Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » MI510
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Urologia

Código: MI510     Sigla: UROL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 258 Mestrado Integrado em Medicina - 2007 5 - 3,5 37 94,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3,5 37 94,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Transmitir ao estudante conhecimentos, gestos e atitudes relevantes ao desenvolvimento profissional na área da Urologia e que sejam importantes para a formação do médico pluripotencial. Dado que os estudantes do quinto ano ainda não tiveram contacto com a semiologia e patologia do foro urológico foram acordadas 18 sessões clínicas para transmissão de conhecimentos básicos, bem como a frequência do bloco operatório e área de ambulatório. Na escolha do programa foi tida em conta a realidade portuguesa da existência de elevada frequência de patologia urológica, previsão do aumento da quantidade desta patologia e o reduzido exercício da Urologia num grande número de unidades hospitalares. Com a aquisição de modelos de simulação daremos aos alunos a possibilidade de treinarem atos urológicos como o exame prostático ou algaliação Assim os futuros médicos de clínica geral terão os conhecimentos suficientes para proporcionarem cuidados urológicos básicos à comunidade.

Resultados de aprendizagem e competências

A lista de procedimentos e o teste escrito visam reproduzir atos e casos clínicos que os estudantes enfrentarão na vida profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Urologia (impacto social e económico da Urologia). Perspetivas para o Futuro; História Clínica e Exame Objetivo. Semiologia. Instrumentação Básica. Endoscopia; 2. Hematúria; 3. Uropatia Obstrutiva; 4. Infeção Génito-Urinária: 4.1. Trato Urinário Superior; 4.2. Trato Urinário Inferior; 4.3. ITU no Homem (Próstata, Vesículas Seminais, Testículo e Deferentes); 5. Oncologia Geral; 5.1. Tumores do Rim; 5.2. Tumores do Urotélio Superior e Bexiga; 5.3. Tumores dos Órgãos Genitais; 6. Carcinoma da Próstata; 7. HBP; 8. Litíase; 9. Emergências e Traumatismos: 9.1. Retenção Urinária; 9.2. Escroto agudo; 9.3 Traumatismos (rim, ureter, bexiga e uretra) – Micção e Incontinência Urinária; 10 - Andrologia (disfunção eréctil - infertilidade masculina).

Bibliografia Obrigatória

Smith; General Urology, Smith, 18th Edition, 2012
D; Campbell-Walsh Urology, 10th Edition, 2011
Bibliografia complementarTextos diversos de revistas que vão surgindo e com evidente interesse pedagógico, bem como sua disponibilização online.; Bibliografia complementarTextos diversos de revistas que vão surgindo e com evidente interesse pedagógico, bem como sua disponibilização online.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teste escrito com 20 perguntas sobre a matéria dada. As perguntas são de desenvolvimento, com a valorização de um valor cada. Os estudantes têm 120 minutos para sua realização. Os requisitos para aprovação são a frequência nas aulas práticas incluídas nos Blocos e a obtenção de 9,5 no teste escrito de avaliação. Não há outro tipo de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-26 às 19:13:35