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Seminários

Código: PDB009     Sigla: PDB009

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 28 Plano do Programa de Doutoramento em Bioética 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Guilhermina Maria da Silva Rêgo Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,85
Teorico-Prática: 1,42
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,85
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 0,71
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 0,71
Rui Manuel Lopes Nunes 1,42
Teorico-Prática Totais 1 1,42
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 0,71
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 0,71

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminários  é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio da Bioética e Biodireito em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área da Bioética.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área da Bioética e Biodireito. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular:

  1. Direitos dos Doentes
  2. Ética em Cuidados Paliativos
  3. Responsabilidade Médica
  4. Neuroética
  5. Ética e Investigação em Saúde
  6. Ética e Interrupção de Gravidez
  7. Transplantação de Órgãos
  8. Biologia Sintética
  9. Testamento Vital
  10. Eutanásia

Bibliografia Obrigatória

Thomas A. Shannon, Nicholas J. Kockler; An Introduction to Bioethics, 2009
Lewis Vaughn; Bioethics: Principles, Issues and Cases, 2012
Glenn McGee; Bioethics for Beginners: 60 Cases and Cautions from the Moral Frontier of Healthcare, 2012
Arthur L. Caplan, Robert Arp; Contemporary Debates in Bioethics, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.  

 

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