Código: | OPT130 | Sigla: | GEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 40 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 4 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
5 |
Docente | Responsabilidade |
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Carla Dolores Rodrigues Carvalho de Sá Couto | Regente |
Práticas Laboratoriais: | 0,50 |
Seminário: | 0,43 |
Outras: | 0,07 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Práticas Laboratoriais | Totais | 4 | 2,00 |
Carla Dolores Rodrigues Carvalho de Sá Couto | 2,00 | ||
Seminário | Totais | 4 | 1,72 |
Carla Dolores Rodrigues Carvalho de Sá Couto | 1,72 | ||
Outras | Totais | 4 | 0,28 |
Carla Dolores Rodrigues Carvalho de Sá Couto | 0,28 |
A gestão de eventos críticos (Crisis Resources Management – CRM) tem por base um conjunto de competências não-técnicas fundamentais à performance otimizada das equipas de saúde. A CRM explora fatores psicológicos, interpessoais e ambientais que influenciam os cuidados de saúde, em particular em situações inesperadas, de risco e onde o tempo é um fator chave.
Os objetivos principais são:
Aulas teórico-práticas expositivas e com exercícios de consolidação de aprendizagem
Aulas práticas – exercícios em equipa; atuação em cenários clínicos (em ambiente de simulação) com focus na aplicação de competências não-técnicas e trabalho de equipa; discussões reflexivas
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de avaliação
A avaliação da UC é constituída pelo Trabalho Escrito (TE), Exame Final (EF) e Participação na Aula (PA).
Trabalho invidual de reflexão sobre um tema/conteúdo abordado nas aulas. A nota do TE será cotada para 20 valores.
Atuação em equipa num cenário de simulação, com o objetivo de aplicar as competências não-técnicas e estratégias discutidas nas aulas. A nota EF será cotada para 20 valores.
Intervenção ativa nas aulas práticas, com colaboração proativa nos exercícios, cenários e discussões. Será ainda avaliada a postura na sala de aula. Serão atribuidos 0 (fraco), 10 (aceitável) ou 20 (adequado) valores, mediante o desempenho ao longo do semestre.
Classificação final
A classificação final (CF) obtém-se do seguinte modo:
CF = 40%xTE + 50%xEF + 10%xPA