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Ambiente, Biodiversidade e Biopolítica

Código: PDB007     Sigla: PDB007

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 28 Plano do Programa de Doutoramento em Bioética 1 - 6 60 162

Docência - Horas

Teórica: 2,85
Teorico-Prática: 1,42
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,85
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 1,42
Rui Manuel Lopes Nunes 1,42
Teorico-Prática Totais 1 1,42
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 1,42

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Ambiente, Biodiversidade e Biopolítica é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio da Ética Ambiental e da Importância da Biodiversidade. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área do Ambiente, da Biodiversidade e da Biopolítica. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Relação da bioética com o ambiente, biodiversidade e biopolítica. Evolução histórica e cultural destes conceitos.

2- Proteção do ambiente e da biodiversidade como questão política e social da atualidade.

3- A conservação da biodiversidade como imperativo ético da sociedade democrática e plural. A Convenção sobre a Diversidade Biológica. Casos Práticos.

4- A responsabilidade ambiental das empresas.

5- Fundamentos filosóficos da Ética Empresarial. Os Direitos Humanos fundamentais neste contexto.

6- A responsabilidade social das empresas e os fundos socialmente responsáveis, ou fundos verdes. A responsabilidade e respeito pelo meio ambiente. Casos Práticos.

7- A globalização económica e cultural e seu impacto na degradação do ambiente. A biopolítica do Estado Português. O Instituto do Ambiente.

8- A Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e outras estratégias nacionais neste domínio.

Bibliografia Obrigatória

Robin Attfield; 1- Environmental Ethics: An Overview for the Twenty-First Century, 2014
Nunes, C.; 2- A Ética Empresarial, Porto: Vida Económica, 2004
Alastair V. Campbell; 3- Bioethics: The Basics, 2013
Arthur L. Caplan, Robert Arp; 4- Contemporary Debates in Bioethics, 2013
David R. Keller; 5- Environmental Ethics: The Big Questions, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 102,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.

Observações



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