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Doenças Infeciosas

Código: MI522     Sigla: DI

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 139 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Carlos Megre Eugénio Sarmento Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-11-15.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através de uma integração tão completa quanto possível na actividade do Serviço, pretende-se que os estudantes tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, será abordado um conjunto de temas em sessões teórico-práticas com apresentação de casos clínicos

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de abordar situações clinicas diversas. Sabendo qual o caminho que devem seguir para estabelecerem os diagnósticos diferenciais, e as opções terapêuticas adequadoas às diversas situações

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos das disciplinas básicas e das regras fundamentais da semiologica clinica.
Apredizagem de aspectos diagnóstcos e terapêuticas especificas da patologia infeciosas.

Programa

Programa teórico e teórico-prático (casos clínicos):

Infeccões do sistema nervoso central; Gripe; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas prevalentes na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses: brucelose / riquetsioses / leptospirose; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado; Normas gerais de prescrição de antibióticos; Princípios básicos de controlo de infecção

Bibliografia Obrigatória

John E. Bennett, Raphael Dolin and Martin J. Blaser; Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases (Eighth Edition) , 2015. ISBN: ISBN: 978-1-4557-4801-3
https://www.https://www.uptodate.com; uptodate

Bibliografia Complementar

Dennis Kasper, Anthony Fauci, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison’s Principles of Internal Medicine, McGraW/Artmed, 2016. ISBN: 9788580555868

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada uma das cinco turmas terá uma aula teórica-prática/prática uma vez por semana e uma aula teórica uma vez por semana

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obterão frquência à UC os estudantes cujo número total de faltas a actividades lectivas obrigatórias práticas não exceda 25% das actividades lectivas teórico-práticas/práticas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste de 50 perguntas de escolha múltipla em que cada pergunta vale 0,3 valores e de uma pergunta de desenvolvimento que valerá 5 valores. A prova vale no processo global de avaliação 18 valores

Os restantes 2 valores estão dependentes da assiduidade às aulas teórico-práticas. 0-1 Falta - 2 valores, 2 faltas - 1 valor,  > 2 faltas - 0 valores. Para obter a aprovação na disciplina, o aluno terá que ter pelo menos 9,5 valores e ter no mínimo, metade da cotação máxima na prova teórica (pelo menos 9 valores, em 18) e não pode exceder um número de faltas superior a 30% do número de aulas Teórico-práticas.

Embora sem peso na classificação, é obrigatória para aprovação na disciplina, uma prova oral individual de cada aluno com o docente 

Melhoria de classificação

A repetição do exame para melhoria da classificação implica a realização de exame teórico, sendo válida a classsificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal ou recurso).

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