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Seminários de Projecto de Tese

Código: PDB014     Sigla: PDB014

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 03-02-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 26 Plano do Programa de Doutoramento em Bioética 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Lopes Nunes Regente

Docência - Horas

Seminário: 4,29
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 4,29
Rui Manuel Lopes Nunes 4,285

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminários de Projeto Tese é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica nas áreas de Bioética e Biodireito. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Bioética e Biodireito.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Bioética e Biodireito. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio da Bioética e Biodireito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. E a elaboração de um projeto específico e inovador no domínio da Bioética e Biodireito. Principais áreas:

  1. a) Identificação de um Problema de Investigação
  2. b) Formulação da Hipótese
  3. c) Fontes de informação (internet)
  4. d) Estado da Arte
  5. e) Revisão Bibliográfica
  6. f) Determinação da Metodologia
  7. g) Estudo Empírico
  8. h) Apresentação de Resultados
  9. i) Discussão de Resultados
  10. j) Conclusões
  11. k) Limitações
  12. l) Perspetivas Futuras 

Bibliografia Obrigatória

Nunes, R.; Bioética, Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2010
Beauchamp, T. & Childress, J.; Principles of Biomedical Ethics, New York: Oxford University Press, 2001
Gillon, R.; Principles of Heath Care Ethics, Londres: Wiley, Londres, 1994
Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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