Ética no Fim da Vida e em Cuidados Paliativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular Ética no Fim da Vida em Cuidados Continuados e Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio das questões éticas no Fim da Vida Humana, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos das questões éticas no final da vida e dos cuidados paliativos para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam a atividade dos profissionais de saúde que trabalham nestas áreas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Suspensão ou abstenção de meios desproporcionados de tratamento: a ressuscitação cardio-pulmonar e as “Ordens de Não-Ressuscitar”. Suspensão de outros tratamentos que prolongam artificialmente a vida. O Estado Vegetativo Persistente.
2- Índices de prognóstico em cuidados intensivos. Critérios de admissão e de alta. O consentimento informado, a recusa e o direito de exigir cuidados intensivos.
3- Distinção entre eutanásia e suspensão de meios desproporcionados de tratamento.
4- Enquadramento histórico-cultural da prática da eutanásia.
5- Conceito de assistência ao suicídio. Disposições normativas existentes em Portugal.
6- A possibilidade de se exercer a competência decisória numa fase irreversível de incompetência.
7- Limites ao princípio do respeito pela autonomia. O testamento vital e a directiva médica.
8- Os cuidados paliativos enquanto resposta ao sofrimento na doença terminal.
Bibliografia Obrigatória
Nancy Berlinger, Bruce Jennings; 1- The Hastings Center Guidelines for Decisions on Life-Sustaining Treatment and Care Near the End of Life: Revised, 2013
Lori Alexander; 2- Palliative Care and Pain Management at the End of Life, NetCE, 2015
Peter Singer; 3- The Life You Can Save: How to Do Your Part to End World Poverty, 2010
Mark Lazenby, Ruth McCorkle; 4- Safe Passage: A Global Spiritual Sourcebook for Care at the End of Life, 2014
Rui Nunes; 5- Testamento Vital, Almedina, 2011
Nunes, R.; Rego, F.; Rego, G; 6- Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
102,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.