Abordagens metodológicas em neurociências
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Neurociências |
Ocorrência: 2020/2021 - SP (de 01-09-2020 a 31-07-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDN |
2 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
40 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
6 |
1,26 |
Ana Maria Marques Valentim |
|
0,027 |
Ana Cristina Estrela de Oliveira Charrua Cordeiro |
|
0,054 |
António Avelino Ferreira Saraiva Silva |
|
0,068 |
Armando Cardoso |
|
0,004 |
Clara Maria Pires Costa Bastos Monteiro |
|
0,036 |
Dora Raquel da Silva Pinho |
|
0,014 |
Maria Dulce Cordeiro Madeira |
|
0,005 |
Fani Lourença Moreira Neto |
|
0,07 |
Manuel Fernando dos Santos Barbosa |
|
0,043 |
Filipe Almeida Monteiro |
|
0,064 |
Maria Isabel Torres Martins |
|
0,006 |
Isaura Ferreira Tavares |
|
0,027 |
Manuela Sofia Rodrigues Morato |
|
0,007 |
Miguel Filipe Tavares da Luz Soares |
|
0,107 |
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov |
|
0,071 |
Paulo José Campos Linhares Vieira |
|
0,018 |
Paulo Ricardo Baptista Silva Branco |
|
0,123 |
Paulo Jorge da Silva Correia de Sá |
|
0,057 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,002 |
Sofia Alexandra Duque Santos Fernandes |
|
0,018 |
Teresa Maria de Jesus Teixeira de Sousa |
|
0,013 |
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo |
|
0,079 |
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes |
|
0,212 |
Práticas Laboratoriais |
Totais |
6 |
7,26 |
Ana Cristina Estrela de Oliveira Charrua Cordeiro |
|
0,179 |
António Avelino Ferreira Saraiva Silva |
|
0,021 |
Armando Cardoso |
|
0,011 |
Boris Safronov |
|
0,007 |
Carlos Manuel Gomes Reguenga |
|
0,179 |
Célia da Conceição Duarte Cruz |
|
0,134 |
Daniel Humberto Pozza |
|
0,188 |
Dora Raquel da Silva Pinho |
|
0,008 |
Fani Lourença Moreira Neto |
|
0,134 |
Maria Isabel Torres Martins |
|
0,025 |
Maria Mafalda Vieira Pereira Gonçalves de Sousa |
|
0,021 |
Miguel Filipe Tavares da Luz Soares |
|
0,286 |
Paulo Jorge da Silva Correia de Sá |
|
0,114 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,011 |
Sofia Alexandra Duque Santos Fernandes |
|
0,179 |
Teresa Maria de Jesus Teixeira de Sousa |
|
0,008 |
Helder Rui Cardoso da Cruz |
|
0,036 |
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes |
|
0,22 |
Clara Maria Pires Costa Bastos Monteiro |
|
0,14 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC destina-se a fornecer ao estudante conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes metodologias empregues em neurociências, que ele terá oportunidade de aprender mediante a escolha voluntária de um leque de módulos opcionais, de acordo com os seus interesses científicos e eventual projeto de tese.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante dispõe de um vasto leque de opções distribuídas por dezoito componentes curriculares distintas (módulos), de que deve selecionar seis. Ao tomar conhecimento dos fundamentos e modo de utilização de várias técnicas, o estudante desenvolve a capacidade de planear corretamente a abordagem experimental de questões científicas diversas no domínio das neurociências. Estas competências ajudá-lo-ão no desenho de um projeto de investigação, tanto para doutoramento como após o doutoramento, e permitir-lhe-ão compreender e criticar os resultados de outros investigadores, aptidão fundamental para a construção sólida de um determinado corpo de conhecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1 - Abordagens Farmacológicas - António Albino Teixeira (coordenador)
Módulo 2 - Microdiálise in vivo - Mª Isabel Martins (coordenador)
Módulo 3 - Análise Microscópica - António Avelino (coordenador)
Módulo 4 - Visualização de Células Vivas - Paulo Correia de Sá (coordenador)
Módulo 5 - Métodos Estereológicos - Dulce Madeira (coordenador)
Módulo 6 - Cultura de Neurónios - Ana Charrua (coordenador)
Módulo 7 - Produção e Validação de Modelos Animais - Fani Neto (coordenador)
Módulo 8- Genetically manipulated animal models - Miguel Soares (coordenador)
Módulo 9 - Cirurgia Estereotáxica e Microcirurgia - Fani
Neto (coordenador)
Módulo 10- Neurotraçadores - Isaura Tavares (coordenador)
Módulo 11 - Electrofisiologia - Vasco Galhardo (coordenador)
Módulo 12 - Avaliação Comportamental - Clara Monteiro e Joana Ferreira Gomes (coordenadoras)
Módulo 13 - Neuroimagem - Isabel Ramos (coordenador)
Módulo 14 - Bioinformática essencial - Filipe Monteiro (coordenador)
Módulo 15 - Neurociências computacionais - Mafalda Sousa (coordenador)
Módulo 16 - Processamento de sinal - Paulo Branco (coordenador)
Módulo 17 - Bioestatística - Rui Magalhães (coordenador)
Bibliografia Obrigatória
RD Goldman & DL Specto (eds) .; Live Cell Imaging: A Laboratory Manual, , New York, NY: Cold Spring Harbour Laboratory Press, 2005
R Ian Freshney; Culture of Animal Cells: A Manual of Basic Technique and Specialized Applications, 6th Edition, New Jersey, WileyBlackwell, 2010
L. W. Haynes (editor); Neuron in Tissue Culture, IBRO Handbook series: methods in Neuroscience volume 18, New Jersey, John Wiley & Sons. ISBN: 1999
G Paxinos & C Watson (eds); The rat brain in stereotaxic coordinates, 6th Edition, Sydney, Academic press, 2006
L.R. Squire et al., (eds); Fundamental Neuroscience, 3rd Edition, Canada, Academic press, 2008
Bibliografia Complementar
S Peterson; Drug microinjection in discrete brain regions.Tujunga, California, Kopf Carrier, 50 16., (www.kopfinstruments.com/Carrier/downloads/Carrier50.pdf, 1998
Schaefer PW et al.,; Diffusionweighted MR imaging of the brain. Radiology 217:33145, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O estudante conta com o acompanhamento do seu tutor para a escolha dos conteúdos que melhor se lhe
adaptam em termos de formação prévia e investigação a desenvolver no futuro. A unidade baseia-se em aprendizagem prática, hands on, em ambiente de laboratório. O tamanho pequeno dos grupos é garantido, sempre que necessário, pela multiplicação das sessões. A unidade conta ainda com um pequeno número de sessões teóricopráticas para aprendizagem dos fundamentos das
metodologias em estudo. Os estudantes têm acesso prévio a bibliografia específica e são aconselhados a procurarem o seu tutor e os professores sempre que necessário.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Estudo autónomo |
100,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante tem de ter frequência individual em cada um dos 6 módulos que escolher frequentar com aproveitamento mínimo em cada um. A avaliação em cada módulo tem em conta a capacidade crítica do estudante e a sua preparação prévia, bem como a sua prestação nas sessões práticas.
Dependendo de cada módulo, poderá consistir na realização de teste escrito, trabalho escrito, apresentação oral de artigos científicos, apresentação e discussão de trabalho realizado nas aulas, elaboração escrita de pequenos projetos exploratórios e/ou prestação do aluno nas aulas presenciais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos seis módulos selecionados pelo estudante, isto é:
(M1+M2+M3+M4+M5+M6)/6
Melhoria de classificação
Existe a possibilidade de melhorar a classificação durante a época de recurso, através da repetição da prova de avaliação nos módulos em que a avaliação possua teste escrito final realizado simultaneamente por todos os alunos. Nos restantes módulos em que não exista teste final a melhoria da classificação é feita por nova frequência de cada módulo individualmente.