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Estatística Médica

Código: OPT13     Sigla: EM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 15 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 1,5 14 40,5
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,64
Teorico-Prática: 0,36
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,64
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos 0,64
Teorico-Prática Totais 1 0,36
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos 0,35

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende abordar os fundamentos teóricos e práticos da aplicação de métodos de análise estatística avançados e adaptados a objetivos de investigação clínica, de avaliação de tecnologias e de investigação em serviços de saúde. O estudante deverá desenvolver as aptidões necessárias à correta aplicação (utilizando software estatístico) e interpretação dos resultados de métodos de regressão multipla e análise de concordância de medidas

Resultados de aprendizagem e competências

Explicar os conceitos básicos de estatística;
Efetuar modelação estatística de dados e interpretar os seus resultados: regressão linear múltipla e regressão logística.
Explicar os conceitos básicos inerentes a análise de sobrevida; análise de concordância de medições e modelos gráficos de probabilidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Revisão de conceitos básicos de estatística;
Conceitos de regressão múltipla: construção e seleção de modelos, diagnóstico de modelos;
Regressão linear múltipla;
Regressão logística;
Noções básicas de análise de sobrevida, análise de concordância de mediçõe e modelos gráficos de probabilidade.

Bibliografia Obrigatória

David G. Kleinbaum; Lawrence L. Kupper; Azhar Nizam; Eli S Rosenberg; Applied Regression Analysis and Other Multivariable Methods, Cengage Learning, 2013
avid W. Hosmer, Stanley Lemeshow, and Rodney X. Sturdivant; Applied Logistic Regression Analysis, Willey -Interscience, 2013
David Collett; Modelling Survival Data in Medical Research, Chapman & Hall, 2009
Daphne Koller and Nir Friedman; Probabilistic Graphical Models: Principles and Techniques, MIT Press, 2009
Fleiss J, Levin B,Paik M.; Statistical Methods for Rates and Proportions, Jhon Wiley & Sons, 2003
Bland JM; An Introduction to Medical Statistics, Oxford University Press, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC terá uma duração de 14 horas; 9 horas de aulas teóricas e 5 horas de aulas teórico-práticas.

Após a exposição teórica de cada tópico, haverá lugar à demonstração da utilização de um software estatístico para implementação dos métodos apresentados e à resolução de exercícios individuais.

As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning optimizada para o ensino da unidade curricular.

A avaliação terá duas componentes: MODALIDADE – AVALIAÇÃO DISTRIBUIDA COM EXAME FINAL

Avaliação contínua (10 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-práticas, até 10 valores.

Exame (10 valores):  O exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) exercícios numéricos

Software

spss

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,50
Frequência das aulas 14,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá duas componentes: MODALIDADE – AVALIAÇÃO DISTRIBUIDA COM EXAME FINAL

Avaliação contínua (10 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-práticas, até 10 valores.

Exame (10 valores):  O exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) exercícios numéricos
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