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Epidemiologia do cancro

Código: OPT147     Sigla: EC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 58 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Sousa Lunet Regente
Filipa Ferreira Maia Fontes Docente

Docência - Horas

Teórica: 0,50
Teorico-Prática: 1,29
Seminário: 0,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,50
Nuno Miguel Sousa Lunet 0,50
Teorico-Prática Totais 2 2,58
Filipa Ferreira Maia Fontes 1,286
Nuno Miguel Sousa Lunet 1,286
Seminário Totais 1 0,14
Nuno Miguel Sousa Lunet 0,142

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é promover o conhecimento sobre a carga de doença oncológica e os seus determinantes em diferentes contextos, assim como acerca das estratégias de prevenção e controlo, colocando em evidência as metodologias epidemiológicas e fontes de informação de particular importância em epidemiologia do cancro.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular os estudantes deverão estar familiarizados com a linguagem própria desta área da epidemiologia, sendo capazes de distinguir, obter e analisar diferentes medidas de carga de doença oncológica, assim como reconhecer as especificidades das metodologias de investigação nesta área. Os estudantes deverão conhecer os riscos e benefícios das estratégias mais utilizadas para o rastreio do cancro. Deverão ainda conhecer a evolução da carga de morbilidade e mortalidade associada aos cancros mais frequentes, em diferentes populações, e ser capazes de descrever os seus determinantes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Contributos da epidemiologia do cancro para a melhoria da saúde das populações

Quantificação da carga de morbilidade e mortalidade por cancro

Registos oncológicos

Rastreio de cancro

Evolução e determinantes da morbilidade e mortalidade por cancro

Programa Nacional para as Doenças Oncológicas

Bibliografia Obrigatória

Adami H-O, Hunter D and Trichopoulos D, Editors.; Textbook of cancer epidemiology, 2nd edition., Oxford University Press, New York., 2009
Mukherjee S.; The emperor of all maladies. A biography of cancer., Fourth Estate, London., 2011

Observações Bibliográficas

bibliografia principal será complementada com materiais específicos para cada um dos temas abordados, incluindo capítulos de livros e artigos científicos de referência, ilustrativos de questões metodológicas relevantes ou sobre temas de interesse atual.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular deverá corresponder a uma quantidade de trabalho equivalente a 3 ECTS. Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas por aulas teóricas, seminários e aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência é necessário assistir a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas e seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

A verificação da aquisição de conhecimentos e capacidades contempla a avaliação contínua através de duas fichas de leitura a realizar individualmente nas aulas teóricas, cada uma contribuindo para 10% da classificação final, duas fichas de avaliação a realizar individualmente nas aulas teórico-práticas, cada um contribuindo para 20% da classificação final e uma ficha de avaliação a realizar no final da unidade curricular, contribuindo para 40% da classificação final.

 

Nenhuma das componentes da avaliação é eliminatória por si só.

 

Os vários materiais apresentados como bibliografia/leitura recomendada constituem matéria sobre a qual podem ser avaliados os estudantes, independentemente de esses tópicos terem sido explicitamente tratados durante as aulas.

 

Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante serão avaliados através das mesmas componentes de avaliação.

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