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Seminário em Bioética Geral

Código: PDB011     Sigla: PDB011

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 26 Plano do Programa de Doutoramento em Bioética 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Lopes Nunes Regente

Docência - Horas

Seminário: 4,28
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 4,28
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 2,14
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 2,14

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminário em Bioética Geral  é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio da Bioética prática em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área da Bioética.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área da Bioética. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- História da Bioética: Em 1970, Van Potter introduziu o termo “bioética” na literatura científica internacional tendo posteriormente atingido a maturidade como uma área científica, académica e de intervenção social, que busca incessantemente os ideais de justiça, igualdade e autorrealização pessoal.

2- Bioética e Sociedade: Face a estes novos poderes que a ciência dá ao homem sobre a vida e sobre si próprio, é imperativo que a sociedade esteja atenta às suas consequências a longo prazo e tome todas as decisões necessárias para promover um desenvolvimento sustentável. 

3- Medicina, Ciência e Bioética: Não podiam escapar a este desafio i.e. numa perspetiva plural e interdisciplinar, questionar o alcance e os limites da tecnologia biomédica em seres humanos.

4- Metodologia da Bioética: Busca da interdisciplinaridade da bioética pode e deve revelar-se como intrinsecamente transdisciplinar.  1000 caracteres

Bibliografia Obrigatória

Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013
Thomas A. Shannon, Nicholas J. Kockler; An Introduction to Bioethics, 2009
Glenn McGee; Bioethics for Beginners: 60 Cases and Cautions from the Moral Frontier of Healthcare, 2012
Marianne Talbot; Bioethics: An Introduction, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante.

Fórmula de cálculo da classificação final

Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e prático.
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