Comunicação e Publicação Científica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 01-09-2020 a 06-02-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEDS |
5 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
20 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Explicar os fundamentos da comunicação e divulgação em ciência;
- Descrever os principais formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde;
- Caracterizar o artigo científico;
- Descrever o processo editorial;
- Explicar a contribuição do processo de avaliação pelos pares para a garantia da qualidade da investigação científica;
- Elaborar artigos científicos, sumários (abstracts), comunicações orais, posters e protocolos de investigação;
- Descrever os critérios fundamentais de organização, estruturação e escrita de uma tese de mestrado e de doutoramento;
- Apresentar comunicações orais;
- Elaborar slides e posters.
Resultados de aprendizagem e competências
- Explicar os fundamentos da comunicação e divulgação em ciência;
- Descrever os principais formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde;
- Caracterizar o artigo científico;
- Descrever o processo editorial;
- Explicar a contribuição do processo de avaliação pelos pares para a garantia da qualidade da investigação científica;
- Elaborar artigos científicos, sumários (abstracts), comunicações orais, posters e protocolos de investigação;
- Descrever os critérios fundamentais de organização, estruturação e escrita de uma tese de mestrado e de doutoramento;
- Apresentar comunicações orais;
- Elaborar slides e posters.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Fundamentos da comunicação e divulgação em ciência;
- Formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde;
- O artigo científico e o processo editorial;
- Processo de avaliação pelos pares como garante da qualidade da investigação científica;
- Organização, estruturação e escrita do artigo científico;
- Organização, estruturação e escrita de um sumário (abstract);
- Questões fundamentais de linguagem e estilo em divulgação científica;
- Apresentação de gráficos e tabelas;
- Referências e software de gestão de referências;
- Revisões e correções;
- Organização, estruturação e escrita de um protocolo de investigação;
- Organização, estruturação e escrita de uma tese de Mestrado;
- Organização, estruturação e escrita de uma tese de Doutoramento;
- Comunicações orais;
- Iconografia e formatos visuais de comunicação – Slides e Poster.
Bibliografia Obrigatória
Leiyu S; Health Services Research Methods, 2nd editor, Thomson Delmar Learning, 2008. ISBN: 978-1-4283-5229-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica;
Método demonstrativo;
Trabalhos individuais;
Utilização de uma plataforma de e-learning;
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: Elaboração de slides para a apresentação oral de um artigo (50%); Comunicação oral (5 min) de um artigo (50%).