Curso de História do Instrumento Cirúgico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Saúde |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 14-09-2020 a 18-09-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HIC |
3 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer a História do Instrumento Cirúrgico de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares; Sensibilizar para a Museologia na Medicina; Saber a história do instrumento cirúrgico; Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica; Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; Estimular a reflexão sobre a Cirurgia.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências: Os estudantes deverão ser capazes de adquirir conhecimentos evolutivos sobre a História da Cirurgia nos contextos científicos, tecnológicos, técnicos e sociais que mais diretamente se relacionam com a história do instrumento Cirúrgico. Deverão adquirir capacidade para a sua identificação, destreza para participar na produção de novos conteúdos pedagógicos e sensibilidade para a sua salvaguarda.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A) Apresentação do património documental, museológico e artístico da FMUP, fonte de saber médico-histórico nacional e internacional que constituirá o objeto primordial na formação do estudante. B) História do Instrumento Cirúrgico. I Parte.História Geral da Cirurgia. II Parte. Análise da Forma do Instrumento Cirúrgico.III Parte. Análise dos Materiais do Instrumento Cirúrgico. IV Parte. Manufatura do Instrumento Cirúrgico. V Parte. Catalogação do instrumento cirúrgico.
Os conteúdos programáticos incidem nos aspetos mais importantes dos objetivos da UC- a história, a identificação e catalogação, a salvaguarda e a divulgação do instrumento Cirúrgico.
Bibliografia Obrigatória
Ricon-Ferraz, A. ; A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto:Contributo para História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, U.Porto100, 2013. ISBN: ISBN:9789897460050
Ricon-Ferraz, A; ABC do Instrumento Cirúrgico, UP, Ordem dos Médicos, 2010. ISBN: ISBN:978-989-8265-40-1.
Ricon-Ferraz, A. ; Catálogo do Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Circulo Médico, 2000
Graham, H.(; Historia de la Cirurgia, Iberia-Joaquin Gil , 1942
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As diferentes modalidades pedagógicas devem pela reflexão, discussão e a participação do discente potenciar a aprendizagem e promover o conhecimento.
- Aulas teóricas (3horas). Apresentação dos temas com o apoio das fontes documentais e museológicas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
- Aulas teórico – práticas (9 horas). Percurso efetuado pelo estudante, sob orientação docente, a partir das coleções de instrumentos e do acervo documental do Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” da FMUP. Discussão de temas específicos alusivos ao instrumento Cirúrgico.
Outras (2 horas) : Exame (Vinte valores): Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento. O estudante tem de ter frequência (obrigatória 75 %) e uma classificação final do exame de, pelo menos,10valores.
As metodologias de ensino adotadas são dirigidas à aquisição de conhecimentos, habilidades técnicas e competências essenciais para o saber, a preservação e a divulgação do Instrumento Cirúrgico.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
26,50 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
O estudante tem de ter frequência (obrigatória de 75%).
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame (Vinte valores): Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento. O estudante tem de ter frequência e uma classificação final do exame de, pelo menos,10valores.