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Morfofisiologia do Aparelho Locomotor

Código: MI109     Sigla: MAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 431 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 9 85 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Dulce Cordeiro Madeira Regente
Fani Lourença Moreira Neto Regente
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,29
Teorico-Prática: 1,79
Práticas Laboratoriais: 3,57
Seminário: 0,11
Outras: 0,32
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,29
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,21
Teorico-Prática Totais 20 35,80
Fani Lourença Moreira Neto 3,27
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,062
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,062
Hélio José da Costa Alves 2,071
André de Sousa Ferreira 0,517
Maria Dulce Cordeiro Madeira 2,00
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 0,22
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,049
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,062
Marina Felicidade Dias Neto 0,062
Gabriel Faria Da Costa 0,236
Diogo da Cunha Cabral 1,55
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 0,824
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,062
Joana Oliveira Miranda 0,062
João Fernandes Silva 1,00
Francisco Xavier de Sousa-Cardoso Simões Marrana 1,035
Daniel Humberto Pozza 3,27
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa 0,95
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,086
Susana Maria de Sousa Silva Ferreira 2,00
Marta Ramos Tavares da Silva 0,062
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 2,60
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,062
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,062
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,062
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,062
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,345
Ana Sofia da Cunha Teixeira 1,035
João Paulo Ferreira de Castro 0,517
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 1,55
Fábio Sousa Nunes 0,062
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,062
Ana Rita Gonçalves Cardoso 0,049
Rafael Clara Martins 0,062
Francisco Pereira Gonçalves 0,345
Manuel João Neves Ferreira Pinto 0,10
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,062
Rodrigo Manuel Robalo Curado de Vilares Morgado 0,049
José Manuel Sá da Silva 1,035
Inês Maria Falcão Sousa Pires Marques 0,074
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,062
Isaura Ferreira Tavares 3,21
Ana Filipa Oliveira Moleiro 1,185
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 0,517
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,071
João Carlos Pinheiro Costa 0,579
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,062
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,021
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,266
Ana Sofia Abreu Ramos 1,035
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,062
Pedro Alberto da Graça Pereira 0,961
Marta Borges Canha 0,062
Práticas Laboratoriais Totais 20 71,40
João Carlos Pinheiro Costa 1,00
José Manuel Sá da Silva 2,00
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,124
Gabriel Faria Da Costa 0,471
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,124
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,124
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,124
Francisco Xavier de Sousa-Cardoso Simões Marrana 2,00
Hélio José da Costa Alves 4,00
Fábio Sousa Nunes 0,124
Marta Borges Canha 0,124
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,171
Rodrigo Manuel Robalo Curado de Vilares Morgado 0,098
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,043
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,69
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,124
Manuel João Neves Ferreira Pinto 1,985
Pedro Alberto da Graça Pereira 1,00
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 3,00
Francisco Pereira Gonçalves 0,69
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa 1,90
João Paulo Ferreira de Castro 1,00
Marina Felicidade Dias Neto 0,124
Susana Maria de Sousa Silva Ferreira 3,788
Fani Lourença Moreira Neto 6,55
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,124
Joana Oliveira Miranda 0,124
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,098
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,124
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,531
Ana Sofia Abreu Ramos 2,00
Isaura Ferreira Tavares 6,43
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 1,00
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,124
Ana Sofia da Cunha Teixeira 2,00
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 0,44
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 2,00
André de Sousa Ferreira 1,00
João Fernandes Silva 2,00
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 3,00
Ana Rita Gonçalves Cardoso 0,098
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,142
Inês Maria Falcão Sousa Pires Marques 0,148
Marta Ramos Tavares da Silva 0,124
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,124
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,124
Ana Filipa Oliveira Moleiro 2,663
Daniel Humberto Pozza 6,55
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,124
Rafael Clara Martins 0,093
Maria Dulce Cordeiro Madeira 5,589
Diogo da Cunha Cabral 3,00
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,124
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,124
Seminário Totais 1 0,11
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,11
Outras Totais 5 1,60
Pedro Alberto da Graça Pereira 0,026
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 0,026
Fábio Sousa Nunes 0,007
Gabriel Faria Da Costa 0,007
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,007
Marta Borges Canha 0,007
Diogo da Cunha Cabral 0,026
Ana Sofia Abreu Ramos 0,026
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 0,026
Rafael Clara Martins 0,007
Ana Rita Gonçalves Cardoso 0,007
Francisco Xavier de Sousa-Cardoso Simões Marrana 0,026
Isaura Ferreira Tavares 0,026
Susana Maria de Sousa Silva Ferreira 0,026
João Fernandes Silva 0,026
Manuel João Neves Ferreira Pinto 0,007
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,007
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,007
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,007
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,007
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,007
Rodrigo Manuel Robalo Curado de Vilares Morgado 0,007
Daniel Humberto Pozza 0,026
José Manuel Sá da Silva 0,026
André de Sousa Ferreira 0,026
João Carlos Bettencourt de Medeiros Relvas 0,026
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,007
João Paulo Ferreira de Castro 0,026
Ana Filipa Oliveira Moleiro 0,007
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 0,026
Célia da Conceição Duarte Cruz 0,026
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 0,026
Fani Lourença Moreira Neto 0,026
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 0,026
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,007
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,007
Francisco Pereira Gonçalves 0,007
Joana Oliveira Miranda 0,007
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,007
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,007
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,007
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,007
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 0,026
Ana Sofia da Cunha Teixeira 0,026
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,026
João Carlos Pinheiro Costa 0,026
Hélio José da Costa Alves 0,026
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa 0,026
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes 0,026
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,007
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,007
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,007
Marina Felicidade Dias Neto 0,007
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,007
António Avelino Ferreira Saraiva Silva 0,026
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,007
Inês Maria Falcão Sousa Pires Marques 0,007
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,007
Marta Ramos Tavares da Silva 0,007
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-10-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

 - Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia.

- Estar familiarizando  com a terminologia anatómica, histológica e fisiológica.

- Ter desenvolvido a sua capacidade de observação.

- Ter desenvolvido a técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada.

 - Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento do sistema locomotor;

- Ter adiquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica. 

Resultados de aprendizagem e competências

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:
 
- Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;
 
- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;
 
- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.
  
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Terminologia anatómica. Anatomia geral dos ossos. Anatomia geral das articulações. Anatomia geral dos músculos e das fáscias. Coluna vertebral óssea. Superfície exocraniana do osso occipital. Articulações intrínsecas da coluna vertebral. Articulações da coluna vertebral com a cabeça. Músculos das goteiras vertebrais e da nuca. Osso ilíaco. Articulações e ligamentos da pelve. Pelve osteoarticular. Esterno. Costelas. Cartilagens costais. Articulações do tórax. Paredes torácicas. Músculos do tórax. Diafragma. Músculos e fáscias das paredes abdominais. Músculos e fáscias da pelve e do períneo. Ossos, articulações, músculos e fáscias do membro superior. Ossos, articulações, músculos e fáscias do membro inferior. Postura e locomoção.

Fisiologia das membranas celulares. Mecanismos de contração muscular. Fisiologia do músculo esquelético. Fisiologia do músculo liso. Junção neuromuscular. Princípios fisiológicos do eletromiograma. Biomecânica músculo-esquelética. Adaptação muscular esquelética à atividade física.

Introdução à Histologia e Embriologia. Tecidos epiteliais de revestimento. Tecidos epiteliais glandulares. Tecidos conjuntivos moles. Tecidos conjuntivos duros: cartilagem e osso. Tecidos Musculares: esquelético, liso e cardíaco. Embriologia Geral.

Bibliografia Obrigatória

R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitche; Gray´s Anatomy for students
S. Standring; GRAY’S ANATOMY
L. M. Ross, E. D. Lamperti.; Atlas of Anatomy
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology,3rd Edition, Elsevier, 2016
Gilbert, S.F; Developmental Biology, Sinauer Associates Inc
Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford; Wheater's Functional Histology, A Text and Colour Atlas, 6th Edition, Churchill Livingstone, 2013
Anthony L Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas, Thirteenth Edition, McGraw Hill, 2013
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012
T.W. Sadler; Langman Medical Embryology 13rd edition, Lippincott Williams and Wilkins, 2014. ISBN: 9781469897806
John E. Hall;Guyton and Hall ; Textbook of Medical Physiology, 13th Edition, Saunders, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas, teórico-práticas, seminários com discussão de casos-problema, e aulas práticas, perfazendo um total de 85 horas de contacto (incluindo avaliação). A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Frequência das aulas 85,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das actividades lectivas programadas, com excepção das aulas teóricas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua

Aplica-se apenas aos estudantes de 1ª inscrição na unidade curricular e é obrigatória. Será aplicável apenas ao presente ano lectivo, não sendo transportável para os anos seguintes em caso de não aprovação. Será realizada do seguinte modo:

Anatomia:

- Prática: identificação de 4 estruturas anatómicas no final de cada aula prática, com a duração de 2 minutos. A classificação obtida contribuirá para 20% da classificação final da prova prática de Anatomia.

- Teórica: teste de 4 perguntas de resposta curta, com a duração de 2 minutos, realizado no final de cada aula prática. A classificação obtida contribuirá para 20% da classificação final da prova teórica de Anatomia.

Histologia:

- Prática: consiste em apontar correctamente 3 estruturas em todas as aulas teórico-práticas e é indispensável para aceder ao exame prático, mas não acarreta uma classificação quantitativa.

- Teórica: teste de cariz teórico-prático, com 5 perguntas de verdadeiro/falso, a ser realizada no Moodle em cada aula teórico-prática. Os resultados desta avaliação têm o valor de 50% da classificação prática da componente de Histologia e Embriologia da UC.

Fisiologia: corresponde à prestação individual dos alunos nas aulas teórico-práticas (items avaliados: assiduidade, participação nas aulas, assertividade) ao longo do semestre. Contribuirá para 20% da classificação obtida na avaliação prática de Fisiologia.

EXAME FINAL - consta de uma prova prática e de uma prova teórica.

Prova prática (P) Será realizada na data prevista da época de exames e de modo distinto para os conteúdos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

Anatomia: prova de tipo “gincana” com a duração de 10 minutos. Consistirá na identificação de 20 estruturas anatómicas, que estarão colocadas aos pares, tendo os alunos 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas. Para os estudantes de 1ª inscrição, a prova contará para 80% da classificação prática de Anatomia. Para os estudantes repetentes, a prova corresponderá a 100% da classificação prática de Anatomia.

Histologia e Embriologia: será realizada na plataforma Moodle, consoante indicações que serão fornecidas oportunamente, e terá a duração de 8 minutos. O teste é composto por 10 perguntas: 6 perguntas de escolha múltipla com 5 opções de resposta e 4 perguntas de correspondência (equivalentes a fazer legendas de figuras). Em cada pergunta o estudante encontrará uma imagem com órgão ou estrutura(s) histológica(s) para identificação. Estão também incluídas imagens de microscopia eletrónica. As perguntas aparecerão sequencialmente e de forma aleatória para cada aluno e entre alunos; não será permitido voltar à pergunta anterior. Serão lançadas 2 perguntas em cada página do Moodle. Nas perguntas de escolha múltipla não será possível indicar mais que uma opção. Não haverá penalização pela escolha de opções erradas. Para os estudantes de 1ª inscrição, a prova contará para 50% da classificação prática de Histologia e Embriologia. Para os estudantes repetentes, a prova corresponderá a 100% da classificação prática de Histologia e Embriologia.

Fisiologia: a prova será realizada na plataforma Moodle sendo as indicações acerca da sua realização fornecidas oportunamente. Terá a duração de 8 minutos. Consiste em 20 questões de vertente prática sob a forma de Verdadeiro/Falso. Para os estudantes de 1ª inscrição, a prova contará 80% da classificação prática de Fisiologia. Para os estudantes repetentes, a prova corresponderá a 100% da classificação prática de Fisiologia.

Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova prática será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia (56%), Histologia e Embriologia (29%), e Fisiologia (15%).

Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas (Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia), obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.

Nota importante: A falta de comparência a qualquer um dos componentes da MFL (Anatomia, Histologia e Embriologia ou Fisiologia) levará à não aprovação dos estudantes na prova prática.

Prova teórica (T)

Consta de 80 perguntas (0,25 valores/pergunta), distribuídas do seguinte modo:

- 46 serão de resposta aberta e curta. Estas perguntas estarão agrupadas aos pares, num conjunto de 23 perguntas com duas alíneas cada. Serão essencialmente destinadas a avaliar os conhecimentos obtidos em Anatomia. Para os estudantes de 1ª inscrição, a prova contará para 80% da classificação teórica de Anatomia. Para os estudantes repetentes, a prova corresponderá a 100% da classificação teórica de Anatomia.

- 34 serão de escolha múltipla, das quais 22 serão destinadas aos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologia e 12 aos obtidos em Fisiologia. Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correcta ou está mais correcta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa. Algumas das perguntas, tanto de resposta aberta como de escolha múltipla, integrarão conhecimentos de Anatomia, Histologia e Fisiologia.

Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova teórica de MAL será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores. Isto será condição essencial para o cálculo da classificação final.

A classificação final (CF) de MFL será calculada através da fórmula:
CF = (2CT + 1CP)/3

em que CT é a classificação obtida no exame teórico e CP é a classificação obtida no exame prático.

Notas importantes:

  1. Os estudantes que em qualquer época de exames obtiverem aprovação no exame prático, mas não no exame teórico, não terão que repetir o exame prático em qualquer outra época do mesmo ano lectivo.
  2. Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que repetir os exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia. Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico. Para estes estudantes, as classificações obtidas nas avaliações contínuas não serão tidas em consideração.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

 

Melhoria de classificação

Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que repetir os exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia. Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico. Para estes estudantes, as classificações obtidas nas avaliações contínuas não serão tidas em consideração

Observações

Os métodos de ensino e avaliação poderão ter que ser alterados caso ocorram alterações significativas do estado epidemiológico.
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