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Ética no Início da Vida

Código: PDB004     Sigla: PDB004

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 32 Plano do Programa de Doutoramento em Bioética 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Natália Maria Paiva de Oliva Teles Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,85
Teorico-Prática: 1,42
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,85
Natália Maria Paiva de Oliva Teles 2,85
Teorico-Prática Totais 1 1,42
Natália Maria Paiva de Oliva Teles 1,42

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Ética no Início da Vida  é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio das  questões éticas no início da Vida Humana e da Procriação Medicamente Assistida. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos seus conceitos fundamentais.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema relacionado com as questões éticas no início da vida. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- A origem da vida e a tentativa de definição de Ser Humano e de Pessoa. A problemática da experimentação embrionária.

2- Questões éticas colocadas pelo diagnóstico pré-natal. Conceito de deficiência grave e profundamente incapacitante. A problemática da gravidez múltipla e da redução selectiva de embriões e de fetos da espécie humana.


3- Introdução às questões éticas colocadas pela Procriação Medicamente Assistida (PMA).


4- A clonagem de embriões humanos através da técnica de separação de blastómeros e da transplantação nuclear. Sua utilização com uma finalidade reprodutiva e como sede de células e tecidos para transplantação. O potencial terapêutico das células estaminais.


5- A inseminação artificial homóloga e com recurso a dador de gâmetas. A inseminação post-mortem.


6- Objectivos do Programa Genoma Humano. Questões éticas, legais e sociais despertadas pela sua análise.


7- A Medicina Preditiva e o diagnóstico pré-sintomático. Acção psicológica sobre o indivíduo e sobre a família.

Bibliografia Obrigatória

1- Beauchamp, T. & Childress, J.; Principles of Biomedical Ethics, New York: Oxford University Press, 2013
2- Rachels, J.; The Elements of Moral Philosophy, New York: McGraw-Hill College, 2007
3- Henk Ten Have; Encyclopedia of Global Bioethics, Springer Publishers, 2015
4- Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas b) Seminários Teórico-práticos c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 102,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a UC tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na UC, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.   

 

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