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Demografia

Código: MSP12_16     Sigla: MSP12_16

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 0 Mestrado em Saúde Pública - Plano Oficial a partir 2012 1 - 3 27 81
Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Gonçalves Correia Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,07
Teorico-Prática: 0,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,07
Sofia Gonçalves Correia 0,32
Teorico-Prática Totais 1 0,85
Sofia Gonçalves Correia 0,21

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Aquisição de conhecimentos básicos de demografia e análise demográfica; aquisição de competências na utilização de fontes de dados e construção e interpretação de indicadores demográficos; aquisição de competências na aplicação de métodos e técnicas analíticas para análise de dados demográficos; aquisição de conhecimentos sobre a relação entre a transição demográfica e epidemiológica e impacto das dinâmicas populacionais na saúde das populações.

O aluno deverá ser capaz de utilizar diferentes fontes de dados; deverá estar apto a calcular indicadores de mortalidade, fecundidade, migração e de crescimento populacional e a utilizar diferentes métodos para a padronização destes indicadores; deverá ser capaz de interpretar tabelas de vida; deverá estar apto a descrever as transições demográfica e epidemiológica e a avaliar o efeito das características demográficas e do crescimento populacional na Saúde Pública.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino a utilizar pretendem maximizar a aquisição dos conhecimentos propostos, favorecendo o desenvolvimento do espírito crítico do estudante. Assim, pretende-se: a) apresentar a dimensão teórica dos principais conceitos e características específicas da metodologia demográfica;
b) através de exercícios e dinamização de discussão de grupo (sessões teórico-práticas), estimular a aquisição dos conhecimentos e a sua adequação aos dados reais das populações, permitindo também a aquisição de competências utilização dos mesmos e das metodologias demográficas;
c) através avaliação formativa, testar a compreensão dos conceitos e servir como ferramenta para a avaliação individual de progresso de aprendizagem;
d) através dos métodos de avaliação, assegurar a aquisição dos conceitos teóricos e a sua integração na resolução e interpretação de problemas de saúde públic

Modo de trabalho

Presencial

Programa

História da demografia. Fontes de dados demográficos: censos, estatísticas vitais e registos populacionais. Composição da população: indicadores e dinâmicas populacionais. Indicadores de mortalidade. Métodos de padronização. Tabelas de vida e Diagrama de Lexis. Indicadores de fecundidade e natalidade. Migração e impacto nas populações. Transição demográfica e epidemiológica.

Bibliografia Obrigatória

Cox PR; Demography, Cambridge University Press, 1976

Bibliografia Complementar

Siegel, JS; The Demography and Epidemiology of Human Health and Aging, Springer, 2012
Nazareth JM; [Demografia - A ciência da população], Editorial Presença, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 horas são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Sessões teóricas de 90 minutos (total: 10 sessões – 15 horas);

Sessões teórico-práticas de 90 minutos (total: 8 sessões – 12 horas).

Com a excepção de duas sessões teóricas, a seguir às restantes, seguir-se-á uma sessão teórico-prática incluindo a resolução de exercícios e discussão de grupo. Depois de cada dia, um conjunto de questões de revisão de carácter formativo será disponibilizado na plataforma web de aprendizagem Moodle. 

A avaliação será realizada através de trabalhos desenvolvidos nas aulas e/ou em casa (corresponderá a 40% da avaliação) e através de exame final escrito (corresponderá a 60% da avaliação).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Demografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Notal final = Nota Exame escrito * 60% + Nota Trabalho escrito * 40%
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