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Saúde e Sociedade

Código: MSP12_3     Sigla: MSP12_3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Comportamentais

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 16 Mestrado em Saúde Pública - Plano Oficial a partir 2012 1 - 4 36 108
Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Manuela Ribeiro Dias da Silva Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Teorico-Prática: 0,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,71
Susana Manuela Ribeiro Dias da Silva 0,86
Teorico-Prática Totais 1 0,85
Susana Manuela Ribeiro Dias da Silva 0,43

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Diagnosticar e analisar as dimensões culturais, sociais, económica e políticas da saúde e da medicina.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Compreender os impactos das transformações teóricas, políticas, económicas e socioculturais nas definições de doença, saúde e cuidados de saúde.

2. Avaliar as determinantes sociais do estado de saúde.

3. Discutir as implicações sociais, económicas e éticas das políticas públicas de saúde.

4. Analisar modalidades de reprodução e criação de desigualdades de poder, de propriedade e de interação dos cidadãos com os profissionais de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Determinantes e representações sociais da saúde

2. Desigualdades e solidariedade em saúde pública

3. (Bio)medicalização e promoção da saúde

4. Corpos, sexualidades e incorporação

5. Conhecimentos e relações entre doentes e profissionais de saúde

6. Políticas de saúde e cidadania: agentes, recursos e orientações

7. Motivação em organizações de saúde.

Bibliografia Obrigatória

• lALBRECHT, G.L., FITZPATRICK, R., SCRIMSHAW, S. (eds.) ; The handbook of social studies in health and medicine, London, Sage, 1999
CONRAD, P. ; The medicalization of society: On the transformation of human conditions into treatable disorders, Baltimore, The John Hopkins University Press, 2007
NETTLETON, S. ; The Sociology of Health & Illness, Cambridge, Polity Press, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Uma aula teórica semanal de 120 min (total: 12 sessões teóricas)

Uma aula teórico-prática semanal de 60 min (total: 12 sessões teórico-práticas)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Prova oral 15,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 12,00
Frequência das aulas 36,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação da aprendizagem, considerando a respectiva ponderação, incluirá um trabalho individual escrito (80%) e respetiva apresentação oral (20%).

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