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Fundamentos de Epidemiologia

Código: MSP12_5     Sigla: MSP12_5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Epidemiologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 23 Mestrado em Saúde Pública - Plano Oficial a partir 2012 1 - 4 36 108
Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria de Moura Lopes Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,42
Teorico-Prática: 1,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,42
Carla Maria de Moura Lopes 1,42
Teorico-Prática Totais 1 1,14
Carla Maria de Moura Lopes 1,14

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Reconhecimento das características, vantagens e limitações dos principais tipos de estudo e de aspetos relacionados com o seu planeamento. Domínio dos principais tipos de medidas epidemiológicas. Compreensão dos principais tipos de erro em epidemiologia.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá: adquirir capacidades de selecionar o tipo de estudo epidemiológico mais adequado para responder a determinada questão científica; Dominar alguns aspetos do planeamento de uma investigação epidemiológica, tais como, elaborar uma questão científica, selecionar os participantes e definir as estratégias para colheita de dados; Realizar tarefas epidemiológicas simples como tabular dados, calcular medidas de frequência e associação, e padronizar taxas; identificar os erros e valorizar a sua importância em estudos epidemiológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Evolução do pensamento epidemiológico. Epidemiologia descritiva: Pessoas, lugar e tempo. Medir saúde e doença: medidas de frequência, associação e impacto. Técnicas de padronização. Estudos experimentais e quase-experimentais. Estudos observacionais – ecológicos, transversais, de coorte e de caso-controlo. Erros aleatórios e erros sistemáticos. Confundimento e interação. Inferência e causalidade. Planeamento de uma investigação epidemiológica.

Bibliografia Obrigatória

Penny Webb, Chris Bain and Sandi Pirozzo.; Essential Epidemiology, 2nd Edition, Cambridge University Press, 2011

Bibliografia Complementar

Kenneth Rothman; Epidemiology: an introduction, 2nd Edition, New York: Oxford University Press, 2012
Miquel Porta; A Dictionary of Epidemiology (John Last), 5th Edition, Oxford University Press, 2008

Observações Bibliográficas

A bibliografia integrará ainda artigos científicos relevantes para os tópicos abordados.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Uma sessão teórica semanal de 90 min (total: 9 sessões – 13,5h)

Uma sessão teórico-prática semanal de 150 min (total: 9 sessões– 22,5h)

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

 Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida no exame final  

 

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