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Filosofia e Bioética

Código: PDB002     Sigla: PDB002

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 32 Plano do Programa de Doutoramento em Bioética 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Lopes Nunes Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,86
Teorico-Prática: 1,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,86
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 2,857
Teorico-Prática Totais 1 1,43
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo 1,42

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Filosofia e Bioética é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio dos fundamentos da Filosofia. Proporcionar ao estudante condições necessárias para a ampliação de sua capacidade de reflexão e análise crítica, da realidade vivida e reconhecida, através da Filosofia. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos seus conceitos fundamentais.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para reflectir sobre os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que maneira elas convivem em harmonia com as demais. Proporcionar ao estudante condições necessárias para a ampliação de sua capacidade de reflexão e análise crítica, da realidade vivida e reconhecida da Filosofia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Raízes da Cultura Europeia

A formação da Europa

A concepção de pessoa no pensar medieval

A concepção de pessoa em Kant

O que é a Ética

O âmbito de Ética

As duas tradições da Filosofia Moral

O que se espera do ensino da Ética

O pluralismo moral

Das éticas gerais às éticas aplicadas

As grandes correntes da Ética Contemporânea:

1.O Utilitarismo

2.A Ética discursiva

3.O igualitarismo qualificado de John Rawls

4.O Individualismo Liberal

5.O Comunitarismo

6.As Éticas da relação

7.A Ética do cuidado

8.As Éticas das virtudes

O Sujeito Moral

Bibliografia Obrigatória

1- Beauchamp, T. & Childress, J.; Principles of Biomedical Ethics, New York: Oxford University Press, 2013
2- Rachels, J. ; The Elements of Moral Philosophy, New York: McGraw-Hill College, 2007
3- Henk Ten Have; Encyclopedia of Global Bioethics, Springer Publishers, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 102,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.

 

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