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Bioenergética

Código: MD15_06     Sigla: BIO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde

Ocorrência: 2017/2018 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Medicina Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PGMD 118 Medicina Desportiva_13 1 - 1,5 12 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Alberto Ramos Duarte Regente
Ovídio António Pereira da Costa Docente
Jose Joaquim Santos Ramos Docente

Docência - Horas

Teórica: 0,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,43
José Alberto Ramos Duarte 0,43
Jose Joaquim Santos Ramos 0,00
Ovídio António Pereira da Costa 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular Bionergética visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam entender i) o exercício físico como um importante veículo desregulador da homeostasia orgânica, ii) as diferentes alterações metabólicas, nos músculos esqueléticos recrutados e nos sistemas de regulação homeostática, consequentes das diferentes variantes de exercício físico e iii) os mecanismos subjacentes às alterações fenotípicas musculares esqueléticas induzidas pelo treino físico.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deve ser capaz de:

  • Perceber como funciona o metabolismo energético do músculo esquelético
  • Perceber a resposta aguda e crónica do nosso organismo aos estímulos nomeadamente o treino
  • Perceber e interpretar os indicadores fisiológicos de intensidade de esforço

Modo de trabalho

B-learning

Programa

- Respostas agudas vs crónicas
- Substratos e sistemas energéticos

- Respostas do metabolismo energético ao exercício agudo e ao treino físico

- Indicadores fisiológicos da intensidade de esforço

- Stress e dano oxidativo

Bibliografia Obrigatória

Brooks GA, Fahey TD, White TP, Baldwin KM; Exercise Physiology. Human Bioenergetics and Its Appllications, Mayfield Publishing, Mountain View, CA, , 2000
Powers S, Howley E ; Fisiologia do Exercício. Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho, Editora Manole Lda, 2000
Robergs RA, Roberts SO; Exercise Physiology. Exercise, Performance and Clinical Applications, Mosby, St. Louis, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias incluem ensino teórico, ensino teórico-prático e ensino prático. Os recursos pedagógicos incluem trabalhos de grupo e individuais, questionários, participação em fóruns de discussão, apresentação e discussão de casos e artigos científicos, a realização de minicursos online, a análise de vídeos, a simulação e role-playing de situações de interação clínica, a visita a contextos profissionais e a observação de consultas em contexto de prática profissional. A avaliação é realizada no final da unidade curricular, no formato de testes online disponibilizados na plataforma Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O teste da UC vale 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Os alunos têm de ter pelo menos 10 valores para obter aprovação à UC.

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