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Morfofisiologia do Aparelho Locomotor

Código: MI109     Sigla: MAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 416 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 9 85 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Dulce Cordeiro Madeira Regente
Fani Lourença Moreira Neto Regente
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,29
Teorico-Prática: 1,79
Práticas Laboratoriais: 3,57
Seminário: 0,11
Outras: 0,32
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,29
Célia da Conceição Duarte Cruz 0,07
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,21
Teorico-Prática Totais 20 35,80
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 1,23
João Paulo Ferreira de Castro 0,857
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes 1,19
Marta Ramos Tavares da Silva 0,06
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 1,194
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,06
João Carlos Pinheiro Costa 0,607
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,08
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,06
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,44
Fani Lourença Moreira Neto 1,55
Mário André da Silva Santos 0,02
Marina Felicidade Dias Neto 0,06
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,11
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,06
José Carlos Máximo Duarte 0,02
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,06
Deolinda Maria Valente Alves Lima Teixeira 2,14
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 2,25
Kristof René Gerarda Raemdonck 2,68
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,06
António Henrique Pereira Neves 0,857
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,06
Pedro Alberto da Graça Pereira 2,214
Maria Dulce Cordeiro Madeira 2,322
André de Sousa Ferreira 1,00
Daniel Humberto Pozza 2,20
Beatriz Simão Parreira 1,00
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,06
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,06
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,06
Joana Oliveira Miranda 0,06
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,06
Francisco Pereira Gonçalves 0,06
Gabriel Faria Da Costa 0,44
Rita Alexandra Afonso da Costa 0,02
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,06
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa 0,71
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,06
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 1,00
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,06
Marta Borges Canha 0,06
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,06
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,06
Hélio José da Costa Alves 4,00
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 0,607
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,06
Práticas Laboratoriais Totais 20 71,40
André de Sousa Ferreira 3,464
José Carlos Máximo Duarte 0,05
Marta Borges Canha 0,11
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes 0,11
Joana Oliveira Miranda 0,11
André Pedro Leite Martins Lourenço 0,16
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria 0,11
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa 1,43
Kristof René Gerarda Raemdonck 3,32
Beatriz Simão Parreira 3,464
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 1,00
Deolinda Maria Valente Alves Lima Teixeira 4,29
João Duarte Coelho Sameiro Espregueira Mendes 1,00
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 2,02
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira 0,11
Francisco Pereira Gonçalves 0,11
Marta Ramos Tavares da Silva 0,11
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 5,071
Rita Alexandra Afonso da Costa 0,05
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,11
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho 0,11
Sílvia Marta Araújo Oliveira 0,11
Mário André da Silva Santos 0,05
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo 0,11
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira 0,11
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 2,392
António Henrique Pereira Neves 2,00
Jose Pedro Oliveira Pinto 0,11
Marina Felicidade Dias Neto 0,11
Mariana Marques Santos Pintalhão 0,11
Pedro Alberto da Graça Pereira 1,00
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque 0,11
Daniel Humberto Pozza 4,40
João Carlos Pinheiro Costa 1,00
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,11
Fani Lourença Moreira Neto 3,10
Luís Carlos Ferreira Mendonça 0,11
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 2,47
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes 0,11
Gabriel Faria Da Costa 0,89
Hélio José da Costa Alves 5,00
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,11
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,23
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes 2,38
Mariana Isabel Fragão Rocha Marques 0,89
Maria Dulce Cordeiro Madeira 9,96
João Paulo Ferreira de Castro 2,00
Diogo Alexandre Santos Ferreira 0,11
Seminário Totais 1 0,11
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,11
Outras Totais 20 6,40
Pedro Alberto da Graça Pereira 0,24
João Paulo Ferreira de Castro 0,24
André de Sousa Ferreira 0,24
António Henrique Pereira Neves 0,24
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves 0,24
Andre Filipe Mendes Leite Moreira 0,24
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 0,24
António Avelino Ferreira Saraiva Silva 0,24
Beatriz Simão Parreira 0,24
Célia da Conceição Duarte Cruz 0,24
Daniel Humberto Pozza 0,24
Deolinda Maria Valente Alves Lima Teixeira 0,24
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,24
Fani Lourença Moreira Neto 0,24
Hélio José da Costa Alves 0,24
Isaura Ferreira Tavares 0,24
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes 0,24
João Carlos Pinheiro Costa 0,24
Jorge Filipe Miranda Rodrigues 0,24
Kristof René Gerarda Raemdonck 0,24
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto 0,24
Ricardo Manuel de Pinto Vaz 0,24
Ricardo Jorge Pimentel Soares Reis 0,24
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 0,24
João Carlos Bettencourt de Medeiros Relvas 0,24
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-02-05.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

 

- Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia, familiarizando os alunos com a terminologia anatómica, histológica e fisiológica, estimulando a sua capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;

 

- Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento do sistema locomotor;

 

- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;

 

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

 

- Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;

 

- Autoaprendizagem;

 

- Pensamento crítico;

 

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

 

- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.

 

 

 

Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Terminologia anatómica. Anatomia geral dos ossos. Anatomia geral das articulações. Anatomia geral dos músculos e das fáscias. Coluna vertebral óssea. Superfície exocraniana do osso occipital. Articulações intrínsecas da coluna vertebral. Articulações da coluna vertebral com a cabeça. Músculos das goteiras vertebrais e da nuca. Osso ilíaco. Articulações e ligamentos da pelve. Pelve osteoarticular. Esterno. Costelas. Cartilagens costais. Articulações do tórax.. Paredes torácicas. Músculos do tórax. Diafragma.. Músculos e fáscias das paredes abdominais. Músculos e fáscias da pelve e do períneo. Ossos, articulações, músculos e fáscias do membro superior. Ossos, articulações, músculos e fáscias do membro inferior. Postura e locomoção.

  Fisiologia das membranas celulares. Mecanismos de contração muscular. Fisiologia do músculo esquelético. Fisiologia do músculo liso. Junção neuromuscular. Princípios fisiológicos do eletromiograma. Biomecânica músculo-esquelética. Adaptação muscular esquelética à atividade física.

 Introdução à Histologia e Embriologia. Tecidos Epiteliais de Revestimento. Tecidos Epiteliais Glandulares. Tecidos Conjuntivos Moles. Tecidos Conjuntivos Duros – Cartilagem e Osso. Tecidos Musculares -  Esquelético, Liso e Cardíaco. Embriologia Geral. 

Bibliografia Obrigatória

R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitche; Gray´s Anatomy for students
S. Standring; GRAY’S ANATOMY
L. M. Ross, E. D. Lamperti.; Atlas of Anatomy
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology,3rd Edition, Elsevier, 2016
John E. Hall; Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, 13th Edition, Saunders, 2015
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W; Wheater's Functional Histology -A Text and Colour Atlas, Churchill Livingstone
Junqueira & Carneiro; Histologia Básica, Guanabara Koogan
Abraham L. Kierszenbaum and Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier
Sadler, T.W; Langman's Medical Embryology, Williams and Wilkins
Gilbert, S.F; Developmental Biology, Sinauer Associates Inc
Larsen, W.J; Human Embryology, Churchill & Livingston

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas, teórico-práticas, seminários com discussão de casos-problema, e aulas práticas, perfazendo um total de 85 horas de contacto (incluindo avaliação). A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Frequência das aulas 85,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das actividades lectivas programadas, com excepção das aulas teóricas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O método de avaliação dos estudantes da Unidade Curricular de MFL inclui AVALIAÇÃO CONTÍNUA a Histologia e Embriologia, e Fisiologia e EXAME FINAL a Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

A avaliação contínua de Histologia aplica-se apenas aos estudantes inscritos pela 1ª vez na unidade curricular. Consiste em apontar correctamente 3 estruturas durante as aulas práticas ao longo do semestre e é indispensável para aceder ao exame prático, mas não acarreta uma classificação quantitativa.

 A avaliação contínua de Fisiologia aplica-se apenas aos estudantes inscritos pela 1ª vez na unidade curricular. Corresponde à prestação individual dos alunos nas aulas teórico-práticas (items avaliados: assiduidade, preparação da aula, participação assertiva) ao longo do semestre. Esta avaliação contará para 20% da classificação da prova prática. Outras actividades: Projeto flashcards a ser apresentado ao longo do semestre; introdução no Moodle de flashcards a partir de 21 de Novembro que servirão para auto-avaliação e sistematização de conhecimentos. Trata-se de um componente voluntário e que não conta para avaliação final.

O exame final consta de uma prova prática e de uma prova teórica.

 A prova prática (P) será realizada em dois tempos distintos. Um dos tempos será destinado à avaliação dos conhecimentos obtidos em Anatomia e o outro à avaliação dos obtidos em Histologia e Embriologia e em Fisiologia.

A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 20 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os alunos 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas. A classificação de 20 valores corresponde à correcta identificação das 20 estruturas, sendo as classificações intermédias calculadas proporcionalmente ao número de estruturas identificadas.

A prova prática de Histologia e Embriologia tem a duração de 20 minutos e consiste em apontar 10 estruturas no microscópio (ou identificá-las em fotografias de microscopia electrónica). Cada estrutura correctamente apontada corresponde a 2 valores.

A prova prática de Fisiologia tem a duração de 10 minutos e consiste em 8 questões de vertente prática (interpretação de traçados, gráficos, esquemas, etc.) sob a forma de escolha múltipla em que deverá ser assinalada uma só resposta.

 NOTA: Para os estudantes de 1ª inscrição, a classificação obtida nesta prova conta para 80% da classificação prática de Fisiologia. Para os restantes estudantes, a classificação obtida nesta prova corresponde a 100% da classificação prática de Fisiologia.

 Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova prática será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

 Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas (Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia), obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.

 Nota importante: A falta de comparência a qualquer um dos componentes da MFL (Anatomia, Histologia e Embriologia ou Fisiologia) levará à não aprovação dos estudantes na prova prática.

A prova teórica (T) consta de 80 perguntas (0,25 valores/pergunta), distribuídas do seguinte modo:

 - 46 serão de resposta aberta e curta. Estas perguntas estarão agrupadas aos pares, num conjunto de 23 perguntas com duas alíneas cada. Serão essencialmente destinadas a avaliar os conhecimentos obtidos em Anatomia.

 - 34 serão de escolha múltipla, das quais 22 serão destinadas aos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologia e 12 aos obtidos em Fisiologia. Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correcta ou está mais correcta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa.

 Algumas das perguntas, tanto de resposta aberta como de escolha múltipla, integrarão conhecimentos de Anatomia, Histologia e Fisiologia.

 Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova teórica será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

 Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores. Isto será condição essencial para o cálculo da classificação final.

 

A classificação final (CF) de MFL será calculada através da fórmula:

CF = (2CT + 1CP)/3

em que CT é a classificação obtida no exame teórico e CP é a classificação obtida no exame prático.

Os estudantes que na época normal obtiverem aprovação no exame prático, mas não no exame teórico, não terão que repetir o exame prático na época de recurso.

Nos exames a ponderação de cada componente na avaliação é a seguinte:

Anatomia: 56%;  Histologia e Embriologia: 29%; Fisiologia: 15%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico.
Para os estudantes que pertençam a contingentes especiais, para os quais está previsto na Lei um conjunto de épocas adicionais, a classificação da prova prática (se aprovados) será considerada válida para todas as épocas adicionais referentes ao ano lectivo em que os estudantes obtiveram aprovação no exame prático.

Melhoria de classificação

Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que repetir os exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia. Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico.
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