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Fisiologia do exercício

Código: MD13_8     Sigla: MD13_8

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde

Ocorrência: 2017/2018 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Medicina Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CEMD 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 2 16 54
PGMD 118 Medicina Desportiva_13 1 - 2 16 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ovídio António Pereira da Costa Docente
Jose Joaquim Santos Ramos Docente

Docência - Horas

Teórica: 0,57
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,57
Ovídio António Pereira da Costa 0,00
Jose Joaquim Santos Ramos 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Em Fisiologia do Exercício são abordados tópicos de diferentes áreas da fisiologia do exercício a situações concretas da prática profissional em medicina desportiva. Desta forma, esta UC pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem uma intervenção profissional mais fundamentada na área da medicina desportiva.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá ser capaz de:

- conhecer as adaptações fisiológicas ao exercício (respiratórias, cardiovasculares e musculares);

- conhecer os  efeitos do exercício na saúde e na doença;

- aplicar os conhecimentos adquiridos na avaliação e controlo do treino.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

- Introdução à fisiologia do exercício

- Exercício na saúde e na doença

- Adaptação muscular

- Exercício com crianças e jovens

- Exercício e envelhecimento

Bibliografia Obrigatória

.; 02DEGENS
.; 00124278-201205000-00037.pdf
.; Huma SM hypertrophy.pdf
.; Muscle growth.pdf
.; Nutrition Strength.pdf
.; Testosterone Resistance training. The Use of NSAIDs for Exercise-Induced Muscle Damage.pdf

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias incluem ensino teórico, ensino teórico-prático e ensino prático. Os recursos pedagógicos incluem trabalhos de grupo e individuais, questionários, participação em fóruns de discussão, apresentação e discussão de casos e artigos científicos, a realização de minicursos online, a análise de vídeos, a simulação e role-playing de situações de interação clínica, a visita a contextos profissionais e a observação de consultas em contexto de prática profissional. A avaliação é realizada no final da unidade curricular, no formato de testes online disponibilizados na plataforma Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O teste da UC vale 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Os alunos têm de ter pelo menos 10 valores para obter aprovação à UC.

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