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Investigação e comunicação científica

Código: IS14_04     Sigla: ICC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde - programas não classificados noutra área de formação

Ocorrência: 2017/2018 - SP (de 11-09-2017 a 02-02-2018) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3228
Unidade Responsável: Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Curso de Especialização em Informática na Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IS 1 Informática da Saúde - Plano Oficial a partir 2014 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Pereira Rodrigues Regente
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos Docente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,07
Orientação Tutorial: 0,71
Outras: 0,18
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,07
Pedro Pereira Rodrigues 0,54
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos 0,53
Orientação Tutorial Totais 1 0,71
Pedro Pereira Rodrigues 0,36
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos 0,35
Outras Totais 1 0,18
Pedro Pereira Rodrigues 0,09
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos 0,09

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências

  • Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
  • Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
  • Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
  • Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
  • Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.

Conhecimentos

  • Protocolos de investigação em informática médica;
  • Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
  • Características específicas de artigos de revisão científica;
  • Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
  • Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.

Comportamentos

  • Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
  • Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
  • Fomentar o espírito crítico de análise de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Fases de uma investigação e definição do protocolo
Desenhos de Estudo
Pesquisa bibliográfica
Escrita de artigos científicos
Processo de submissão e revisão científica
Artigos de revisão
Comunicações científicas
Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados
Medidas de localização e dispersão
Introdução à probabilidade
Medidas de frequência e associação
Estatística descritiva e construção e interpretação de tabelas e gráficso
Princípios de inferência estatística (erro padrão, intervalo de confiança, testes de hipótese)
Representatividade de amostra, precisão de resultados, poder do teste
Medidas de agregação para meta-análise

Bibliografia Obrigatória

Fathalla, M., & Fathalla, M; A practical guide for health researchers. World Health Organization, 2004
Gopen, G. D., & Swan, J. A; The Science of Scientific Writing. American Scientist, 78, 550–558, 1977
ICMJE; Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors., 2010
Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. ; The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems. Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80, 2011
Miller, R., & Gardner, R.; Recommendations for responsible monitoring and regulation of clinical software systems. Journal of the American Medical Informatics Association, 4, 442–457, 1997
Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. ; Systematic reviews and meta-analyses: an illustrated, step-by-step guide. National , 2004
A. Petrie and C. Sabin; Medical statistics at a glance, Blackwell, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.

Software

R

Palavras-chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença no mínimo em 2/3 das aulas teórico-práticas + nota mínima de 10 em cada componente de avaliação (exame/mini-testes, trabalho de grupo, trabalho individual)

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico ou minitestes (40%), elaboração de artigo de revisão / ou protocolo de investigação (30%) e trabalho prático de análise de dados (30%).

NF = (exame ou testes) * 0.4 + artigo * 0.3 + protocolo * 0.3
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