Urologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2018/2019 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,25 |
Paulo Dinis dos Santos de Oliveira |
|
0,05 |
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto |
|
0,05 |
Carlos Manuel Pires Martins da Silva |
|
0,05 |
João Fernando Alturas da Silva |
|
0,05 |
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz |
|
0,05 |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
0,25 |
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto |
|
0,05 |
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz |
|
0,05 |
Carlos Manuel Pires Martins da Silva |
|
0,05 |
João Fernando Alturas da Silva |
|
0,05 |
Paulo Dinis dos Santos de Oliveira |
|
0,05 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,43 |
Paulo Dinis dos Santos de Oliveira |
|
0,085 |
Carlos Manuel Pires Martins da Silva |
|
0,085 |
João Fernando Alturas da Silva |
|
0,085 |
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto |
|
0,085 |
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz |
|
0,085 |
Seminário |
Totais |
1 |
0,07 |
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz |
|
0,01 |
Paulo Dinis dos Santos de Oliveira |
|
0,01 |
João Fernando Alturas da Silva |
|
0,01 |
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto |
|
0,01 |
Carlos Manuel Pires Martins da Silva |
|
0,01 |
Estágio |
Totais |
1 |
0,32 |
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz |
|
0,06 |
Paulo Dinis dos Santos de Oliveira |
|
0,06 |
Carlos Manuel Pires Martins da Silva |
|
0,06 |
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto |
|
0,06 |
João Fernando Alturas da Silva |
|
0,06 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir ao estudante conhecimentos, gestos e atitudes relevantes ao desenvolvimento profissional na área da Urologia e que sejam importantes para a formação do médico pluripotencial. Dado que os estudantes do quinto ano ainda não tiveram contacto com a semiologia e patologia do foro urológico foram acordadas 18 sessões clínicas para transmissão de conhecimentos básicos, bem como a frequência do bloco operatório e área de ambulatório. Na escolha do programa foi tida em conta a realidade portuguesa da existência de elevada frequência de patologia urológica, previsão do aumento da quantidade desta patologia e o reduzido exercício da Urologia num grande número de unidades hospitalares. Com a aquisição de modelos de simulação daremos aos alunos a possibilidade de treinarem atos urológicos como o exame prostático ou algaliação Assim os futuros médicos de clínica geral terão os conhecimentos suficientes para proporcionarem cuidados urológicos básicos à comunidade.
Resultados de aprendizagem e competências
A lista de procedimentos e o teste escrito visam reproduzir atos e casos clínicos que os estudantes enfrentarão na vida profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à Urologia (impacto social e económico da Urologia). Perspetivas para o Futuro; História Clínica e Exame Objetivo. Semiologia. Instrumentação Básica. Endoscopia; 2. Hematúria; 3. Uropatia Obstrutiva; 4. Infeção Génito-Urinária: 4.1. Trato Urinário Superior; 4.2. Trato Urinário Inferior; 4.3. ITU no Homem (Próstata, Vesículas Seminais, Testículo e Deferentes); 5. Oncologia Geral; 5.1. Tumores do Rim; 5.2. Tumores do Urotélio Superior e Bexiga; 5.3. Tumores dos Órgãos Genitais; 6. Carcinoma da Próstata; 7. HBP; 8. Litíase; 9. Emergências e Traumatismos: 9.1. Retenção Urinária; 9.2. Escroto agudo; 9.3 Traumatismos (rim, ureter, bexiga e uretra) – Micção e Incontinência Urinária; 10 - Andrologia (disfunção eréctil - infertilidade masculina).
Bibliografia Obrigatória
Smith; General Urology, Smith, 18th Edition, 2012
D; Campbell-Walsh Urology, 10th Edition, 2011
Bibliografia complementarTextos diversos de revistas que vão surgindo e com evidente interesse pedagógico, bem como sua disponibilização online.; Bibliografia complementarTextos diversos de revistas que vão surgindo e com evidente interesse pedagógico, bem como sua disponibilização online.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Teste escrito com 20 perguntas sobre a matéria dada. As perguntas são de desenvolvimento, com a valorização de um valor cada. Os estudantes têm 120 minutos para sua realização. Os requisitos para aprovação são a frequência nas aulas práticas incluídas nos Blocos e a obtenção de 9,5 no teste escrito de avaliação. Não há outro tipo de avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,50 |
Frequência das aulas |
37,00 |
Total: |
94,50 |
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final