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Prescrição de exercício

Código: MD13_13     Sigla: MD13_13

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde

Ocorrência: 2017/2018 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Medicina Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CEMD 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 2 16 54
PGMD 118 Medicina Desportiva_13 1 - 2 16 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ovídio António Pereira da Costa Docente
Jose Joaquim Santos Ramos Docente

Docência - Horas

Teórica: 0,14
Teorico-Prática: 0,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,14
Ovídio António Pereira da Costa 0,00
Jose Joaquim Santos Ramos 0,14
Teorico-Prática Totais 1 0,43
Jose Joaquim Santos Ramos 0,43

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O exercício como terapêutica. Avaliação do doente. Princípios gerais da prescrição do exercício. Exercício e doenças (diabetes, hipertensão, doença coronária, obesidade…).

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deve ser capaz de:

  • Compreender os princípios do treino e a sua aplicação na prescrição de exercício
  • Prescrever os diversos tipos de treino ( força, velocidade, resistência )
  • Reconhecer as doenças que beneficiam com a prescrição do exercício
  • Reconhecer as características específicas de cada doença e a sua implicação na prescrição de exercício físico

Modo de trabalho

B-learning

Programa

- Prescrição de exercício físico

- Conceitos fundamentais do treino desportivo

- Avaliação e monitorização do treino- POC - Epidemologia, Diagnóstico e Tratamento

- Treino de força / Treino de velocidade

- Treino da Flexibilidade / Treino de Resistência

- Prescrição do Exercício em Contexto Real - Casos Práticos

Bibliografia Obrigatória

.; Buchheit-2013-High-Intensity Inter.pdfBuchheit-2013-High-Intensity Inter
.; Krustrup-2010-Recreational footbal.pdfKrustrup-2010-Recreational footbal
.; New_Horizons_for_the_Methodology_and_Physiology_of.2.pdfNew_Horizons_for_the_Methodology_and_Physiology_of.2
.; Petersen-2011-Preventive Effect of.pdf

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias incluem ensino teórico, ensino teórico-prático e ensino prático. Os recursos pedagógicos incluem trabalhos de grupo e individuais, questionários, participação em fóruns de discussão, apresentação e discussão de casos e artigos científicos, a realização de minicursos online, a análise de vídeos, a simulação e role-playing de situações de interação clínica, a visita a contextos profissionais e a observação de consultas em contexto de prática profissional. A avaliação é realizada no final da unidade curricular, no formato de testes online disponibilizados na plataforma Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O teste da UC vale 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Os alunos têm de ter pelo menos 10 valores para obter aprovação à UC.

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