunos que reprovarem ou faltarem à avaliação prática desta UC na época normal terão que repetir a avaliação prática na época de recurso.


Nota importante: A falta de comparência a qualquer um dos componentes da MAD (Anatomia, Histologia e Embriologia ou Fisiologia) levará à não aprovação dos estudantes na prova prática.

 


O formato de avaliação prática poderá sofrer alterações de acordo com as condições sanitárias (COVID-19) e, nesse caso, os estudantes serão informados oportunamente.

 



Prova teórica (T)


A prova privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão e consta de 60 perguntas, distribuídas do seguinte modo:


- 24 serão de resposta aberta e curta. Estas perguntas estarão agrupadas aos pares, num conjunto de 12 perguntas com duas alíneas cada. Serão destinadas a avaliar os conhecimentos obtidos em Anatomia.


- 36 serão de escolha múltipla, das quais 16 serão destinadas aos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologiae 20 aos obtidos em Fisiologia. Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correta ou está mais correta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa. Algumas das perguntas, tanto de resposta aberta como de escolha múltipla, integrarão conhecimentos de Anatomia, Histologia e Fisiologia.


Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação final da prova teórica da unidade curricular será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia (40%), Fisiologia (33,3%) e Histologia e Embriologia (26,7%).


Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 10/20 valores. Só nesses casos será feito o cálculo da classificação final (CF).

 

A classificação final (CF) de MAD será calculada de acordo com a seguinte fórmula:


                                CF = (2T + P) / 3



em que T é a classificação obtida na componente teórica e P é a classificação obtida na componente prática.

 


Nota importantes
Os estudantes que em qualquer época de exames obtiverem aprovação no exame prático, mas não no exame teórico, não terão que repetir o exame prático em qualquer outra época do mesmo ano letivo.

 

 

 

 

Melhoria de classificação

Os pedidos de melhoria de classificação implicam a realização, de novo, dos exames prático e teórico nas três componentes da UC (anatomia, fisiologia e histologia e embriologia). Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico. A classificação final de melhoria resulta do cálculo ponderado das classificações obtidas no conjunto de provas (prática + teórica) de uma só fase. Serão usadas essas novas classificações para o novo cálculo da classificação final. Para estes estudantes, as classificações obtidas nas avaliações contínuas não serão tidas em consideração.
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