Seminário em Ética e Investigação em Seres Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminário Ética e Investigação em Seres Humanos é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio da investigação em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área da ética da investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área da ética em investigação. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- A investigação em seres humanos e os direitos fundamentais da pessoa à dignidade e à liberdade pessoal.
2- Princípios de ética biomédica: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
3- Investigação em adultos.
4- Investigação em crianças e outras populações vulneráveis.
5- Investigação epidemiológica.
6- Comités de Ética para Investigação e normas procedimentais.
7- Funções dos Comités de Ética: emissão de pareceres, contribuição para a formação de políticas públicas e promoção da literacia em saúde.
8- Comités de Ética na área clínica: recomendações de acordo com as leis e regulamentos nacionais e internacionais.
Bibliografia Obrigatória
World Health Organization (WHO); International Ethical Guidelines for Biomedical Research Involving Human Subjects. Council for International Organizations of Medical Sciences (CIOMS), Geneva, 2002
Washington D.C.; National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioural Research. The Belmont Report. Ethical Principles and Guidelines for the Protection of Human Subjects of Research. , Government Printing Office, 1978
Council of Europe, Strasbourg; Convention for the Protection of Human Rights and Dignity of the Human Being with Regard to the Application of Biology and Medicine, 1996
Tom L. Beauchamp, LeRoy Walters; Contemporary Issues in Bioethics, 2013
Alastair V. Campbell; Bioethics: The Basics, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
51,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante.
Fórmula de cálculo da classificação final
Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e prático.