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Investigação e Comunicação Científica

Código: IM2014_04     Sigla: ICC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática Médica

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 01-09-2020 a 05-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3228
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Informática Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 22 Plano Oficial (Atualizado Despacho n.º 5137/2020) 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Claudia Camila Rodrigues Pereira Dias Regente
Matilde Filipa Monteiro Soares Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,14
Orientação Tutorial: 1,43
Outras: 0,36
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,14
Claudia Camila Rodrigues Pereira Dias 1,07
Matilde Filipa Monteiro Soares 1,07
Orientação Tutorial Totais 1 1,43
Matilde Filipa Monteiro Soares 0,714
Claudia Camila Rodrigues Pereira Dias 0,714
Outras Totais 1 0,36
Matilde Filipa Monteiro Soares 0,178
Claudia Camila Rodrigues Pereira Dias 0,178

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências

  • Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
  • Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
  • Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
  • Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
  • Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.

Conhecimentos

  • Protocolos de investigação em informática médica;
  • Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
  • Características específicas de artigos de revisão científica;
  • Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
  • Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.

Comportamentos

  • Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
  • Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
  • Fomentar o espírito crítico de análise de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Fases de uma investigação e definição do protocolo
Desenhos de Estudo
Pesquisa bibliográfica
Escrita de artigos científicos
Processo de submissão e revisão científica
Artigos de revisão
Comunicações científicas
Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados
Medidas de localização e dispersão
Introdução à probabilidade
Medidas de frequência e associação
Estatística descritiva e construção e interpretação de tabelas e gráficso
Princípios de inferência estatística (erro padrão, intervalo de confiança, testes de hipótese)
Representatividade de amostra, precisão de resultados, poder do teste
Medidas de agregação para meta-análise

Bibliografia Obrigatória

Fathalla, M., & Fathalla, M; A practical guide for health researchers. World Health Organization, 2004
Gopen, G. D., & Swan, J. A; The Science of Scientific Writing. American Scientist, 78, 550–558, 1977
ICMJE; Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors., 2010
Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. ; The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems. Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80, 2011
Miller, R., & Gardner, R.; Recommendations for responsible monitoring and regulation of clinical software systems. Journal of the American Medical Informatics Association, 4, 442–457, 1997
Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. ; Systematic reviews and meta-analyses: an illustrated, step-by-step guide. National , 2004
A. Petrie and C. Sabin; Medical statistics at a glance, Blackwell, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.

Software

SPSS e/ou JAMOVI

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 23,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença no mínimo em 2/3 das aulas teórico-práticas + nota mínima de 10 em cada componente de avaliação (exame/mini-testes, trabalho de grupo, trabalho individual)

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico ou minitestes (60%), elaboração de comentário artigos científicos (20%) e trabalho prático de análise de dados (20%).

NF = (exame ou testes) * 0.6 + artigo * 0.2 + protocolo * 0.2
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